Biaggi demite mecânicos que atrapalharam Fernández em Aragão: “Precisamos punir”

Dono da equipe MAX, o ex-piloto decidiu encerrar o vínculo com os mecânicos que atrapalharam Adrián Fernández na classificação da Moto3 em Aragão

Max Biaggi já havia prometido tomar uma decisão mais severa em relação aos mecânicos que atrapalharam a saída de Adrián Fernández dos boxes de Aragão, durante a classificação da Moto3. E ele o fez. Neste domingo (2), a equipe MAX divulgou que encerrou de vez o vínculo com os responsáveis pelo “infeliz episódio”.

“Eu acompanhei e coordenei todo o procedimento para quebrar o vínculo com os dois membros responsáveis pela situação com Adrian Fernández e a equipe Tech3. Depois de questionar todas as partes para esclarecimentos, temos regras de contratuais de compliance, mas, ainda assim, tivemos esse episódio infeliz”, disse ele, em comunicado divulgado nas redes sociais.

“Como equipe, entendemos que deveríamos separar nosso caminho desse comportamento inaceitável, que também vai contra o regulamento e as regras. Uma ação dessas não pode e não permanecerá impune ou despercebida. A mancha em nosso nome é imensurável”, acrescentou.

A Tech3 usou as redes sociais para divulgar um vídeo em que era possível ver dois integrantes da equipe de Biaggi atrapalhando a saída de Fernández para tentar ajudar Ayumu Sasaki. Ao jornalista Simon Patterson, do site britânico The Race, Hervé Poncharal, chefe da equipe francesa, confirmou que os dados da moto de Adrián indicam pressão nos freios da KTM.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Adrián Fernández foi atrapalhado no final do treino por mecânicos da equipe de Max Biaggi (Vídeo: Tech3)

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) optou por aplicar uma multa de € 2 mil (cerca de R$ 10,5 mil) e suspendeu os mecânicos por dois GPs. A suspensão, contudo, não era imediata, já que as corridas seguintes aconteceriam em sequência, e não havia tempo hábil para a MAX substituí-los na etapa passada, no Japão, e neste fim de semana, na Tailândia.

O ex-piloto já havia declarado que estava “envergonhado”. Em entrevista ao site GPone após o ocorrido, Biaggi frisou que os mecânicos agiram sozinhos e contou como eles reagiram ao serem confrontados.

“Eu imediatamente me desculpei com Fernández. Logo depois, fui até os dois mecânicos. Um deles tentou se justificar, dizendo que se aproximou para ver a moto. O outro, por outro lado, se desculpou. ‘Fizemos uma coisa estúpida’, admitiu. Pode não ter sido perigoso, mas é desumanamente feio. Estou envergonhado. É a minha equipe”, contou.

LEIA TAMBÉM
Petrucci volta à MotoGP e substitui lesionado Mir na Suzuki no GP da Tailândia
MotoGP fecha acordo de 5 anos e vai correr no Cazaquistão a partir da temporada 2023
LCR confirma Nagashima como substituto de lesionado Nakagami no GP da Tailândia
Chefe admite que Aprilia “fodeu tudo” com erro no Japão: “Vamos analisar e melhorar”
Marc Márquez vê diferença e crê que “nível de 2019” é insuficiente na MotoGP atual
Ducati afaga Bagnaia após erro no Japão: “Revela espírito lutador de um campeão”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.