Federação Francesa de Motociclismo expressa apoio a Zarco e pede “cautela” para imprensa

A entidade máxima do motociclismo francês isentou o piloto de qualquer culpa e afirmou confiar na análise feita pelos comissários da FIM

Johann Zarco ganhou importante apoio no caso do grave acidente do GP da Áustria da MotoGP. Nesta terça-feira (18), através de um comunicado oficial, a FFM [Federação Francesa de Motociclismo] isentou o piloto de qualquer culpa e pediu calma para a imprensa.

A quarta etapa foi marcada pelo impressionante incidente entre o francês da Avintia e Franco Morbidelli. No oitavo giro, a Ducati #5 acertou o ítalo-brasileiro, com ambos indo para a caixa de brita e abandonando a prova. Entretanto, suas motos voltaram muito velozes para o traçado e passaram próximas de acertarem Maverick Viñales e Valentino Rossi.

Zarco recebeu duras críticas após o acontecido. O italiano da Yamaha afirmou que o adversário fez de propósito, enquanto Franco chegou a chamá-lo de “meio assassino”. Mas Johann, que vai ter de operar o punho direito por conta de uma fratura, garantiu que não teve culpa e recebeu respaldo de seu time.

Franco Morbidelli e Johann Zarco após o acidente (Foto: Divulgação/MotoGP)

A entidade máxima do motociclismo francês também tentou limpar a barra do piloto. “Quando vemos as imagens, nada mostra que Johann teve qualquer responsabilidade no acidente, pelo contrário. Portanto, a imprensa deve ser cautelosa quanto a esse assunto. De qualquer maneira, os comissários da FIM [Federação Internacional de Motociclismo] vão estudar o assunto dentro de alguns dias e temos plena confiança em sua análise”.

Através das redes sociais, Morbidelli cobrou uma punição ao responsável pelo ocorrido, dizendo que não pode ser considerado apenas um acidente de corrida, “pois aconteceu a 310 km/h”. Rossi também se manifestou, dizendo que é “um grave erro que um piloto de MotoGP não pode cometer”.

O Mundial de Motovelocidade segue na Áustria para a segunda corrida no Red Bull Ring. Neste final de semana, disputa o GP da Estíria, quinta etapa da MotoGP em 2020.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.