Salac supera Antonelli no fim e lidera primeiro dia de treinos da Moto3 em Austin

Filip Salac andou bem nas duas sessões de treinos livres da Moto3 em Austin, bateu Niccolò Antonelli nos minutos finais e ficou com o melhor tempo do dia. Líder do campeonato, Pedro Acosta ficou em sétimo

O primeiro dia de treinos da Moto3 em Austin teve uma grande surpresa na primeira posição. Depois de andar bem no TL1, com pista molhada, Filip Salac apareceu nos minutos finais da segunda sessão para cravar 2min17s280 e ficar com a melhor marca do dia. O piloto da Prüstel GP foi apenas 0s086 mais rápido que Niccolò Antonelli..

A sexta-feira (1º) em Austin começou com chuva e pista molhada para as motos da classe menor do Mundial de Motovelocidade. Com o andamento das atividades, a pista secou, o sol apareceu e mudou completamente as posições dos treinos combinados.

Filip Salac (Foto: Prüstel GP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Atrás de Salac e Antonelli, Dennis Foggia manteve a boa forma e ficou com a terceira posição. Jaume Masià, Xavier Artigas, Andrea Migno, Pedro Acosta, Romano Fenati, Deniz Öncü e John McPhee fecharam o top-10.

Moto3 volta às pistas neste sábado (2) para a classificação do GP das Américas, em Austin, no Texas. O início da sessão está previsto para 14h35 (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

Como foi o primeiro dia de treinos da Moto3 em Austin:

Com a pista molhada, a Moto3 abriu as atividades em Austin, nos Estados Unidos. Na primeira sessão, Niccolò Antonelli foi o mais rápido, com 2min32s152. Filip Salac reagiu no fim e ficou em segundo, acompanhado por Alberto Surra, Andrea Migno e Tatsuki Suzuki fechando o top-5. Líder do campeonato, Pedro Acosta foi apenas o 11º.

A segunda sessão começou sem chuva e com o sol escondido atrás de algumas nuves. A temperatura era de 28°C no ar, 39°C no asfalto. O vento não era um fator predominante. Preocupados, e querendo aproveitar a pista seca, os pilotos saíram dos boxes assim que o sinal verde apareceu.

Com 2min21s051, Andrea Migno rapidamente assumiu a liderança, com um tempo 11s mais veloz que o obtido por Antonelli na primeira sessão. John McPhee pulou para segundo, apanas 0s011 atrás do italiano, acompanhado por Stefano Nepa. Logo depois, porém, Romano Fenati fez 2min20s239 para ser o mais rápido.

Pedro Acosta mostrou classe e estilo na curva 9 (Vídeo: MotoGP)

Com a pista secando cada vez mais, os tempos foram evoluindo e a liderança se alternou entre diversos competidores. Fenati, que tinha caído para o meio do pelotão, voltou a andar bem e fez 2min19s290. Por pouco tempo, porém, já que Xavi Artigas fez 2min18s526.

Aos 14 minutos, a primeira vítima da sessão. Kaito Toba caiu na curva 12 e levou, por alguns segundos, a bandeira amarela para o terceiro setor da pista. Foggia finalmente apareceu na sessão e marcou 2min18s422 para assumir a ponta e pontear a dobradinha da Leopard Racing. Durou pouco, no entanto, pois logo Pedro Acosta fez 2min18s416 e tomou seu lugar.

A pista americana seguiu melhorando e foi a fez de Antonelli tomar o posto que foi seu no TL1, com 2min18s225. Fenati também evoluiu e foi para o segundo lugar. Os italianos estavam com tudo e Foggia fez 2min17s562.Logo em seguida, a maior parte do pelotão recolheu para os boxes em busca de novos pneus e acertos para as motos.

Foggia manteve a boa fase e andou bem em Austin (Vídeo: MotoGP)

Nos minutos finais, Artigas voltou para a pista e fez exatamente o mesmo tempo do companheiro, dividindo a liderança. Foggia resolveu o problema, com 2min17s406, e se manteve em primeiro lugar.

A três minutos para o fim, Masià subiu para segundo. Instantes depois, Antonelli acertou grande volta e fez 2min17s366 e tomou o primeiro lugar. Outro piloto que foi bem no TL1, surgiu no fim: Filip Salac, com 2min17s280, assumindo a ponta. Enquanto isso, Tatsuki Suzuki enfrentou problemas e precisou ser empurrado pelos fiscais para fora da pista.

No minuto final, Kaito Toba voltou a cair e abandonou a sessão. O resto do pelotão não conseguiu melhorar os tempos e Salac acabou mesmo fechando como mais veloz do dia.

VEJA TAMBÉM
Como fica o grid da MotoGP para a temporada 2022?
Marc Márquez atende chamado de mãe e surpreende fã mirim em Misano
Bagnaia corta 5 pontos da vantagem de Quartararo na MotoGP. Veja classificação
Bagnaia vai da explosão à sobrevivência e gabarita de novo na pós-graduação da MotoGP
Quartararo mantém alto nível e se permite queimar gordura na reta final da MotoGP 2021
Bastianini brilha em Misano e mostra que Ducati tem mais um diamante nas mãos na MotoGP
Yamaha x Ducati: diferentes e parecidas, construtoras partilham protagonismo em 2021
KTM volta a perder rendimento e vive de raros lampejos na reta final da MotoGP em 2021

Moto3 2021, GP das Américas, Austin, Treinos livres combinados:

1F SALACPrüstel KTM2:17.280 
2N ANTONELLIAvintia KTM2:17.366+0.086
3D FOGGIALeopard Honda2:17.406+0.126
4J MASIÀRed Bull KTM Ajo2:17.493+0.213
5X ARTIGASLeopard Honda2:17.562+0.282
6A MIGNOSnipers Honda2:17.566+0.286
7P ACOSTARed Bull KTM Ajo2:17.815+0.535
8R FENATIMAX Husqvarna2:18.133+0.853
9D ÖNCÜTech3 KTM2:18.149+0.869
10J MCPHEESRT Honda2:18.379+1.099
11S NEPARBA KTM2:18.502+1.222
12J ALCOBAGresini Honda2:18.535+1.255
13A SASAKITech3 KTM2:18.544+1.264
14S GARCIAAspar KTM2:18.709+1.429
15I GUEVARAAspar KTM2:18.781+1.501
16D BINDERSRT Honda2:18.904+1.624
17L FELLONSIC58 Honda2:19.002+1.722
18M KOFLERCIP KTM2:19.098+1.818
19Y KUNIIAsia Honda2:19.154+1.874
20A SURRASnipers Honda2:19.279+1.999
21A FERNÁNDEZMAX Husqvarna2:19.420+2.140
22T SUZUKISIC58 Honda2:19.422+2.142
23R ROSSIRBA KTM2:19.487+2.207
24A FARID IZDIHARAsia Honda2:19.625+2.345
25C TATAYAvintia KTM2:20.278+2.998
26K TOBACIP KTM2:20.568+3.288
27R YAMANAKAPrüstel KTM2:21.879+4.599
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.