Bagnaia diz que chegou a perder fé no título, mas celebra reação: “Realmente merecemos”

Italiano contou que, após o GP da Alemanha, quando se viu 91 pontos atrás de Fabio Quartararo, perdeu a confiança em uma virada, mas, depois, reconheceu que tinha um problema de consistência e trabalhou para melhorar

Francesco Bagnaia admitiu que chegou a perder a esperança de ser campeão da MotoGP em 2022 após se ver 91 pontos atrás de Fabio Quartararo depois do GP da Alemanha. O italiano é o primeiro piloto a conquistar o título da classe rainha do Mundial de Motovelocidade depois de registrar cinco abandonos no ano.

Pecco chegou para a corrida final com 23 pontos de vantagem para o piloto da Yamaha, mas ainda tinha um risco de sofrer a virada, ainda que o francês dependesse de um resultado bem especifico. O início da corrida foi bastante tenso, já que os dois se enfrentaram e ficaram com as motos danificadas.

▶️ Bagnaia desafia improvável e faz história pela Ducati com primeiro título na MotoGP
▶️ Ducati encerra espera de 15 anos com título que coroa trabalho de Dall’Igna
▶️ Stoner, o pioneiro: como foi a primeira conquista da Ducati na MotoGP
▶️ Bagnaia é primeiro italiano a vencer classe rainha com moto da Itália em 50 anos

Francesco Bagnaia é o segundo piloto a ser campeão com a Ducati (Foto: Divulgação/MotoGP)

🧮 CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
Bagnaia vence MotoGP com 17 pontos de vantagem

“Estou muito, muito feliz, pois no dia da pior corrida do calendário, tive um gosto especial quando cruzei a linha de chegada e vi minha pit-board dizendo que eu era campeão mundial. Tudo ficou mais brilhante e melhor”, disse Pecco. “A minha emoção é incrível agora. Não foi fácil, pois depois da luta com Fabio, perdi uma asa e, a partir dali, tudo se tornou um pesadelo. Fiz volta a volta tentando rodar em linhas defensivas, mas era muito difícil. Demorou tanto tempo para terminar a corrida”, comentou.

“Estou muito orgulhoso da minha equipe, de mim mesmo e do que nós fizemos, pois é incrível”, frisou.

Pecco explicou que, depois da corrida de Sachsenring, chegou a perder a fé no campeonato por uma hora, mas depois se recompôs e tratou de entender os motivos de estar cometendo tantos erros.

“É, com eu disse uma ou duas corridas atrás, eu perdi a fé no campeonato por uma hora depois da corrida de Sachsenring, mas, depois disso, eu sabia que ainda tinha uma chance de ser campeão mundial”, relatou. “Honestamente, o trabalho que fizemos este ano foi incrível. Tivemos uma performance incrível na segunda parte do ano. Tentamos analisar tudo, também em casa, para ver o que podíamos melhorar, o motivo de eu estar caindo e cometendo tantos erros, e, a partir daquele momento, fizemos algumas coisas incríveis. Estou muito feliz por isso, pois realmente merecemos esse título”, avaliou.

Indagado sobre o momento mais difícil de 2022, o italiano de Torino não titubeou na hora de escolher o GP da Alemanha, mas entendeu que aquela foi um virada importante, já que foi ali que ele entendeu que tinha um problema que precisava ser solucionado.

“O mais difícil foi Sachsenring, pois fui muito competitivo, como em Le Mans. Eu tinha a possibilidade de vencer a corrida, mas caí e, naquele momento, percebi que aquele era meu ponto fraco. Eu era um piloto com muitos altos e baixos, com boa velocidade, mas sem consistência”, observou. “A partir daquele momento, reconheci que tinha um problema e que precisava melhorar. Também foi graças às pessoas em casa, que trabalharam comigo todos os dias e me ajudaram muito, Acho que melhorei muito esta temporada”, encerrou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

GRANDE PRÊMIO preparou cobertura especial da decisão da MotoGP. Confira aqui (Foto: Divulgação | Arte: Rodrigo Berton)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.