Gresini acerta com Álex Márquez, renova com Di Giannantonio e fecha line-up de 2023

A equipe italiana anunciou neste domingo (26) a chegada de Álex Márquez, que vai trocar as motos da Honda pela Ducati a partir do próximo ano. A outra novidade é a renovação do contrato de Fabio Di Giannantonio, que estreou na classe rainha neste ano

MOTOGP | DO DOMÍNIO DE MARC MÁRQUEZ AO ZERO: A HONDA DE PONTA CABEÇA NA ALEMANHA

A Gresini bateu o martelo e fechou de uma só vez o line-up para a temporada 2023. A equipe fundada por Fausto Gresini anunciou neste domingo (26) não só a renovação do contrato de Fabio DI Giannantonio, mas também a chegada de Álex Márquez, que será o substituto de Enea Bastianini.

“Estou realmente feliz com este novo projeto”, celebrou Nadia Padovani”, dona da equipe. “Antes de mais nada, estamos confirmando a continuação de Fabio Di Giannantonio. Ele já mostrou o talento dele neste ano, já que tem melhorado corrida a corrida, e tenho certeza de que continuará ficando mais competitvo”, seguiu.

“Estávamos buscando colocar ao lado dele um piloto experiente, e acho que Álex Márquez é perfeito para a nossa equipe. O currículo dele fala por si só. Achamos que tem ele um grande potencial e que a Desmosedici pode ser a companhia perfeita nesta nova jornada. Bem-vindo à família, Álex”, completou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2.

Di Giannantonio fará sua segunda temporada na MotoGP em 2023 (Foto: Gresini)


Álex chegou à MotoGP pela Repsol Honda, substituindo Jorge Lorenzo, logo após conquistar o título da Moto2, mas antes mesmo da estreia já foi anunciado que seria rebaixado para a LCR no ano seguinte. Essa mudança deu a ele um contrato mais longo e direto com a HRC, mas a competitividade não veio no pacote.

A Gresini, por sua vez, precisava de um substituto para Bastianini, já que o italiano será transferido ou para o time de fábrica da Ducati ou para a Pramac. A casa de Bolonha ainda avalia se Enea ou Jorge Martín ficará com o lugar ao lado de Francesco Bagnaia em 2023.

“Estou realmente feliz em anunciar que voltou me juntar à Gresini, e também estou muito empolgado em começar essa nova aventura: para mim, era crucial mudar para recuperar o mesmo tipo de motivação que tinha quando me juntei à categoria”, contou Álex. “Esta era a melhor opção para mim, com uma equipe que ajudou a escrever a história deste campeonato. Gostaria de agradecer Nadia, Carlo e todo o staff da Gresini por acreditarem em mim. Ainda tenho metade de uma temporada antes de começar 2023 com motivação máxima”, completou.

Já Di Giannantonio, que é estreante e vai para seu segundo ano de MotoGP com a equipe italiana, também se mostrou contente com a renovação “que já vinha sendo trabalhada”. Nesta temporada, até este momento, ele conquistou sua primeira pole-position na classe rainha, no GP da Itália.

“Estou muito feliz por estender minha parceria com esse time, que é como uma família para mim. É ótimo porque vamos continuar nesta curva de aprendizado e fazer isso com uma Ducati, o que me deixa muito feliz. A continuidade é fundamental na MotoGP para poder trabalhar para ser o melhor possível. Estamos trabalhando nessa extensão de contrato há algum tempo e agora podemos finalmente anunciá-la. Obviamente, os objetivos serão maiores: usaremos esta segunda parte da temporada para melhorar nossos resultados e, no próximo ano, quero muito dar esse próximo passo”, encerrou.

LEIA TAMBÉM
Zarco descarta ter mais apoio da Ducati por 3º lugar na MotoGP: “Suporte já é total”
RNF busca “resultados imediatos” em 2023 e mira experiência ao invés de novatos
Ducati fala em aprender com erros e faz nota: “Temos ótima moto e pilotos excelentes”
Dovizioso descarta superbike e põe motocross como destino pós-MotoGP
MotoGP se antecipa e altera programação do GP do Japão para fugir de problemas logísitcos
Mir vê mercado de pilotos caótico e avisa: “Quem dormir no ponto pode ficar sem moto”
Oliveira nega acordo para 2023 e vê KTM como opção: “Ainda me querem”
LCR vê dissabor de Márquez, aguarda decisão da Honda por Nakagami e negocia com Rins

MILLER MANTÉM STATUS, MAS DÁ PASSO ATRÁS COM IDA PARA KTM NA MOTOGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.