Honda exalta forma “inacreditável” e celebra volta de Marc Márquez: “Um bom dia”

Alberto Puig relatou que o espanhol sentiu algumas dores musculares normais por causa do cansaço de pilotar a RC213V pela primeira vez depois de tanto tempo, mas destacou que o hexacampeão a MotoGP conseguiu ser imediatamente rápido

BAGNAIA AMEAÇA BICAMPEONATO DE QUARTARARO NA MOTOGP

Chefe da Honda, Alberto Puig classificou como “inacreditável” a forma exibida por Marc Márquez no primeiro dia de testes da MotoGP em Misano. O dirigente contou que o espanhol sentiu algumas dores musculares, mas foi imediatamente rápido e teve um bom dia na teça-feira (6).

Cerca de cem dias após deixar a classe rainha do Mundial de Motovelocidade para passar por uma quarta cirurgia no braço direito, ainda reflexo da fratura que sofreu na abertura da temporada 2020, Marc voltou a pilotar a RC213V no primeiro dia de testes coletivos em Misano. O espanhol fechou a atividade com o 18º tempo, 1s103 atrás do líder Francesco Bagnaia, depois de participar apenas da sessão da manhã.

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
Bagnaia assume vice-liderança e reduz vantagem de Quartararo

De volta à Honda, Márquez terminou o dia sorrindo de orelha a orelha (Foto: Repsol)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Falando ao site da MotoGP, o chefe da Honda contou que Márquez teve algumas dores ao longo do dia, mas nada relacionado à cirurgia, apenas questões musculares relacionadas ao esforço de pilotar a moto.

“O importante é a sensação do piloto. E a sensação do piloto foi positiva, pois, ponto número um, ele pôde voltar à moto dele”, começou Alberto. “Em relação à dor, estava sob controle. É claro que ele está cansado do ponto de vista muscular e de ter passado tantos meses fora da moto. Ele está dolorido, em geral no pescoço, também no peito, mas isso é algo que nós esperávamos e que ele também esperava”, seguiu.

“A sensação foi boa, a velocidade estava imediatamente lá. Na primeira saída dele, ele estava nos [1min]33s, o que é inacreditável depois de quatro ou sei lá quantos meses longe da moto”, comentou. “Estamos muito felizes por tê-lo de volta. Foi um bom dia”, comemorou.

Questionado sobre o trabalho de desenvolvimento da Honda, Puig contou que a montadora japonesa está testando combinações na pista de San Marino. A marca da asa dourada levou para Misano uma nova carenagem, similar com o que a Ducati tem usado. Além disso, existe uma outra carenagem, parecida com o modelo da Aprilia, para criar um efeito solo no estilo do que é feito na Fórmula 1.

Além disso, Stefan Bradl, piloto de testes da HRC, testou um braço oscilante de alumínio fabricado pela Kalex, uma enorme mudança, já que a Honda tradicionalmente utiliza peças produzidas em casa.

“É como sempre aqui em Misano. Estamos testando muitas, muitas coisas nas máquinas atuais, em motos que conhecemos, em especificações diferentes, em combinações diferentes de moto, e tentando encontrar a melhor, o que combina com o que. É neste processo que estamos no momento”, encerrou.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 18 de setembro para o GP de Aragão, no MotorLand. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

LEIA TAMBÉM
# Martín se frustra e diz que escolha da Ducati por Bastianini foi “da arquibancada”
# Oliveira diz que ida para RNF foi em momento certo e elogia Aprilia: “Provou ser consistente”
# Quartararo admite torcida para que retorno de Marc Márquez “destrua planos da Ducati”
# Bagnaia é primeiro piloto da Ducati a vencer quatro corridas seguidas na MotoGP
# Bagnaia ainda paga por tropeços da 1ª metade de 2022, mas vive fase reluzente na MotoGP
# Chefe da KTM nega ter apontado falta de profissionalismo em Gardner: “Gosto dele”
# Marc Márquez não descarta retorno no GP de Aragão: “Se for possível, vou tentar”
# Marc Márquez reitera cuidados, mas elogia ritmo em “testes importantes” de Misano

MARTÍN FOI RIVAL FORTE, MAS BASTIANINI É ESCOLHA CERTA PARA DUCATI NA MOTOGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.