Miller arrisca com pneus slicks e comanda com folga treino 1 em Le Mans. Bagnaia é sétimo

Australiano da Ducati aproveitou uma ligeira melhora nas condições de pista para calçar os pneus lisos e garantir a liderança da manhã desta sexta-feira com 1s481 de vantagem para Johann Zarco. Joan Mir fecha o top-3

Jack Miller não perdeu o embalo após a vitória no GP da Espanha e comandou o primeiro treino da MotoGP em Le Mans. Em uma sexta-feira (14) de frio e céu carrancudo, o australiano se arriscou com os pneus slicks em uma breve janela de melhora climática e tratou de garantir a liderança da classe rainha.

Com pneus lisos macios, Miller cravou 1min38s007 na 13ª das 14 voltas que completou nesta manhã e assegurou o cume da folha de tempos com 1s481 de vantagem para Johann Zarco, o segundo colocado.

Jack Miller foi o mais rápido nesta manhã (Foto: Divulgação/MotoGP)

WEB STORY
⇝ Fatos e curiosidades sobre o GP da França de MotoGP

Campeão vigente, Joan Mir teve um problema com a GSX-RR ainda no começo da sessão, mas aproveitou a última volta nesta manhã para arrematar o terceiro posto. Pol Espargaró também melhorou no fim e ficou com o quarto lugar.

Marc Márquez chegou a se arriscar ligeiramente com os slicks, mas foi com o pneu de chuva que garantiu o quinto tempo, mais de 2s atrás de Jack. Lorenzo Savadori avançou nos instantes finais e colocou a Aprilia na sexta colocação.

Líder do campeonato de 2021, Francesco Bagnaia ficou em sétimo, com Miguel Oliveira, Álex Rins e Aleix Espargaró fechando um top-10 coberto por 3s022.

A MotoGP volta à ação no dia 16 de maio, com o GP da França, quinta etapa do calendário. Acompanhe a cobertura do GRANDE PRÊMIO sobre o Mundial de Motovelocidade.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Saiba como foi o treino 1 para o GP da França de MotoGP:

Tal como previa a meteorologia, a sexta-feira na França começou com frio e céu nublado. Quando os competidores entraram em uma pista molhada nesta manhã, os termômetros mediam 10°C, com o asfalto chegando apenas a 8°C. A velocidade do vento era de 8 km/h.

Jack Miller abriu a sessão matutina na ponta da folha de tempos, com 1min47s320, 0s523 melhor que Marc Márquez, o segundo colocado. Iker Lecuona tinha o terceiro tempo.

O australiano foi melhorando as voltas para manter a liderança e, depois de cinco giros, tinha 1min43s455 como melhor registro, mais de 1s melhor que Miguel Oliveira, o segundo. Johann Zarco agora era o terceiro, com Marc Márquez e Maverick Viñales fechando o top-5.

Jack Miller começou o fim de semana na França de onde parou após a vitória na Espanha (Vídeo: MotoGP)

Com 1min43s442, Zarco saltou para o segundo posto, baixando para 0s130 a margem de Miller, que também tinha sido mais rápido. Viñales agora vinha em terceiro, seguido por Oliveira e Francesco Bagnaia.

Ainda no início do TL1, Joan Mir teve um problema na GSX-RR e precisou sair da pista na Garage Vert, o curva 8 de Le Mans. Enquanto o campeão vigente voltou para os boxes de carona, os fiscais cuidaram de devolver a moto aos boxes da Suzuki.

Restando pouco menos de meia hora para o fim da sessão, Oliveira foi a 1min42s824 e assumiu o comando do treino, 0s488 melhor que Miller. Mais atrás, Valentino Rossi subiu para a oitava colocação, seguido por Iker Lecuona, Aleix Espargaró e Lorenzo Savadori.

Joan Mir teve problemas na Garage Vert ainda no início do TL1 da MotoGP na França (Vídeo: MotoGP)

Viñales também apertou o ritmo e pulou para o segundo posto, 0s253 atrás de Oliveira. Miller, Zarco, Bagnaia, Rossi, Lecuona, Tito Rabat, Aleix e Savadori formavam o top-10.

Enquanto alguns pilotos estavam parados nos boxes, Marc registrou 1min42s871 e assumiu a segunda colocação, só 0s047 atrás de Oliveira. Fabio Quartararo, que se recupera de uma cirurgia, avançou para oitavo, 1s578 mais lento que o ponteiro.

Usando um par de pneus macios de chuva, como todos os demais, Marc melhorou ainda mais e roubou a liderança ao cravar 1min42s037. O hexacampeão, contudo, mal teve tempo de se acomodar na tabela, já que Mir veio 0s183 melhor de imediato para ficar com a primeira posição. Correndo em casa, Zarco conteve os espanhóis e, com 1min41s631, se instalou no topo da sessão francesa.

Miller surgiu pouco depois para retomar a frente, mas foi respondido por Zarco de imediato, com o francês conservando a primeira posição ao virar 0s596 mais rápido. Mir era agora o terceiro, à frente de Marc Márquez e Oliveira.

Jack Miller se aventurou com os slicks no fim do TL1 em Le Mans (Vídeo: MotoGP)

Apesar de as condições da pista irem melhorando pouco a pouco, os pneus de chuva seguiram imperando absolutos também no início do terço final deste primeira atividade no departamento de Sarthe.

Líder do Mundial, Bagnaia cravou 1min41s256 na 14ª volta desta manhã, e se instalou em segundo, 0s460 atrás de Zarco. O piloto da Pramac, porém, foi a 1min40s398 logo depois e ampliou a margem para mais de 0s8.

Marc Márquez, então, apertou o ritmo e subiu para a segunda colocação, cortando para 0s384 a vantagem de Johann. Bagnaia era o terceiro, à frente de Viñales e Miller.

O australiano, aliás, foi o primeiro a aparecer com slicks nesta manhã. Com pouco mais de dez minutos para o fim, Jack calçou a Desmosedici com um par de macios e tratou de desbravar as adversas condições do traçado francês.

Logo depois de Miller, Álex Márquez também apostou pelos slicks. Os dois iam precisar de muito cuidado, mas, com a previsão de chuva, os tempos desta sessão podem ser decisivos para a divisão do treino classificatório.

Ainda com calçados de chuva, Rossi saltou para a sétima colocação. Miller, então, virou 0s009 mais lento que Zarco e pulou para segundo, com Nakagami, também de slicks, avançando para a oitava colocação.

Ao passo em que nuvens carregadas voltavam a cobrir o céu francês, Jack anotou 1min38s007 e tomou a ponta, afastando Zarco por 2s391. Pouco antes, Marc Márquez também tinha deixado os boxes com pneus macios lisos.

O lado caçula da família, contudo, mostrou logo que as condições eram complicadas. Álex caiu na curva 3, mas escapou de maiores lesões.

A volta de uma chuva fina também pegou Viñales no contrapé. O espanhol caiu na curva 4 tão logo deixou os boxes, mas escapou de machucados mais importantes.

Maverick Viñales sofreu uma queda por causa dos pneus frios (Vídeo: MotoGP)

A mudança nas condições fez com que todos voltassem aos pneus de chuva, com exceção de Miller, que ficou nos boxes da Ducati nos instantes finais do primeiro treino.

Com menos de um minuto para o fim, Savadori saltou para o sétimo posto, 3s126 atrás de Miller. Rossi também foi melhor, mas não para subir do nono posto.

2s114 mais lento que Miller, Marc Márquez avançou para segundo, mas caiu duas posições de imediato, com Zarco e Mir formando o top-3. Pol Espargaró também deixou o parceiro de Honda para trás para tomar o quarto lugar, com Savadori subindo para sexto, à frente de Bagnaia.

LEIA MAIS
⇝ Sorte sorri para Miller, que apazigua críticos e sai protagonista do GP do Espanha
⇝ Falta de segurança irrita pilotos e coloca futuro da MotoGP em Jerez em xeque
⇝ Red Bull Rookies Cup: a categoria de base de ouro do Mundial de Motovelocidade
⇝ Pol Espargaró escancara frustração após quatro GPs e se mostra perdido na Honda
⇝ Ducati consegue raro desempenho em Jerez e se permite sonhar com título em 2021
⇝ Lado a lado: as vitórias de Jack Miller na classe rainha do Mundial de Motovelocidade
⇝ Azar desprestigia Morbidelli em 2021. Mas Yamaha tem obrigação de corrigir futuro
⇝ KTM sofre com novos pneus e desmancha evolução obtida em 2020 após quatro etapas
⇝ Na Garagem: Pedrosa usa força da Honda na China e vence na 4ª corrida na MotoGP

MotoGP 2021, GP da França, Le Mans, Treino livre 1:

1J MILLERDucati1:38.007 
2J ZARCOPramac Ducati1:39.488+1.481
3J MIRSuzuki1:40.069+2.062
4P ESPARGARÓHonda1:40.115+2.108
5M MÁRQUEZHonda1:40.121+2.114
6L SAVADORIAprilia Gresini1:40.244+2.237
7F BAGNAIADucati1:40.256+2.249
8M OLIVEIRAKTM1:40.582+2.575
9A RINSSuzuki1:40.679+2.672
10A ESPARGARÓAprilia Gresini1:41.029+3.022
11A MÁRQUEZLCR Honda1:41.258+3.251
12M VIÑALESYamaha1:41.299+3.292
13F MORBIDELLISRT Yamaha1:41.423+3.416
14V ROSSISRT Yamaha1:41.524+3.517
15T NAKAGAMILCR Honda1:41.576+3.569
16F QUARTARAROYamaha1:41.641+3.634
17I LECUONATech3 KTM1:42.500+4.493
18B BINDERKTM1:42.899+4.892
19D PETRUCCITech3 KTM1:43.045+5.038
20L MARINIAvintia VR46 Ducati1:43.262+5.255
21T RABATPramac Ducati1:43.469+5.462
22E BASTIANINIAvintia Ducati1:43.644+5.637

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar