KTM ganha voto de confiança dos credores e tem plano de reestruturação aprovado
A KTM saiu da audiência na Corte de Ried, na Áustria, um pouco mais aliviada. A companhia teve o projeto de reestruturação financeira aprovado pelos credores, mas agora precisa iniciar o pagamento até maio de 2025
A KTM ganhou uma sobrevida com o plano de reestruturação financeira, evitando o processo de falência. Nesta terça-feira (25), uma audiência na cidade austríaca de Ried analisou os próximos passos da fábrica e acabou com aprovação dos credores, que deram um voto de confiança no projeto apresentado pela companhia, de acordo com a emissora local oe24. Além disso, a Bajaj surge como pagadora de parte da dívida.
A Pierer Industrie AG é dona de uma fatia de 50,1% da Pierer Bajaj AG, que, por sua vez, é proprietária de 74,94% do Pierer Mobility AG, a dona da KTM. A Pierer Industrie AG é dona, também, de 80% da Pankl AG, um fornecedor automotivo. Na última quinta-feira (20), os credores votaram o Plano Europeu de Reestruturação da Pierer Industrie AG na corte regional de Wels, na Áustria.
De acordo com a imprensa austríaca, o plano apresenta o pagamento de 30% das dívidas até o fim de maio deste ano. Com isso, os credores devem receber cerca de €600 milhões — pouco mais de R$ 3,5 bilhões na cotação atual —, com mais €150 milhões (R$ 898 milhões) sendo utilizados no recomeço da produção em Mattighofen, na Áustria, a partir de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O plano de pagamento será financiado pelo Grupo Bajaj, empresa indiana que produz motos e que possui uma fatia de ações da companhia, mas o relatório ainda aponta um investidor sem nome revelado como segunda fonte de recursos. O objetivo da KTM é seguir com a produção na União Europeia, sem levar a fábrica para outros mercados.
No total, cerca de 1200 credores, excluindo os funcionários, se colocaram no processo, totalizando mais de €2 bilhões em dívidas — aproximadamente R$ 12 bilhões.
Nesta semana, a BMW surgiu como uma possível compradora da KTM, de acordo com fontes internas da fábrica. O resultado da operação, no entanto, seria a demissão de mais de quatro mil funcionários na Áustria, além de outras mudanças operacionais. A imprensa austríaca apontou que toda a parte de pesquisa e desenvolvimento das motos seria levado para Munique, na Alemanha, além da produção transferida para a Índia, com o Grupo Bajaj.
A MotoGP volta às pistas neste fim de semana, com o GP da Tailândia, em Buriram, abertura da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
GUIA 2025
⇝ MotoGP abre ano com Marc Márquez no foco e expectativa por japonesas
⇝ MotoGP opta por estabilidade e congela desenvolvimento à espera de 2027
⇝ MotoGP monta maior calendário da história, mas cria inchaço insustentável
⇝ MotoGP rejuvenesce grid com três novatos. E Ogura desponta como destaque
⇝ Ducati dribla dúvidas sobre motor para comprovar favoritismo e retomar #1
⇝ Marc Márquez e Bagnaia travam confronto sob holofotes da MotoGP
⇝ Morbidelli tenta fazer as pazes com vitória na MotoGP no aconchego da VR46

