Marini nega rumores de saída antecipada da Honda: “Confio neste projeto”

Luca Marini se disse “realmente bravo” com os rumores de que considerava uma saída antecipada da Honda e garantiu que segue confiante no trabalho com a RC213V

Luca Marini negou que esteja considerando romper com a Honda antes do fim do contrato. O italiano se disse “realmente bravo” com os rumores e garantiu que confia no projeto com a montadora de Hamamatsu.

Marini foi o escolhido pela Honda para assumir a vaga deixada por Marc Márquez e assinou contrato até o fim de 2025. Até aqui, porém, a estreia com a RC213V tem sido para lá de sofrida, com o italiano sofrendo para sair da última colocação em quase todas as sessões.

Nos últimos dias, porém, surgiram boatos de que o #10 considerava romper com a Honda antes do fim do contrato de dois anos, mas Luca negou a veracidade da notícia.

“Isso é uma coisa que me deixa realmente bravo”, disse Marini. “Não sei o motivo pelo qual alguém publica esse tipo de notícia… não sei a palavra em inglês, mas, de propósito, para tentar alguma coisa. Eu realmente confio neste projeto. Só fizemos cinco corridas!”, seguiu.

Luca Marini negou que considere uma saída antecipada da Honda (Foto: Repsol)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Estamos realmente no início e muitas coisas podem mudar ao longo da temporada, pois a Honda está lutando, trabalhando muito e trazendo muitas peças, peças grandes, a cada teste”, indicou. “Então estou realmente focado aqui e satisfeito com o trabalho com eles. É verdade que é duro, pois no ano passado eu estava lutando pelo pódio em todas as corridas e agora é difícil lutar por um ponto, mas estou realmente satisfeito com todas as pessoas com quem estou trabalhando e estamos melhorando”, avaliou.

Logo depois da corrida de Le Mans, a Honda foi a Mugello para um teste privado, onde provou algumas peças que podem entrar em uso já na Catalunha.

“Foi bem positivo e agora temos de entender, depois de toda a análise e dos relatórios que temos depois do teste, quais partes da moto temos de colocar na pista [na sexta-feira], pois temos combinações diferentes e temos de ver para a homologação da aerodinâmica”, explicou. “Não queremos nos apressar, pois os japoneses estão trabalhando muito e teremos mais atualizações ao longo do ano. Precisamos ser espertos e inteligentes para entender se algo está claro. E, se for super positivo, vamos usar. Se não, é melhor esperar por mais atualizações, pois o atraso em relação ao primeiro é bem enorme agora”, ponderou.

“Então precisamos de passos que nos coloquem mais perto. Com certeza, encontramos coisas boas, mas o tempo de volta não melhorou muito. Esperava um pouco mais, mas, ok, é um processo e precisamos construir as coisas para chegar em melhor forma”, frisou. “E também não é fácil para o piloto quando você muda tudo, a cada saída você acha o limite. Precisamos de um pouco mais tempo, eu e Joan [Mir], para melhorarmos nossos tempos de volta e encontrar outra vez o limite da moto”, continuou.

Na visão de Luca, porém, a Honda agora está no rumo certo após ter adotado uma direção errada no início da temporada.

“Todo mundo espera começar a temporada com uma performance melhor do que no ano anterior. E nós começamos pior do que no ano passado. Por isso, perdemos algum tempo e alguns meses de desenvolvimento”, justificou. “Mas agora voltamos para a direção certa, pois estava claro para mim desde a Malásia. Mas precisávamos de algum tempo para voltar para cá. A partir desta corrida, talvez vejamos algumas coisas diferentes, mas é difícil dizer se a performance vai mudar depois de só um teste em Mugello”, encerrou.

MotoGP volta a acelerar nesta sexta-feira, às 10h (de Brasília), com o treino do GP da Catalunha, em Barcelona, a 6ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.