Mir vê liderança como sonho, mas diz que “não estava preocupado” com falta de vitórias

Titular da Suzuki abriu 37 pontos de vantagem na classificação da temporada 2020 da MotoGP e terá a primeira chance de conquistar o título no próximo fim de semana, no GP da Comunidade Valenciana

O dia de Joan Mir, enfim, chegou. Depois de passar perto no GP da Estíria, interrompido por um incidente com Maverick Viñales, o piloto da Suzuki conquistou no domingo (8), no GP da Europa, a primeira vitória da carreira na MotoGP.

Líder do campeonato, Joan já tinha somado outros seis pódios no ano ― dois de segundo lugar e dois de terceiro ―, mas só conseguiu engrossar a lista de vencedores de 2020 na antepenúltima corrida do ano. Mir foi o nono piloto distinto a conquistar vitória no ano.

Após a corrida, Mir assegurou que não estava preocupado com a vitória e considerou que aproveitou a melhor oportunidade que teve de subir ao topo do pódio.

Joan Mir pode conquistar o título de 2020 no fim de semana (Foto: Divulgação/MotoGP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Não estava preocupado, mas era algo que eu tinha em mente e que queria tirar da cabeça”, disse Mir. “Com certeza, o que foi chave para a temporada é que em algumas corridas em que não éramos favoritos, ainda conseguimos subir no pódio, e quando tive a oportunidade de vencer, consegui isso hoje”, seguiu.

“Na Áustria [GP da Estíria], claro, talvez tenha sido outra chance, mas não consegui”, lembrou, se referindo à corrida interrompida após Viñales se jogar da moto com problemas nos freio.

Como tem feito ao longo de todo o ano, Mir não quis dar uma importância excessiva ao triunfo.

“As vitórias são importantes, é claro que é um momento importante. Mas neste tipo de temporada, é melhor… Ok, vencer é bom, mas estar no pódio também é legal”, comentou.

O piloto da Suzuki considerou que fez em Valência o melhor fim de semana do ano, já que ao longo dos três dias no Ricardo Tormo os pilotos encontraram condições adversas por causa da chuva.

“Para mim, este foi o melhor fim de semana na temporada, porque foi realmente difícil ser competitivo em todas as condições. E na sexta-feira eu comecei a ter um pouco de dificuldades no molhado e no seco com pontos [molhados], e foi um pouco difícil encontrar um bom acerto”, reconheceu. “Mas aí a equipe fez um ótimo trabalho e, no sábado, mudei completamente, e a moto estava funcionando bem em todas as condições. Hoje, no warm-up, a primeira sessão que tivemos em pista seca, vi que a minha sensação com a moto era especialmente boa”, relatou.

“Pensei que hoje talvez fosse o dia de vencer”, contou.

Por fim, Mir classificou que chegar à reta final da temporada da MotoGP com a liderança do Mundial é “como um sonho”.

“Estou vivendo um sonho no momento. Agora parece que temos muitos pontos [de vantagem], então temos de ver”, comentou. “Precisamos ver como vou controlar o próximo GP, porque têm muitos pilotos fortes. Mas também somos fortes, então não estou preocupado”, encerrou.

LEIA TAMBÉM
+ Suzuki tateia tríplice coroa de 2020. Yamaha se perde na reta final
+ Com Mir e Rins no GP da Europa, Suzuki tem primeiro 1-2 em 38 anos
+ Mir vence pela primeira vez e fica perto do título de 2020 da MotoGP

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube