MotoGP aprova formato testado no fim da temporada 2017 e confirma novo procedimento de pit-stop

A organização do Mundial de Motovelocidade anunciou nesta quarta-feira (28) que sistema de flag-to-flag testado a partir do GP em Silverstone do ano passado se tornou o novo padrão. Modificação foi feita para tornar o procedimento mais seguro

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A MotoGP tem um novo procedimento para o flag-to-flag. Depois de testes realizados em todas as etapas desde o GP da Grã-Bretanha do ano passado, a organização do Mundial de Motovelocidade decidiu adotar o formato que tem como meta tornar a troca de motos mais segura.
 
Durante a etapa de Brno do ano passado, Aleix Espargaró e Andrea Iannone tiveram um incidente nos boxes, com o titular da Suzuki tendo de frear bruscamente para evitar um choque com o adversário da Aprilia, o que resultou numa queda do italiano. Em resposta, a organização do campeonato passou a buscar alternativas mais seguras.
No novo formato, pilotos têm de estar com os pés no chão no momento da troca de motos (Foto: Reprodução/Vanessa Guerra)

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A partir da corrida de Silverstone, os competidores passaram a testar um novo método de pit-stop. No procedimento, os pilotos devem se aproximar do box cruzando o pit-lane por uma zona de concreto. Depois, um mecânico estará esperando para auxiliar na troca, que deve ocorrer sempre com os pés no chão.
 
Ao mesmo tempo, outro mecânico estará segurando um pirulito, e assim que o competidor estiver em cima da segunda moto, ele dará permissão para acelerar e voltar para o traçado.
 
Este procedimento ainda não foi testado em corridas, mas seguirá sendo praticado durante a segunda sessão de treinos livres deste ano.
 
“Os protocolos que todos nós vimos foram testados em todas as corridas a partir de Silverstone, e tem como objetivo tornar a troca de motos mais segura e fácil para os times e pilotos”, explicou Mike Webb, diretor de provas da MotoGP. “Nós fizemos o novo protocolo, mas ele nunca foi testado em uma corrida. Então escrevemos o novo regulamento com todos esses elementos que foram testados e concordamos com os times que, caso seja necessário, faremos mudanças após testar em uma corrida”, explicou.
 
“Nós achamos que o novo sistema é realmente bom, mas estamos sempre abertos a ver se pode ser melhor”, concluiu Webb.
 
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