MotoGP nega dano neurológico, mas confirma “contusão politraumática” em Pol Espargaró

Dr. Ángel Charte, médico da MotoGP, confirmou que Pol Espargaró sofreu "uma forte contusão pulmonar", mas sem necessidade de entubação

O médico da MotoGP, Dr. Ángel Charte, deu mais detalhes do estado de saúde de Pol Espargaró, que sofreu violenta queda durante o treino 2 desta sexta-feira, em Portimão, válido pelo GP de Portugal. O profissional explicou que o piloto da Tech3 teve “uma grande contusão politraumática” com o acidente, mas descartou a presença de algum dano neurológico.

Pol perdeu o controle na curva 10 e bateu forte no chão. Quando faltavam pouco menos de 14 minutos para o fim da sessão vespertina. Imediatamente, a direção de prova optou pela bandeira vermelha. A equipe médica apareceu na transmissão prestando o primeiro atendimento ao irmão de Aleix. Em seguida, a categoria emitiu nota oficial confirmando que o piloto estava consciente.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Frame da queda de Pol Espargaró no treino 2 da MotoGP, em Portimão (Foto: reprodução/MotoGP)

“Ele teve uma queda de alto impacto, com uma grande contusão politraumática ao nível de toda a coluna dorsal, lombar e sacral”, detalhou Dr. Charte. “Teremos de ver a extensão após os exames realizados no hospital de Faro. Cervicalmente, ele está perfeitamente bem. Neurologicamente, ele está bem, não perdeu a consciência em nenhum momento”, garantiu.

“Não tivemos de entubá-lo em nenhum momento, e a saturação está boa, mas a verdade é que ele está com uma forte contusão pulmonar”, afirmou o médico. “Ele está consciente e orientado, um pouco sedado, mas o exame neurológico está perfeitamente normal”, completou.

De início, a MotoGP segurou as imagens do acidente. Passados alguns minutos, a classe liberou o replay da queda, mostrando Pol sendo ejetado pela moto #44 e batendo forte no chão. Não deu para ter certeza, porém, se o piloto foi acertado pelo equipamento no impacto final, mas a imagem mostra a moto batendo na barreira de proteção ainda em velocidade e caindo na direção de Espargaró, já no chão.

Após receber o atendimento dos paramédicos, ele foi retirado da pista de ambulância. Após o final do treino 2, a MotoGP informou via redes sociais que Pol Espargaró havia sofrido traumas nas costas e no peito.

Também via redes sociais, a Tech3 se pronunciou sobre o acidente: “Sabemos que todos estão preocupados com Pol e querendo notícias após sério o acidente de hoje. Assim que tivermos uma atualização clara do hospital em Faro, iremos, claro, informá-los. Obrigada pelas mensagens.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.