Acosta vai à caça e vence segunda na Moto2 em Aragão. Fernández é 3º e Ogura, 4º

A vitória do GP de Aragão de Moto2 foi disputada pelos pilotos da Red Bull KTM Ajo. E quem se deu melhor foi Pedro Acosta, que ultrapassou seu companheiro de equipe e manteve bom ritmo para ser o primeiro a ver a bandeirada

A briga pela vitória do GP de Aragão de Moto2 se deu entre os pilotos da Red Bull KTM Ajo. Pole, Augusto Fernández fez ótima largada, mas não conseguiu segurar a pressão do companheiro de equipe, Pedro Acosta. A 11 voltas para o fim, o #51 fez a ultrapassagem e manteve distância suficiente para ver a bandeirada em primeiro lugar. É a segunda vitória do novato na temporada.

Fernández seguiu com bom ritmo, mas Arón Canet se aproximou a três voltas para o fim e o ultrapassou, tomando o segundo lugar. O líder do campeonato ficou na terceira posição e completou o pódio, portanto.

Acosta venceu em Aragão (Foto: KTM)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Ai Ogura e Tony Arbolino vieram atrás, completando o top-5. Fermín Aldeguer, Somkiat Chantra, Jorge Navarro, Joe Roberts e Celestino Vietti fecham as dez primeiras posições.

Com o desfecho da corrida no MotorLand, Fernández foi a 214 pontos e agora lidera o campeonato com sete de margem para Ogura. Canet é o terceiro, 37 pontos atrás líder. Vietti vem só em quarto, já com um atraso de 52. Arbolino completa o top-5.

A Moto2 volta na próxima semana, com o GP do Japão, em Motegi. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

Saiba como foi o GP de Aragão de Moto2:

Em um domingo parcialmente nublado em Alcañiz, a Moto2 encontrou temperaturas um pouco mais baixas. Na hora de formar o grid, os termômetros mediam 21°C, com o asfalto chegando a 35°C. A umidade relativa do ar era de 48%, com o vento soprando a 8 km/h.

Na escolha de pneus, o pelotão todo foi quase na mesma opção: os pneus mais duros disponibilizados pela Dunlop. A exceção foi Celestino Vietti, que escolheu o traseiro macio.

Na largada, o pole-position Augusto Fernández sustentou a liderança e logo de cara se afastou do pelotão. Ainda nos primeiros metros, Alonso López caiu na curva 2, com vários pilotos escapando da pista nos primeiros metros. Marcel Schrötter também caiu pouco depois.

Largada da Moto2 em Aragão (Vídeo: MotoGP)

Passado o susto inicial, Fernández completou a primeira volta com 0s409 de margem para Jake Dixon, o segundo colocado. Arón Canet era o terceiro, diante de Pedro Acosta, Albert Arenas, Ai Ogura e Joe Roberts. Celestino Vietti vinha só em 15º.

No fim da volta 2, Albert Arenas caiu 12, mas não se feriu. Manu González e Jeremy Alcoba também se acidentaram no mesmo ponto, em incidentes quase coreografados.

Augusto, porém, seguia ileso aos problemas da concorrência. Na volta três, o piloto da Red Bull KTM Ajo abriu mais de 1s3 para Dixon. Acosta era agora o terceiro, pressionando o britânico.

No giro seguinte, Pedro passo o rival da Aspar, que foi superado logo em seguida por Canet, caindo para quarto. Tony Arbolino veio na sequência para aproveitar o bonde e subir para quarto.

Com Acosta na missão de conduzir a caçada a Fernández, a margem do ponteiro começou a cair. No giro 7, os dois pilotos de Aki Ajo estavam separados por só 1s. Canet tentava acompanhar o ‘Tubarão’, mas tinha cedido 0s4 de margem.

Acosta na briga pela pódio (Vídeo: MotoGP)

Na curva 9, contudo, Acosta errou e acabou perdendo a segunda posição para Canet. A margem de Fernández, porém, já tinha desaparecido e baixado de 0s5.

Sem muita demora, Acosta recuperou o segundo posto e voltou a pressionar Fernández pela primeira colocação. Arbolino aproveitou e passou Canet, subindo para terceiro.

Na volta 10, Acosta tomou a ponta de Augusto na saída da curva 15, apostando na maior velocidade que apresentava. O estreante na Moto2 logo abriu um pouco de vantagem, evitando qualquer tentativa de reação do companheiro de equipe.

Canet e Arbolino, porém, seguiam se engalfinhando pela terceira colocação, o que os afastou um pouquinho da briga pela ponta. Quinto, Dixon vinha longe da briga, seguido de perto por Ai Ogura e Fermín Aldeguer.

Com oito voltas para o fim, Acosta já tinha 0s8 de margem no comando da corrida, enquanto Fernández estava 0s5 à frente de Canet. Arbolino não tinha conseguido acompanhar os ponteiros e estava isolado em quinto, diante de Ai Ogura, que tinha acabado de passar Dixon pelo quinto posto.

Outrora líder do campeonato, Celestino Vietti vinha em uma corrida bem apagadinha. O italiano era apenas 12º, 24s3 atrás do líder.

Enquanto Acosta escapava, Fernández sentia mais e mais a pressão de Canet, que tentava tomar o segundo lugar. Com quatro voltas para o fim, os dois estava separados por 0s239.

Mais atrás, Celestino Vietti passou Lorenzo Dalla Porta para assumir a 11ª colocação. Na reta final da disputa, Keminth Kubo e Taiga Hada caíram na curva 13 e abandonaram.

Com três voltas para o fim, Canet passou Fernández no saca-rolha invertido do MotorLand e tomou a segunda colocação. Rival mais próximo de Augusto, Arbolino tinha 3s6 de atraso.

Ogura, aliás, aproveitou para passar Tony e marcar Fernández de perto, impedindo o impacto do GP de Aragão na classificação do campeonato. Na volta final, Arbolino deu o troco em Ai e voltou ao quarto posto.

Nos metros finais, Dixon caiu na curva 12 e não completou a disputa. Ogura, por outro lado, passou Arbolino mais uma vez, assegurando o quarto lugar.

Moto2 2022, GP de Aragão, MotorLand, Corrida:

1P ACOSTARed Bull KTM Ajo 39min35s33721 voltas
2A CANETHP40 Kalex+2.612 
3A FERNÁNDEZRed Bull KTM Ajo+3.799 
4A OGURATeam Asia Honda+7.736 
5T ARBOLINOMarc VDS Racing Team+7.803 
6F ALDEGUERSpeed Up Boscoscuro+8.620 
7S CHANTRATeam Asia Honda+14.893 
8J NAVARROHP40 Kalex+20.014 
9J ROBERTSItaltrans Racing Team+26.758 
10C VIETTIVR46 Racing Team+31.360 
11C BEAUBIERAmerican Racing+31.501 
12L DALLA PORTAItaltrans Racing Team+31.876 
13B BALTUSRW Racing GP+31.952 
14A ZACCONEGresini Racing+32.178 
15B BENDSNEYDERSAG Pertamina+32.895 
16S AGIUSMarc VDS Racing Team+33.396 
17F SALACGresini Racing+42.998 
18M RAMÍREZForward MV Agusta+45.314 
19S CORSIForward MV Agusta+50.088 
20N ANTONELLIVR46 Racing Team+53.382 
21S D KELLYAmerican Racing+1:02.499 
22J DIXONAspar GasGasAbandonou 
23K KUBOVR46 Yamaha Master CampAbandonou 
24T HADASAG PertaminaAbandonou 
25Z VAN DEN GOORBERGHRW Racing GPAbandonou 
26A ARENASAspar GasGasAbandonou 
27M GONZÁLEZVR46 Yamaha Master CampAbandonou 
28J ALCOBAIntact GPAbandonou 
29A LOPÉZSpeed Up Boscoscuro 
30M SCHRÖTTERIntact GP 

LEIA TAMBÉM
# LCR renova com Nakagami e define dupla para temporada 2023 da MotoGP
# Pol Espargaró revela que Honda “deu chance” para seguir com equipe em 2023
# Ducati bate martelo e especifica distribuição dos modelos para temporada 2023
# GasGas anuncia chegada de Augusto Fernández e completa grid da MotoGP 2023
# Moreira renova com MSi e segue na Moto3 na temporada 2023 de olho no título
# FIM multa e suspende mecânicos da MAX por atrapalharem piloto da Tech3 em Aragão
# Vídeo: Mecânicos da MAX tentam impedir Fernández de deixar box na Moto3 em Aragão

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.