Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
MotoGP

Lowes critica indefinição da Aprilia para 2021 e dispara: “Tem uns idiotas lá”

Titular da casa de Noale em 2017, britânico criticou o tratamento dado a Bradley Smith e Lorenzo Savadori, que ainda não sabem quem será o companheiro de Aleix Espargaró neste ano. O piloto da Marc VDS na Moto2 considerou que a Aprilia não tem respeito pelas pessoas

Sam Lowes foi dispensado na metade do contrato (Foto: Aprilia)

Sam Lowes foi dispensado na metade do contrato (Foto: Aprilia)

 

Sam Lowes não guarda boas memórias dos tempos de Aprilia. Titular do time na temporada 2017 da MotoGP, o britânico não economizou nas criticas, avaliou que os italianos não têm respeito pelas pessoas e declarou que alguns idiotas fazem parte da equipe.

O irmão gêmeo de Alex chegou à classe rainha com a casa de Noale depois de aparecer como postulante ao título da Moto2 correndo com a Gresini. Mas apesar de ter um contrato de dois anos, foi dispensado na metade do vínculo depois de um ano bastante negativo.

A adaptação de Sam, contudo, não foi o único problema daquela temporada. O britânico sofreu com muitos problemas mecânicos, responsáveis, inclusive, por parte das 30 quedas sofridas ao longo da temporada. Além disso, a RS-GP mudava constantemente, uma opção do desenvolvimento da Aprilia.

Sam Lowes passou um ano muito difícil com a Aprilia na MotoGP (Foto: Aprilia)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Lowes, então, acabou substituído por Scott Redding, que enfrentou um calvário semelhante antes de também perder a vaga. O britânico acabou saindo do Mundial, foi para o Campeonato Britânico de Superbike e, depois do título, migrou para o Mundial de Superbike, onde hoje defende a Ducati.

Sam, por sua vez, voltou à Moto2 e, desde o ano passado, defende as cores da Marc VDS. Com a equipe de Marc van der Straten, o piloto da moto #22 reencontrou a boa forma e brigou pelo título, mas uma lesão na reta final da temporada o fez escorregar para a terceira colocação na classificação.

A passagem amarga pela Aprilia, porém, não foi esquecida, mas Sam acredita que hoje está claro que o problema não era com ele.

“Se outra pessoa tivesse subido na Aprilia e ido bem, eu pensaria diferente”, disse Lowes em entrevista à publicação britânica The Race. “Mas, no fim, ainda é uma piada”, seguiu.

Em 2020, a Aprilia se viu em uma confusão ainda maior por causa da suspensão de Andrea Iannone por doping. A equipe optou por esperar pelo italiano, mas o gancho de quatro anos deixou os italianos sem opção. Noale fez uma série de tentativas, mas acabou rejeitada por nomes como Marco Bezzecchi, Joe Roberts e Fabio Di Giannantonio, por exemplo. No fim, acabou por confirmar que Bradley Smith e Lorenzo Savadori, mas sem sequer apontar quem efetivamente será o companheiro de Aleix Espargaró, o que só será definido após os testes.

“Eles anunciaram os pilotos para 2021 sem anunciar os pilotos. Como você consegue chegar ao nível máximo das corridas e ser um time de fábrica, mas ainda fazer essas coisas?”, questionou. “Isso é bom para mim, pois me mostra que ainda tem coisas acontecendo lá”, comentou.

“Logo depois de mim, Scott também teve dificuldades. Aí ele foi para o BSB [Campeonato Britânico de Superbike] e venceu corridas e o título. Foi para o WSB [Mundial de Superbike] e venceu corridas, e agora estão falando dele voltar para a MotoGP”, lembrou. “Ele foi quase ridicularizado na Aprilia, pois estava jogando o macacão para o público após terminar em último, mas é assim que eles fazem você se sentir. E agora ele está de volta à ponta, pois é um ótimo piloto”, frisou.

O piloto da Marc VDS voltou a criticar a indecisão por Smith e Savadori e considerou que o britânico é quem deveria ficar com a moto. Bradley é piloto de testes da equipe e fez a maioria das corridas do ano passado.

“Tem alguns idiotas lá, é isso. Alguns idiotas que apenas escondem as próprias cagadas e não entendem a maneira como deveria funcionar. Não respeitam outras pessoas, mas nas corridas é tudo uma questão de respeito. E isso falta a eles”, apontou. “Não é legal o que eles estão fazendo com Bradley e Lorenzo, é? Obviamente, Bradley deveria ficar com a vaga se você considerar apenas esses dois pilotos. É óbvio. Mas deve ter algo mais acontecendo. Do contrário, por que anunciar alguma coisa? Você só parece estúpido. É muito estranho, e lamento por eles”, encerrou.