Yamaha abre sexto motor da temporada, e Viñales larga do pit-lane no GP da Europa

A montadora de Iwata precisou extrapolar a alocação de motores da temporada 2020 e, por isso, o espanhol vai ter de largar do pit-lane em Valência

Maverick Viñales sofreu um duro golpe na briga pelo título de 2020 da MotoGP. Terceiro colocado na classificação do Mundial, o espanhol vai ter de largar do pit-lane de Valência no GP da Europa, 5s após que a bandeira verde ser exibida, depois de a Yamaha abrir o sexto motor da YZR-M1 #12 no ano.

Viñales chegou ao circuito Ricardo Tormo preocupado com o desgaste dos propulsores Yamaha, já que não tinha mais nenhum motor disponível. No primeiro dia de treinos, porém, a montadora optou pela troca.

A escolha pelo momento da introdução do sexto motor está relacionada à punição aplicada na quinta-feira (5) pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo). A casa de Iwata perdeu 50 pontos no Mundial de Construtores e 20 no Mundial de Equipes ― a satélite SRT perdeu 37 na disputa de equipes ― por conta de um motor irregular usado no GP da Espanha.

Maverick Viñales vai largar do pit-lane no GP da Europa (Foto: Yamaha)

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“Nós estávamos esperando pela punição para tomar uma decisão, mas agora somos forçados a usar a sexta unidade”, disse Massimo Meregalli, chefe da Yamaha, à TV italiana. “Portanto, ele vai começar dos pits no domingo”, completou.

Por conta do número reduzido de corridas neste ano, a MotoGP modificou o regulamento, diminuindo para cinco motores por temporada para as fábricas que não contam com concessões. A situação de Viñales era alarmante desde o começo do ano, já que a Yamaha abriu os cinco motores ainda em Jerez, com o número 2 sendo retirado da alocação após apresentar problemas.

Yamaha nega má fé e fala em erro na interpretação do regulamento

Em nota enviada à imprensa, a fábrica de Iwata alegou que “um descuido interno e um entendimento incorreto” do regulamento levaram à infração.

“Devido a um descuido interno e um entendimento incorreto do atual regulamento, a Yamaha omitiu a notificação prévia e a obtenção de aprovação da MSMA para usar válvulas de dois fabricantes”, explicou. “A Yamaha gostaria de esclarecer que não houve malícia no uso de válvulas de dois fornecedores diferentes que foram fabricadas seguindo uma especificação de projeto comum”, reforçou.

“Depois da sanção aplicada pela FIM na quinta-feira, 5 de novembro, a Yamaha segue plenamente comprometida em apoiar seus pilotos na MotoGP e os dois times na busca pelo título. Vai ser necessário um esforço extraordinário para ainda competir pelo título de 2020 do Mundial de Construtores e pelos troféus do Mundial de Pilotos”, completou.

Marc Márquez ironiza falta de punição aos pilotos da Yamaha

Campeão vigente da MotoGP, Marc Márquez não engoliu o fato de a FIM não ter estendido a punição ao Mundial de Pilotos. A Yamaha tem três representantes no top-4 da classificação: Fabio Quartararo é o segundo, à frente de Maverick Viñales e Franco Morbidelli.

Pelas redes sociais, o piloto da Honda, que segue afastando em recuperação após fraturar o braço direito no início do ano, ironizou a falta de sanção aos pilotos.

“Agora parece que os pilotos não se beneficiam das vantagens mecânicas”, escreveu. “Tenso”, completou.

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