Yamaha define pacote aerodinâmico para Catar e destaca “progressos” com novo motor

Após dois dias de testes, a Yamaha já sabe com qual carenagem vai começar a temporada 2024 da MotoGP. O diretor Massimo Meregalli ainda se mostrou bem satisfeito com o novo motor e o equilíbrio da moto M1 em Sepang

A Yamaha levou duas versões de carenagem para os testes de pré-temporada, na Malásia. Pelo jeito, as atividades foram produtivas e a montadora japonesa já sabe qual a peça que será utilizada por Álex Rins e Fabio Quartararo no início do campeonato, em março, no Catar.

A dupla da Yamaha optou por uma carenagem sem inovações aerodinâmicas na parte lateral da M1. De acordo o diretor Massimo Meregalli, em entrevista ao site oficial da MotoGP, esta foi a versão escolhida para ser utilizada no começo do certame de 2024.

Relacionadas


“De fato, é a melhor [na parte aerodinâmica], é a especificação que vamos começar a temporada. É sempre uma questão de equilíbrio, de encontrar a carga aerodinâmica adequada, a menor resistência para maximizar a velocidade e diminuir as perdas”, afirmou o dirigente.

“Foi essa versão que todos os pilotos preferiram, até porque Álex, Fabio e o Cal Crutchlow [piloto de testes] fizeram os mesmos comentários. Para nós, é muito importante e foi bem fácil decidir com qual pacote aerodinâmico vamos começar”, acrescentou.

Fabio Quartararo vai para a quarta temporada com a marca japonesa (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Meregalli ainda comentou sobre o novo motor feito pela Yamaha. Problema da equipe nos últimos, a fábrica de Iwata se dedicou para esta temporada e alcançou altas velocidades de reta nos primeiros testes em Sepang, com Quartararo chegando a 338,5 km/h durante uma sessão. O dirigente comentou sobre a evolução da unidade de potência.

“Não é apenas um novo motor, também melhoramos na saída de curva, temos menos derrapagem, assim podemos sair da curva com mais aceleração do que no ano passado, mas também estamos freando melhor. Esse tipo de velocidade máxima pode ser enganosa porque o Fabio já estava entre os melhores em 2023, só que estamos satisfeitos com os progressos obtidos”, declarou.

MotoGP ainda acelera neste dia 8 de fevereiro, com o último teste de pré-temporada na Malásia, no circuito de Sepang. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

LEIA TAMBÉM
📌 Pequena Gresini se posiciona entre gigantes, mas com missão árdua na MotoGP 2024
📌 Marini assume batata quente, mas acerta em se descolar do irmão e encarar Honda
📌 Bastianini assume responsabilidades, mas sabe: é tudo ou nada na MotoGP 2024
📌 Acosta chega como novo Marc Márquez na MotoGP: é justo com ele?
📌 MotoGP até cresce, mas ganhar terreno no campo global vai além de novo formato
📌 KTM avança, mas ainda distante de protagonismo na MotoGP: o que falta?

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.