Yamaha lembra virada de 2006 e pede ajuda aos céus: “Ainda estamos no jogo”

Diretor da Yamaha, Lin Jarvis ficou satisfeito por ver a disputa pelo título de 2022 da MotoGP ir para a última etapa da temporada. O dirigente citou o exemplo do campeonato de 2006 e evitou jogar a toalha, mas reconheceu que a casa de Iwata depende de uma vitória de Fabio Quartararo e de uma infelicidade de Francesco Bagnaia

Lin Jarvis avaliou que a Yamaha ainda está “no jogo” na temporada 2022 da MotoGP. O diretor da equipe japonesa reconheceu que o cenário é muito difícil, mas recordou a virada na decisão de 2006 e avaliou que “tudo pode acontecer” no Mundial de Motovelocidade.

Faltando apenas o GP da Comunidade Valenciana para encerrar a temporada 2022, Francesco Bagnaia lidera a disputa com 23 pontos de vantagem para Fabio Quartararo. O francês perdeu a liderança apenas no GP da Austrália, mas venceu muito menos do que o italiano da Ducati.

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
🧮 Bagnaia põe mão na taça com vitória no GP da Malásia

Fabio Quartararo conseguiu o terceiro lugar, mesmo saindo em 12º (Foto: Yamaha)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Falando ao site oficial da MotoGP após o GP em Sepang, o diretor da Yamaha destacou que a equipe segue no jogo, ainda que reconheça que a virada é “muito difícil”.

“Ainda estamos no jogo, então temos de ficar felizes com isso”, disse Jarvis. “Nunca se sabe, mas está claro que temos de vencer a corrida, o que não é fácil, e nosso adversário tem de ter algum tipo de infelicidade, o que não é o jeito ideal de vencer, mas, ei, tudo pode acontecer neste jogo”, seguiu.

O dirigente lembrou o campeonato de 2006, quando a Yamaha saiu derrotada depois de Nicky Hayden, da Honda, virar o jogo para cima de Valentino Rossi no circuito Ricardo Tormo.

Rossi chegou à final de Valência com oito pontos de vantagem para Hayden, após o norte-americano ser vítima do fogo amigo de Dani Pedrosa em Portugal. O na época pentacampeão da MotoGP fez a pole, enquanto o adversário da Honda garantiu apenas o quinto posto no grid. Na hora da corrida, porém, o #46 largou mal e não tinha ritmo. Tentando se recuperar, caiu e, apesar de ter voltado à pista, o 13º lugar não foi suficiente. Com o terceiro lugar, Nicky garantiu virou o jogo e assegurou a única conquista da carreira com cinco pontos de margem.

“Me lembro de ir para Valência em 2006, nós éramos bem amarelos, a equipe Camel Yamaha, Valentino estava indo para lá, deveria ser uma formalidade de certa forma vencer a corrida, e o impensável aconteceu. Vale caiu e Nicky venceu o campeonato. Então eu sei que Valência é uma pista muito difícil, então tudo pode acontecer”, sublinhou.

Jarvis exaltou, ainda, a performance de Quartararo na Malásia, já que, mesmo com o dedo quebrado na mão esquerda, conseguiu o terceiro lugar após largar em 12º.

“Em primeiro lugar, esta pista não é muito fácil para nós. Sendo 12º no grid e terminar em terceiro, é significativo. Conseguir esse resultado com um dedo quebrado é impressionante”, elogiou. “E dava para ver hoje que ele estava pilotando mais uma vez do jeito dele, com o estilo dele, suave, preciso, então acho que isso deu a ele uma grande confiança e está tudo em jogo. Precisamos de um pouco de ajuda de lá de cima”, encerrou.

A MotoGP volta às pistas daqui a duas semanas, em 6 de novembro, para a disputa da etapa de Valência, que encerra a temporada. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.