Yamaha nega troca de válvulas no motor e se defende: “Não teve ganho de vantagem”

Lin Jarvis negou que a Yamaha tenha deliberadamente trocado as válvulas dos motores utilizados no GP da Espanha. Diretor ressaltou, porém, que a YZR-M1 não teve vantagem com peças fora da homologação

Lin Jarvis detalhou as circunstâncias que levaram a Yamaha a ser punida pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) por utilizar motores fora da especificação homologada no GP da Espanha. O diretor explicou que uma troca no fornecedor de válvulas ocasionou o erro, mas negou que a YZR-M1 tenha obtido uma vantagem de performance.

Na última quinta-feira, a FIM anunciou a remoção de 50 pontos da Yamaha no Mundial de Construtores, 20 no Mundial de Equipes e outros 37 da pontuação da satélite SRT por uma irregularidade com o motor da YZR-M1. A pontuação dos pilotos, contudo, não foi modificada.

Lin Jarvis negou ganho de performance com válvulas (Foto: Divulgação/MotoGP

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

A punição à casa de Iwata foi resultado de uma infração ao regulamento do Mundial, uma vez que a Yamaha desrespeitou o protocolo que obriga a obtenção de aprovação unânime da MSMA (Associação das Fábricas de Motocicletas Esportivas) para fazer mudanças no motor.

A entidade máxima do esporte, porém, não detalhou as circunstâncias da infração. E nem tampouco a Yamaha no comunicado distribuído à imprensa na sexta-feira, o que levou a conclusão de que a fábrica tinha deliberadamente substituído as válvulas pós-homologação.

Neste sábado (7), porém, o diretor da equipe detalhou o que aconteceu e explicou que toda esta situação começou por conta de uma troca no fornecedor de válvulas.

“Há um grande mal-entendido, pois as pessoas estão falando em ‘troca de válvulas’”, disse Jarvis em entrevista à emissora inglesa BT Sport. “Planejamos rodar nesta temporada com uma especificação de válvulas de um determinado fornecedor. Durante o ano passado, quando encomendamos as peças, entendemos que o fornecedor ia parar de fabricar as válvulas. A Yamaha, então, procurou outro fornecedor com a mesma especificação de válvulas. Não tinha vantagem de performance. Isso foi feito e aí [tínhamos um misto] de válvulas de ambos os fornecedores na temporada 2020”, seguiu.

“A Yamaha considerou que essas válvulas eram idênticas. O regulamento não diz que você não pode usar dois fornecedores diferentes, diz que as peças devem ser idênticas em todos os aspectos. Este foi o mal-entendido no Japão”, ressaltou. “A amostra do motor para esta temporada estava montada com as válvulas usadas, vamos chamá-la de ‘tipo A’. Mas nós começamos a temporada com oito motores com válvulas ‘tipo B’. Foi um mal-entendido inocente das regras”, frisou.

De acordo com Lin, as falhas de motor enfrentadas em Jerez de la Frontera fizeram a Yamaha abrir uma investigação e foi só aí que a fábrica constatou as diferenças nas peças.

“Aí tivemos o problema técnico e quando investigamos, descobrimos que a válvula B não só era diferente da amostra do motor, mas tinha também uma falha técnica. Alguma fraqueza. O lote produzido seguiu um procedimento diferente. Foi por isso que pedimos a MSMA para trocar as válvulas. Não conseguimos a evidência do fabricante da válvula, então retiramos o pedido e fomos buscar outra solução”, detalhou. “Mas, desde o início, fomos transparentes de que queríamos usar a outra válvula [‘tipo A’], que é idêntica, e foi [durante essa discussão] que ligou o alerta de que essas válvulas poderiam ser consideradas diferentes. Então suspendemos o uso do motor [de Jerez], exceto pelo treino e classificação na Áustria para dois pilotos. Todos os nossos motores, com exceção dos oito primeiros, agora estão montados com o ‘tipo A’”, relatou.

“Então foi um erro no protocolo, porque não teve ganho de vantagem. Deveríamos ter pedido permissão. Mas não trocamos as válvulas”, completou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Europa, antepenúltima etapa do Mundial de Motovelocidade 2020.

LEIA TAMBÉM
Yamaha registra novo caso de Covid-19 e isola cinco funcionários em Valência
Com Portugal, Indonésia e Rússia na reserva, MotoGP tem calendário provisório para 2021
Mir lidera MotoGP com menor pontuação após 11 corridas em 27 anos

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.