Petecof volta às pistas e disputa três etapas da Fórmula Regional Europeia em 2021

Último campeão da Fórmula Regional Europeia, que neste ano se uniu com a Fórmula Renault (Alpine), Gianluca Petecof está de volta às pistas. O piloto fechou um acordo com a KIC Motorsport para fazer três etapas do campeonato, a começar por este fim de semana no Red Bull Ring

F1: O SHOW DE VERSTAPPEN NA HOLANDA E O ANÚNCIO DE BOTTAS NA ALFA ROMEO | PADDOCK GP #255

Gianluca Petecof está de volta. O brasileiro de 18 anos, campeão da Fórmula Regional na temporada passada e que disputou as duas primeiras rodadas triplas da Fórmula 2 neste ano, regressa às pistas neste próximo fim de semana (10 a 12 de setembro) no Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria. O piloto chegou a um acerto com a equipe finlandesa KIC Motorsport e vai fazer três das quatro etapas restantes na temporada 2021 da Fórmula Regional, que em 2021 se fundiu com a Fórmula Renault Eurocup para virar a Fórmula Regional Europeia by Alpine.

Petecof corre entre sexta-feira e domingo no Red Bull Ring e vai fazer também as rodadas duplas em Valência, entre 25 e 26 de setembro, e em Mugello, nos dias 9 e 10 de outubro.

Em post no Instagram, Gianluca destacou a chance de disputar novamente um fim de semana de corrida na Europa. “Voltando às pistas com a equipe finlandesas KIC Motorsport pela F3 Regional by Alpine na Áustria. Categoria em que fui campeão no ano passado e é uma ótima oportunidade de me manter preparado em alto nível aqui na Europa, além de contribuir para o desenvolvimento da equipe”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Gianluca Petecof está de volta à Fórmula Regional Europeia para três etapas em 2021 (Foto: F-Regional Europeia)

O paulista, que vai completar 19 anos em 14 de novembro, não faz uma corrida desde a rodada tripla de Mônaco da Fórmula 2, em 22 de maio. Gianluca encerrou precocemente seu ciclo com a equipe espanhola Campos na categoria por falta de patrocínio. Desde então, o piloto tem dedicado o tempo a manter a forma física ao mesmo tempo em que busca reunir recursos para encontrar uma vaga competitiva na temporada 2022, tendo a Fórmula 3 como prioridade.

Correr na Fórmula Regional Europeia by Alpine neste segundo semestre tornou-se uma alternativa plausível para Petecof manter o ritmo de corrida.

LEIA TAMBÉM
+Petecof revela “período diferente” e “trabalho bem forte” para voltar em 2022
+Falta de grana interrompe trajetória promissora de Petecof. Mas ainda não é o fim

Em razão do título conquistado no ano passado com a Fórmula Regional Europeia depois de bater os então companheiros de equipe na Prema, Arthur Leclerc e Oliver Rasmussen, Gianluca chegou aos 40 pontos, número necessário para a obtenção da superlicença, documento que habilita um piloto a correr no Mundial de Fórmula 1.

O resumo do não-GP da Bélgica de Fórmula 1 (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Em entrevista recente ao GRANDE PRÊMIO, Petecof reforçou seus objetivos nas pistas. E frisou que, muito mais que um lugar na Fórmula 1, tem como grande meta viver do seu trabalho como piloto. Por isso, é preciso considerar todas as possibilidades.

“Tenho a cabeça bem aberta para o futuro. Falo isso há muito tempo que o meu objetivo, na verdade, é ser um piloto profissional do automobilismo. E hoje em dia, tem muitas categorias te dão a oportunidade de fazer isso, não só a Fórmula 1”, explicou Gianluca.

LEIA TAMBÉM
+Mercedes finalmente anuncia Russell como companheiro de Hamilton a partir da F1 2022
+AlphaTauri mantém dupla e confirma Gasly e Tsunoda para temporada 2022 da Fórmula 1
+Alfa Romeo confirma troca finlandesa e coloca Bottas na vaga de Räikkönen na F1 2022

“O objetivo principal é me manter na Europa no ano que vem, independente da categoria, mas, claro, existem alternativas interessantes: como nos Estados Unidos, a Stock Car está num nível bem interessante, mas agora nosso plano A, talvez até nossos planos B e C, em alguns cenários, é permanecer na Europa”, salientou.

Além de Petecof, a Fórmula Regional Europeia by Alpine conta com outros dois brasileiros: Dudu Barrichello e Gabriel Bortoleto. O líder do campeonato é o francês Grégoire Saucy, com 189 pontos, bem à frente do segundo colocado, Hadrien David. Zane Maloney é o terceiro na tabela da temporada 2021 depois de 12 corridas disputadas.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.