Petecof volta às pistas e disputa três etapas da Fórmula Regional Europeia em 2021

Último campeão da Fórmula Regional Europeia, que neste ano se uniu com a Fórmula Renault (Alpine), Gianluca Petecof está de volta às pistas. O piloto fechou um acordo com a KIC Motorsport para fazer três etapas do campeonato, a começar por este fim de semana no Red Bull Ring

F1: O SHOW DE VERSTAPPEN NA HOLANDA E O ANÚNCIO DE BOTTAS NA ALFA ROMEO | PADDOCK GP #255

Gianluca Petecof está de volta. O brasileiro de 18 anos, campeão da Fórmula Regional na temporada passada e que disputou as duas primeiras rodadas triplas da Fórmula 2 neste ano, regressa às pistas neste próximo fim de semana (10 a 12 de setembro) no Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria. O piloto chegou a um acerto com a equipe finlandesa KIC Motorsport e vai fazer três das quatro etapas restantes na temporada 2021 da Fórmula Regional, que em 2021 se fundiu com a Fórmula Renault Eurocup para virar a Fórmula Regional Europeia by Alpine.

Petecof corre entre sexta-feira e domingo no Red Bull Ring e vai fazer também as rodadas duplas em Valência, entre 25 e 26 de setembro, e em Mugello, nos dias 9 e 10 de outubro.

Em post no Instagram, Gianluca destacou a chance de disputar novamente um fim de semana de corrida na Europa. “Voltando às pistas com a equipe finlandesas KIC Motorsport pela F3 Regional by Alpine na Áustria. Categoria em que fui campeão no ano passado e é uma ótima oportunidade de me manter preparado em alto nível aqui na Europa, além de contribuir para o desenvolvimento da equipe”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Gianluca Petecof está de volta à Fórmula Regional Europeia para três etapas em 2021 (Foto: F-Regional Europeia)

O paulista, que vai completar 19 anos em 14 de novembro, não faz uma corrida desde a rodada tripla de Mônaco da Fórmula 2, em 22 de maio. Gianluca encerrou precocemente seu ciclo com a equipe espanhola Campos na categoria por falta de patrocínio. Desde então, o piloto tem dedicado o tempo a manter a forma física ao mesmo tempo em que busca reunir recursos para encontrar uma vaga competitiva na temporada 2022, tendo a Fórmula 3 como prioridade.

Correr na Fórmula Regional Europeia by Alpine neste segundo semestre tornou-se uma alternativa plausível para Petecof manter o ritmo de corrida.

LEIA TAMBÉM
+Petecof revela “período diferente” e “trabalho bem forte” para voltar em 2022
+Falta de grana interrompe trajetória promissora de Petecof. Mas ainda não é o fim

Em razão do título conquistado no ano passado com a Fórmula Regional Europeia depois de bater os então companheiros de equipe na Prema, Arthur Leclerc e Oliver Rasmussen, Gianluca chegou aos 40 pontos, número necessário para a obtenção da superlicença, documento que habilita um piloto a correr no Mundial de Fórmula 1.

O resumo do não-GP da Bélgica de Fórmula 1 (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Em entrevista recente ao GRANDE PRÊMIO, Petecof reforçou seus objetivos nas pistas. E frisou que, muito mais que um lugar na Fórmula 1, tem como grande meta viver do seu trabalho como piloto. Por isso, é preciso considerar todas as possibilidades.

“Tenho a cabeça bem aberta para o futuro. Falo isso há muito tempo que o meu objetivo, na verdade, é ser um piloto profissional do automobilismo. E hoje em dia, tem muitas categorias te dão a oportunidade de fazer isso, não só a Fórmula 1”, explicou Gianluca.

LEIA TAMBÉM
+Mercedes finalmente anuncia Russell como companheiro de Hamilton a partir da F1 2022
+AlphaTauri mantém dupla e confirma Gasly e Tsunoda para temporada 2022 da Fórmula 1
+Alfa Romeo confirma troca finlandesa e coloca Bottas na vaga de Räikkönen na F1 2022

“O objetivo principal é me manter na Europa no ano que vem, independente da categoria, mas, claro, existem alternativas interessantes: como nos Estados Unidos, a Stock Car está num nível bem interessante, mas agora nosso plano A, talvez até nossos planos B e C, em alguns cenários, é permanecer na Europa”, salientou.

Além de Petecof, a Fórmula Regional Europeia by Alpine conta com outros dois brasileiros: Dudu Barrichello e Gabriel Bortoleto. O líder do campeonato é o francês Grégoire Saucy, com 189 pontos, bem à frente do segundo colocado, Hadrien David. Zane Maloney é o terceiro na tabela da temporada 2021 depois de 12 corridas disputadas.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar