10º, Gasly se diz “chocado” com manobra de Ocon em Mônaco: “Desnecessário”

Pierre Gasly até comemorou o primeiro ponto conquistado na temporada 2024, mas não deixou de esbravejar contra a manobra ousada de Esteban Ocon durante a primeira volta do GP de Mônaco

Após cruzar a linha de chegada na décima posição no GP de Mônaco deste domingo (26), Pierre Gasly finalmente conseguiu somar o seu primeiro ponto na temporada 2024 da Fórmula 1. No entanto, o feito do francês acabou ficando em segundo plano, já que o incidente com Esteban Ocon logo na primeira volta fez o clima dentro da Alpine esquentar.

Tudo aconteceu um pouco antes da bandeira vermelha causada pelo acidente entre Sergio Pérez e Kevin Magnussen interromper a prova, quando a dupla da escuderia francesa contornava a Portier, a caminho da entrada do túnel. Ocon, que largou em 11º, forçou uma ultrapassagem em cima do companheiro de garagem, tentando colocar a A524 #31 em um espaço que não existia, e, desta forma, acabou sendo catapultado pelo bólido de Gasly. Ambos sofreram danos e Esteban, inclusive, teve de abandonar — a situação deixou Bruno Famin, chefe da esquadra, bastante irritado.

Claro que Pierre também não aprovou a atitude do colega e comentou sobre o ocorrido após o fim da corrida. “Como piloto profissional, você sabe o que pode fazer e o que não pode fazer, principalmente com seu companheiro de equipe”, disse o #10 ao portal Planet F1. “Ele é muito, muito bom piloto, sabe o que faz, mas só precisa mudar”, continuou.

“Fiquei bastante chocado e, você sabe, foi muito desnecessário. Para a equipe, nunca deveríamos ter uma situação assim, principalmente entre companheiros. Então, é triste. Decepcionado com a situação, e especialmente porque tínhamos instruções claras antes da corrida sobre o que fazer. Independentemente de quem se classificasse na frente, o carro que estava atrás deveria ajudar durante toda a corrida com a estratégia. Mas infelizmente isso não aconteceu”, lamentou Gasly.

As Alpine se acharam ainda na primeira volta em Mônaco (Vídeo: DAZN)

Em uma temporada tão acirrada, onde a própria Alpine, por exemplo, somou apenas dois pontos após oito etapas disputadas, Gasly deixou claro que situações assim não podem se repetir. “Definitivamente precisamos conversar. Não podemos nos dar ao luxo de perder pontos, especialmente em uma temporada como essa. Cada detalhe pode ser crucial no final do ano, e só precisamos ter certeza de que isso acontecerá outra vez”, afirmou.

Após investigação, os comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiram punir Ocon com cinco posições no grid de largada do GP do Canadá, a próxima etapa do calendário, pois o piloto não teria condições de cumprir 10s de penalização em Mônaco, já que abandonou a prova no circuito urbano. O próprio Esteban preferiu evitar mais polêmica e assumiu a culpa pelo incidente.

Gasly até aceitou as desculpas do companheiro, mas não passou pano para o prejuízo causado à equipe. “Ainda vemos um carro danificado, que não terminou [a corrida] e que potencialmente poderia somar pontos, além de que ficamos a alguns centímetros de ter os dois carros batendo no muro. No final, conseguimos sair ilesos e estou muito satisfeito por termos visto a linha de chegada e termos conseguido esse ponto”, comentou.

“Mas não queremos ver isso e, no final das contas, temos 1.200 pessoas trabalhando nos bastidores. Eles estão todos trabalhando duro para nos dar o melhor carro possível e estão todos assistindo à corrida de domingo — não deveriam ver tal situação. Então, sim, discutiremos sobre isso e faremos melhor”, finalizou.

Fórmula 1 retorna de 7 a 9 de junho com o GP do Canadá, nona etapa da temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.