Sainz mantém ponta e lidera TL3 modorrento do GP da Itália de Fórmula 1

Max Verstappen cravou duas voltas em ritmo de classificação no terceiro e último treino livre para o GP da Itália e já pareciam bastar. Mas Carlos Sainz apareceu no fim

A Fórmula 1 retornou à pista de Monza para este sábado (2) de classificação no GP da Itália e abriu o dia de atividades com o terceiro e último treino livre. Em sessão para lá de modorrenta, com mais uma demonstração de equipes poupando pneus com o novo formato de classificação em mente, pouca coisa aconteceu. Mas, na frente, Carlos Sainz superou Max Verstappen.

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Verstappen liderou praticamente toda a atividade com uma volta registrada nos primeiros minutos. Com pouco mais de dez minutos para o fim, porém, Lewis Hamilton fez um voltaço para assumir a dianteira. Só que Verstappen, com a segunda volta de classificação do dia, recuperou em ritmo de festa e parecia destinado à ponta.

Só que, aí, veio Sainz. Com apenas seis minutos pela frente, o aniversariante do fim de semana virou 1min20s912 e melhorou em 0s086 a volta de de Verstappen para ficar com a liderança, assim como já havia feito no segundo treino livre.

Hamilton foi o terceiro, seguido por Charles Leclerc, Fernando Alonso, George Russell, Kevin Magnussen, Alexander Albon e Sergio Pérez no top-10.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. Logo mais, a classificação define o grid de largada a partir das 11h (de Brasília, GMT-3). Já no domingo, a largada está marcada para as 10h.

Carlos Sainz abriu a sexta-feira na dianteira (Foto: Ferrari)

Confira como foi o TL3:

O segundo dia de atividades de pista da Fórmula 1 em Monza, na Lombardia italiana, começou com mais um episódio de alívio climático em meio a um verão europeu chuvoso: sol reinando no céu e ameaça nula de precipitação. Para o momento da bandeira verde no último treino livre do fim de semana, 27°C de temperatura ambiente e asfalto em 37°C.

A notícia da manhã foi a ação da FIA de estabelecer um tempo máximo permitido para todas as voltas, incluindo as voltas de saída dos boxes, para a classificação. O objetivo é evitar o caos que aconteceu nas tomadas de tempo de F2 e F3, além das dificuldades dos últimos anos também na F1, quando os carros diminuem demais as velocidades nas curvas buscando vácuo.

Com bandeira verde, não havia tempo a perder e bastante gente apareceu na pista logo de saída. Caso das duas Ferrari e de Sergio Pérez, após o acidente que sofreu para encerrar o dia na sexta-feira.

Na primeira rodada de voltas rápidas, Max Verstappen foi tranquilamente superior aos rivais da Ferrari, sobretudo Carlos Sainz, líder do TL2: anotou 1min21s687 contra 1min22s415 do oponente. Pérez e Lewis Hamilton se lançaram entre os dois.

Hamilton, pouco antes, passara reto pela primeira curva do traçado italiano e desfilara entre brita e gramado por alguns metros, mas sem grande prejuízo.

Após movimentados primeiros minutos, com bastante gente andando ao mesmo tempo e todo mundo registrando volta cronometrada, a pista diminuiu bastante a carga de carros. Chegou a ter somente Lando Norris, Fernando Alonso e Pérez antes da segunda carga de pneus macios para a simulação derradeira de classificação.

Max Verstappen liderou durante quase todo TL3, mas perdeu no fim (Foto: Red Bull Content Pool)

Antes, a maioria dos pilotos já havia usado macios. Apenas Lance Stroll e Alonso testaram os duros, enquanto Kevin Magnussen, Nico Hülkenberg, Yuki Tsunoda, Liam Lawson, Guanyu Zhou e Kevin Magnussen lançaram mão dos médios.

Na transmissão oficial da F1 na Inglaterra, a assessoria de imprensa da Mercedes confirmava que a equipe escolhera o pacote com pouca asa nos carros para o sábado de classificação. Na sexta-feira, Hamilton aparentava estar um tanto frustrado por ser tão mais lento que George Russell, e a explicação era a diferença nas configurações de asa. Pela equipe, provavelmente, o esquema testado por Lewis na sexta-feira será usado na corrida do domingo.

Na marca da metade do treino, Verstappen e Pérez eram os dois primeiros colocados, seguidos por Magnussen — que acabara de andar com os pneus macios pela primeira vez no dia —, Hamilton, Sainz, Norris, Oscar Piastri, Alonso, Russell e Leclerc no top-10.

Hülkenberg entrava nos boxes para uma mudança de pneus quando, logo antes, passou assustadoramente próximo a um mecânico da Aston Martin de pé nas extremidades do pit-lane do time inglês. “Cara da Aston tá lá dormindo de novo”, relatou.

De qualquer maneira, as voltas seguiam. Alexander Albon, mesmo de pneus médios, assumiu a segunda colocação. Mas não chegava a ser uma happy hour, com direito aos dois pilotos da Ferrari terem usados pneus macios usados no segundo stint.

Liam Lawson pela primeira vez fez os três treinos livres (Foto: Red Bull Content Pool)

“Carros atrás de você estão lentos”, a Aston Martin avisou a Alonso no rádio. “Sim, todo mundo está lento. Eles terão uma surpresa ruim na classificação”, respondeu o bicampeão. O que isso quer dizer fica na intepretação de cada um. Mas menos na dúvida ficou a mensagem de Norris, irritado com o tráfego. “Por que as pessoas são estúpidas e não checam os retrovisores?”, o questionamento veio após um rápido encontro com um dos carros da Alfa Romeo. Era Zhou, que recebeu advertência em seguida.

Enquanto isso, no outro carro da McLaren, Piastri escapou da pista e desfilou com vontade pela brita de Monza.

Se parecia que a atividade se encaminhava para o final sem mais atrativos, os últimos dez minutos ainda apresentaram os elementos mais interessantes do treino. Inicialmente, Hamilton superou Verstappen e virou o tempo da liderança. Mas durou pouco, porque Max vinha na sequência para a segunda volta de ritmo de classificação do fim de semana. Com isso, passou em 1min20s998 contra o 1min21s453 de Hamilton.

Verstappen líder, então, certo? Não! As duas Ferrari foram para o ataque e, embora Leclerc tenha perdido a mão no setor intermediário e ficado com volta pior que a de Hamilton, Sainz voou e encaixou 1min20s912 para superar Verstappen.

Enquanto isso, nos boxes, Pérez já aparecia fora do carro e sem capacete. A Red Bull detectara um problema no motor e decidia encerrar o treino para o mexicano. Na pista, o líder Sainz teve a atenção chamada por bloquear Piastri. Os dois chegaram até a esbarra. Mas foi isso, sem novas mudanças.

F1 2023, GP da Itália, Monza, TL3:

1C SAINZFerrari1:20.912 23
2M VERSTAPPENRed Bull Honda1:20.998+0.08623
3L HAMILTONMercedes1:21.453+0.54123
4C LECLERCFerrari1:21.486+0.57423
5F ALONSOAston Martin Mercedes1:21.711+0.79924
6G RUSSELLMercedes1:21.730+0.81825
7K MAGNUSSENHaas Ferrari1:21.884+0.97221
8N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:21.985+1.07327
9A ALBONWilliams Mercedes1:22.054+1.14218
10S PÉREZRed Bull Honda1:22.192+1.28016
11L STROLLAston Martin Mercedes1:22.245+1.33331
12L LAWSONAlphaTauri Honda1:22.296+1.38429
13Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:22.297+1.38528
14O PIASTRIMcLaren Mercedes1:22.302+1.39017
15L SARGEANTWilliams Mercedes1:22.380+1.46823
16V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:22.511+1.59930
17L NORRISMcLaren Mercedes1:22.515+1.60324
18E OCONAlpine1:22.739+1.82720
19G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:22.742+1.83030
20P GASLYAlpine1:22.852+1.94022
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