CEO da F1 destaca “incrível” Madri e vê “novo e empolgante capítulo” a partir de 2026

Stefano Domenicali, chefão da Fórmula 1, valorizou a capital espanhola que vai receber novamente a categoria a partir de 2026 e agradeceu os esforços governamentais nos últimos meses

Fórmula 1 terá mesmo uma nova casa na Espanha a partir da temporada 2026. A categoria máxima do automobilismo mundial confirmou nesta terça-feira (23) a entrada de Madri no calendário em acordo válido até a temporada de 2035.

De acordo com a F1, a pista — ainda sujeita à homologação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) — terá 5,47 km de extensão e contará com 20 curvas. O tempo estimado de volta rápida é estimado em 1min32s. Com um orçamento que gira em torno de € 100 milhões (R$ 536,4 milhões na cotação atual), o circuito terá sua reta principal na rua do IFEMA e vai seguir a estrada M-11, paralelamente ao centro de treinamento do Real Madrid.

Então, atravessará o terreno onde acontece anualmente o festival de música ‘Mad Cool’, até retornar aos pavilhões do IFEMA para completar o traçado. Usando o GP de Miami como exemplo, o IFEMA pretende inserir o estilo de vida da capital em diversas atividades extrapista, como música e gastronomia, para aprofundar a identidade da cidade junto aos fãs que estarão presentes.

Presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali comentou sobre a nova cidade a receber a categoria e preferiu valorizar os esforços governamentais, além de ressaltar a importância da capital espanhola na parte esportiva.

Domenicali valorizou a escolha de Madri pela F1 (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Madri é uma incrível cidade com heranças culturais e esportivas. O anúncio de hoje abre um novo e empolgante capítulo para a Fórmula 1 na Espanha”, afirmou o dirigente.

“Quero agradecer o IFEMA Madrid, a Comunidade Autônoma de Madrid e a prefeita pelos esforços nessa fantástica proposta. Realmente simboliza a visão da Fórmula 1 de criar um espetáculo com esporte e entretenimento que entrega o máximo para fãs, mas incluindo inovação e sustentabilidade”, completou.

Alguns dos principais atrativos da pista madrilenha são as largas avenidas de Valdebebas, com diversas conexões a vias expressas, além da pequena distância em relação ao principal aeroporto da cidade, em Barajas. Por fim, o veículo garante que a F1 “não considera viável” realizar duas corridas na Espanha em uma mesma temporada, portando a corrida em Barcelona terá apenas mais duas edições.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.