Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da Austrália de 2024

Max Verstappen sobrou no Q3 e cravou a pole do GP da Austrália em cima de Carlos Sainz. Com Sergio Pérez punido, em sexto, Lando Norris subiu para o top-3 do grid de largada

Max Verstappen parece ter deixado o circo pegar fogo para chegar apagando o incêndio com força no Q3 da classificação do GP da Austrália. Neste sábado (23), o neerlandês sobrou justamente no Q3, virou 1min15s915 e colocou quase 0s3 em cima de um brioso Carlos Sainz.

Lando Norris e Charles Leclerc vão dividir a segunda fila, já que Sergio Pérez foi punido por atrapalhar a volta rápida de Nico Hülkenberg e caiu para sexto, atrás ainda de Oscar Piastri.

George Russell voltou a bater Lewis Hamilton e parte de sétimo, com o companheiro de Mercedes na 11ª colocação. Entre eles, Yuki Tsunoda, Lance Stroll e Fernando Alonso.

Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da Austrália:

Max Verstappen larga na pole do GP da Austrália (Foto: Red Bull Content Pool)

Max Verstappen, pole: Verstappen vê pole “inesperada” e alerta para ritmo de corrida da Ferrari na Austrália

Carlos Sainz, segundo: Sainz festeja 1ª fila no GP da Austrália após “semanas difíceis”: “Quase não acreditei”

Lando Norris, terceiro: Norris celebra 3º lugar no grid da Austrália: “Fazia tempo que não ficava tão feliz”

Charles Leclerc, quarto: Leclerc lamenta 4º lugar no grid da Austrália e admite: “Não me senti confortável”

Charles Leclerc parte na segunda fila na Austrália (Foto: AFP)

Oscar Piastri, quinto: Piastri lamenta “muitos erros”, mas afirma que 3ª fila na Austrália “não é tão ruim”

Sergio Pérez, sexto: Pérez esnoba posição e mira desgaste de pneus na Austrália: “Veremos quem sobrevive”

George Russell, sétimo: Russell cita “confiança e consistência” do W15, mas lamenta 6º lugar no grid da Austrália

Yuki Tsunoda, oitavo: Tsunoda celebra 8º lugar na classificação em Melbourne: “Consegui acertar tudo”

Yuki Tsunoda foi ao Q3 na Austrália (Foto: Red Bull Content Pool)

Lance Stroll, nono: “O Q1 e Q2 foram bem fortes hoje. O carro estava desempenhando bem e encontrei um ritmo decente. Cometi um pequeno erro na curva nove no Q3 e perdi três ou quatro décimos. Estava sendo uma boa volta, então acho que poderíamos estar olhando para algumas posições mais acima se não fosse por essa oscilação. Amanhã será uma corrida de alta degradação, então acho que tudo se resume a gerenciar bem os pneus. Temos um bom carro e é uma pista divertida de pilotar, então os pontos serão o alvo amanhã.”

Fernando Alonso, décimo: Alonso se vê “desconfortável” com Aston Martin na Austrália e só quer “salvar ponto”

Lewis Hamilton, 11º: “Inconsistências mexem com a cabeça”: Hamilton fala de eliminação no Q2 da Austrália

Alexander Albon, 12º: “Fiz duas voltas, mas saí muito cedo. Não optei por um novo conjunto de macios porque durariam 2 voltas. Nunca estive nessa posição de substituir o companheiro de equipe, mas ele tem sido um verdadeiro cavalheiro. A melhor recompensa que posso dar à equipe e a ele é fazer um ótimo trabalho. Ainda estamos aguardando o chassi sobressalente, mas os circuitos que estão por vir terão muito mais deslocamentos.”

Alexander Albon caiu no Q2 da classificação em Melbourne (Foto: AFP)

Valtteri Bottas, 13º: “Chegar ao Q2 pela primeira vez nesta temporada é certamente positivo – especialmente na Austrália, um circuito onde a posição de largada é crucial. Começar mais perto dos dez primeiros amanhã deve nos permitir estar na batalha para marcar um ou dois pontos, já que sabemos que podemos lutar com os carros ao nosso lado. Geralmente, sinto que demos um pequeno passo em frente como equipe e, dado que o grid está bastante próximo, mesmo pequenas melhorias podem fazer uma grande diferença. A nova asa dianteira definitivamente ajudou no equilíbrio e na aderência do carro e vimos um desempenho geral melhor em comparação com as duas corridas anteriores. Estou ansioso para correr diante de uma torcida fantástica amanhã. É ótimo sentir todo o amor e apoio, o que me dá um grande impulso. Melbourne é sempre uma corrida fantástica e que pode ser cheia de ação. Darei tudo de mim para deixar os fãs felizes e ter uma ótima performance.”

Kevin Magnussen, 14º: “Fizemos algumas boas voltas hoje, então acho que é onde estamos com o carro, pelo menos na classificação. O 14º lugar ainda está próximo do top-10 e acho que só temos de fazer uma corrida limpa e esperar que a degradação dos pneus esteja do nosso lado amanhã. A degradação parecia boa, a grande questão é saber se o nosso ritmo de corrida é bom o suficiente. Espero que possamos ajustá-lo para ganhar pontos, pois é para isso que estamos aqui.”

Esteban Ocon, 15º: “Estamos progredindo na direção certa, mas não podemos ficar satisfeitos com o resultado e com onde estamos agora. O carro foi o melhor que tivemos desde o início da temporada e extraímos o máximo que pudemos. Eu ultrapassei os limites hoje – e ainda mais – batendo no muro na última curva durante a minha primeira volta no Q1. Tive a sorte de não sofrer nenhum dano e pudemos colocar o carro na pista rapidamente. Continuamos dando o nosso melhor até o fim e conseguimos avançar para a próxima parte da classificação. Esse foi realmente o máximo hoje, mas estamos cientes de que ainda precisamos encontrar algum desempenho para dar o próximo passo. Vimos que muita coisa pode acontecer aqui na corrida e, como vimos no passado, se você ficar longe de problemas, poderá aproveitar as oportunidades para subir no grid.”

Nico Hülkenberg, 16º: “Fui atrapalhado em minha primeira volta pelo [Sergio] Pérez, o que não foi o ideal. Depois, a minha segunda volta não foi limpa. A volta parecia promissora até a saída da curva sete, quando o vento mudou e perdi muito tempo só por causa disso. Perdi os pneus dianteiros durante o resto da volta e não consegui melhorar o suficiente. Estamos todos muito próximos no pelotão intermediário, então veremos. O desgaste que vimos nos pneus neste fim de semana talvez ofereça algumas opções interessantes e algum potencial para amanhã. Então, de qualquer forma, estou ansioso.”

Nico Hülkenberg ficou no Q1 após bloqueio de Sergio Pérez (Foto: AFP)

Pierre Gasly, 17º: “Estávamos tendo uma sessão bastante decente até a minha última volta na classificação. Parece que tivemos um pequeno problema de redução de marcha, então certamente há alguma frustração por não estar no Q2 hoje. As voltas no Q1 foram boas até essa última, a que mais importa. Ainda estamos longe de onde queremos estar – algumas coisas não estão indo como queremos – e há muitas análises pela frente. Ainda assim, tentamos maximizar o carro em condições complicadas e só temos de continuar a melhorar a nossa compreensão do que temos em mãos. Não será uma corrida fácil com a degradação dos pneus. Talvez haja algumas oportunidades e daremos o nosso melhor para obter o melhor resultado possível.”

Daniel Ricciardo, 18º: Ricciardo admite que “ficha ainda não caiu” após eliminação no Q1 na Austrália

Guanyu Zhou, 19º: “A classificação de hoje foi difícil para mim. Minha última volta estava indo muito bem, mas senti uma forte perda de downforce no último setor antes de perceber que havia perdido parte da minha asa dianteira. Teria chegado confortavelmente ao Q2, mas agora terei de recuperar mais do que o esperado durante a corrida de amanhã para lutar pelos pontos. Embora minhas últimas sessões de classificação não tenham sido as melhores, nosso ritmo de corrida pareceu bom, e você nunca sabe o que vai acontecer nesta pista. Estou ansioso para correr na frente de uma grande torcida e espero escalar algumas posições.”

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo, a largada está marcada para a 1h (de Brasília, GMT-3).

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.