Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres para GP do Japão de F1

Os primeiros treinos livres indicaram uma Mercedes extremamente forte e um Lewis Hamilton imparável em Suzuka. Enquanto isso, McLaren e Williams voltaram a ocupar as últimas posições

O GP do Japão teve seu primeiro dia com Lewis Hamilton completamente no comando das ações. Nesta sexta-feira (5), o inglês sobrou no TL1 e voou no TL2, com Valtteri Bottas bem atrás, mas superando Ferrari e Red Bull.
 
Sebastian Vettel foi bem discreto no primeiro treino e subiu para terceiro no segundo, mas tomou 0s8 do rival direto na luta pelo tetracampeonato.
 
Max Verstappen andou em quarto no TL2, batendo Kimi Räikkönen e Daniel Ricciardo, mas saiu bem irritado do carro pela dificuldade que teve paar guiar.
 
A F1 volta às pistas na manhã de sábado com o terceiro e último treino livre, marcado para 0h (de Brasília). A definição do grid de largada em Sóchi, por sua vez, acontece às 3h.
Lewis Hamilton liderou o TL1 e o TL2 com folga (Foto: Mercedes)
Confira declarações dos pilotos após treinos livres no Japão:
 
 
 
 
 
 
Esteban Ocon (Foto: Racing Point Force India)

Esteban Ocon, sétimo: "Foi um dia sólido de trabalho para começar em Suzuka e estou feliz com o que fizemos. Estou particularmente animado porque acho que podemos ter ainda mais performance na classificação. É uma pista bem difícil de acertar o balanço do carro, então o ponto é ver os detalhes. A pista é incrível e está ainda melhor que no ano passado, muito boa de guiar. Precisão é essencial, é bem fácil errar aqui".

 
Romain Grosjean, oitavo: "Foi um bom dia. Conseguimos andar muito no seco, não estávamos esperando isso, achávamos que era o TL1 no seco e o TL2 no molhado. Acho que o tempo vai ficar ainda melhor amanhã. É uma pista incrível para guiar, você quer dar o máximo de voltas possível, então estou feliz. O carro parece muito bom com tanque cheio ou vazio. Ainda temos algumas peças a serem adaptadas para a classificação, mas, no geral, estou feliz".

Marcus Ericsson, nono: "Foi outra boa sexta-feira. É muito legal voltar para Suzuka, guiar no meu circuito favorito. O carro pareceu bom hoje e, no geral, foram duas sessões positivas. Acho que seremos bem competitivos aqui e podemos evoluir ainda mais no final de semana".

 
Brendon Hartley, décimo: "Tive um dia realmente agradável em Suzuka. Usei as primeiras voltas do TL1 para pisar mais fundo e conhecer bem a pista e gostei muito. Fizemos algumas mudanças consideráveis que foram importantes para ajeitar o carro para o TL2. Foram na direção certa. O ritmo pareceu competitivo, tanto que terminei em décimo. É um sentimento positivo para amanhã"
 
Sergio Pérez, 11º: "É espetacular estar em Suzuka e com esses carros. É uma das melhores pistas do mundo e, toda volta, mesmo nos treinos livres, é muito divertida. O dia foi normal em termos de trabalho que fizemos, mas ainda posso ficar mais confortável no carro. Tentamos bastante coisa no acerto do carro e vimos o Esteban bem competitivo, então é uma boa base para amanhã. A classificação vai ser crucial e nós realmente queremos liderar o pelotão do meio".
Nico Hülkenberg (Foto: Renault)
Nico Hülkenberg, 12º: "Suzuka é uma boa pista para guiar e sempre me bota um sorriso no rosto. Foi um bom dia, as coisas correram como esperado. Entendemos facilmente a performance dos pneus, agora é hora de nos prepararmos para uma boa classificação".
 
Pierre Gasly, 13º: "Foi uma boa manhã, consegui dar algumas voltas e senti boas coisas do carro no início. Peguei bastante informação, mas infelizmente tive problemas pela tarde e aí não fiz muito no TL2. Só consegui dar uma volta rápida limpa e algumas num stint mais longo, o que significa que não aprendi muito. Foi bom que Brendon teve uma sessão limpa e podemos avançar pelos dados dele para ter uma boa classificação".
 
Carlos Sainz, 14º: "Acho que foi uma boa sexta-feira, no geral. Sem maiores problemas. O carro pareceu muito bom de manhã, conseguimos completar o programa, assim como de tarde, mas aí tivemos menos ritmo. Fizemos mudanças durante o dia, estou confiante que a gente ache novos décimos aí. Só que precisamos de uma noite de muito trabalho para termos um final de semana competitivo". 

Charles Leclerc, 15º: "O dia foi ok, com o TL1 sendo positivo para mim e o TL2 para o Marcus. Isso mostra que podemos ser competitivos aqui e que nosso carro é bem forte. É uma pena que na segunda sessão as coisas não fluíram tanto quanto na primeira para mim. Tivemos um pequeno problema mecânico no começo e bastante tráfego depois. Vamos tentar manter a pegada de evolução de sexta para sábado que temos. A pista é interessante e desafiadora, é bom guiar aqui pela primeira vez".

 
Kevin Magnussen, 16º: "Foi um feliz aniversário, claro, guiando um F1 em Suzuka. Um dia decente para o time, mas teremos trabalho durante a noite, ainda que o carro esteja aí. A Force India parece um pouco mais rápida, mas vamos esperar amanhã. O pelotão intermediário é muito apertado, mas sexta-feira é normal não termos muitas voltas limpas. O Romain teve algumas e mostrou do que o carro é capaz, ainda que a Force India possa ser melhor. O acerto ainda não está perfeito, mas tivemos bastante aderência. Acho que vamos melhorar para amanhã".
Kevin Magnussen (Foto: Haas)
 
Sergey Sirotkin, 18º: "Hoje foi minha primeira vez com um carro de F1 em Suzuka e foi fantástico. É realmente incrível como todo mundo fala. É uma pista complicada, mas divertida. Para dar uma volta rápida, você precisa de toda energia física e mental e, infelizmente, isso falta em outras pistas modernas da F1. É um prazer encarar esse desafio aqui e acho que podemos tirar coisas boas de hoje. Andei uma parte com os supermacios e sobrou quase nada do pneu, então isso é uma questão. Acho que estamos razoáveis, se fizermos tudo direitinho, estaremos perto de ir ao Q2".
 
Lance Stroll, 19º: "Tivemos um bom dia. É sempre divertido guiar aqui, a pista é fantástica, uma das minhas três favoritas. Aqui também dá para sentir bem o nível do carro. Vamos ver o que amanhã nos traz, talvez chova, mas precisamos ajeitar algumas coisas para sermos um pouco mais competitivos. Acho que ir ao Q2 será um desafio, mas tentaremos, nunca se sabe. Com certeza a chuva poderia ajudar".
 
Stoffel Vandoorne, 20º: "É bom estar de volta à Suzuka, É um baita circuito para guiar e um dos melhores sentimentos que você pode ter num carro de F1. Só fiz o TL2, então foi mais para deixar as coisas em ordem e aí vemos como tudo acontece amanhã. O foco hoje para mim era testar pneus e amanhã, chovendo, as coisas podem mudar. Não estar no TL1 muda um pouco sua forma de lidar com o final de semana, você precisa confiar ainda mais no time que está mexendo no carro e que isso vai para a direção correta".
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.