Confira declarações dos pilotos após classificação do GP de Mônaco da F1
Charles Leclerc mostrou a força da Ferrari e conquistou a pole-position para o GP de Mônaco. A Red Bull sofreu, e enquanto Max Verstappen foi apenas o sexto, Sergio Pérez terá de largar do fundo do grid
Charles Leclerc realmente confirmou todo o favoritismo e conquistou a pole-position para o GP de Mônaco, a oitava etapa da temporada 2024 da Fórmula 1, que acontece neste domingo (26). O monegasco liderou os dois últimos treinos livres e teve dificuldades para impor seu forte ritmo mais uma vez nas ruas de Monte Carlo, mas, no fim, provou que tem tudo para vencer a sua primeira corrida em casa.
Oscar Piastri terminou em segundo, apenas 0s154 atrás do companheiro de Carlos Sainz, que, por sua vez, foi o terceiro mais rápido do dia. Lando Norris ficou muito perto de ser eliminado logo no Q1, mas conseguiu dar a volta por cima e recebeu a bandeirada final em quarto, mostrando a força da McLaren pelo terceiro fim de semana seguido.
George Russell, Max Verstappen, Lewis Hamilton, Yuki Tsunoda, Alexander Albon e Pierre Gasly fecharam o top-10.
A grande decepção do dia foi Sergio Pérez, que foi eliminado no Q1 e largaria em 18º, mas acabou sendo beneficiado pela desclassificação dos carros da Haas e, por isso, ganhou duas posições no grid. A dupla da Sauber ocupou as duas últimas colocações.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Confira as declarações dos pilotos após a classificação do GP de Mônaco:
Charles Leclerc, primeiro: Leclerc coloca pressão em si mesmo após pole em Mônaco: “Precisamos dessa vitória”
Oscar Piastri, segundo: Piastri cita erro, mas se contenta com 2º lugar em Mônaco: “Bom estar na primeira fila”
Carlos Sainz, terceiro: Sainz se diz “confiante” e aposta em “rápido ritmo de corrida” após 3º lugar em Mônaco
Lando Norris, quarto: Norris celebra estar à frente de Mercedes e Red Bull em Mônaco: “Sinal positivo para nós”
George Russell, quinto: 5º, Russell vê Mercedes “competitiva” e “progredindo” após atualizações em Mônaco
Max Verstappen, sexto: Verstappen lamenta ritmo da Red Bull em Mônaco, mas admite: “Não estou surpreso”
Lewis Hamilton, sétimo: Hamilton se frustra com 7º lugar no grid em Mônaco: “Não tenho uma resposta clara”
Yuki Tsunoda, oitavo: Tsunoda elogia performance da RB após 8º no grid de Mônaco: “Fantástica e consistente”
Alexander Albon, nono: Albon celebra classificação e mira “cuidar dos pneus” para pontuar no GP de Mônaco
Pierre Gasly, décimo: Gasly vibra com 10º lugar na classificação e mira “somar alguns pontos” no GP de Mônaco
Esteban Ocon, 11º: “Foi uma classificação muito movimentada em Mônaco. Do meu lado, são sentimentos mistos. Há pontos positivos, pois fizemos algumas boas melhorias no carro para realmente estarmos na disputa pelos dez primeiros na classificação. Passamos confortavelmente no Q1, mas cometi um erro na minha volta no Q2 ao travar na curva 1, o que provavelmente nos custou uma vaga no Q3. Tínhamos ritmo e fui ao limite para otimizar tudo o que tínhamos, mas às vezes erros acontecem. Estamos largando perto dos pontos e sempre há oportunidades para melhorar em Mônaco.”
Daniel Ricciardo, 12º: “Hoje foi um dia difícil. A classificação é muito importante aqui em Mônaco e é difícil largar fora dos dez primeiros. Ontem sentimos que estávamos em um bom lugar, eu sabia que havia um pouco de coisa por vir para nós, então estava animado. Mas hoje parece que demos um passo atrás. O carro estava um pouco mais complicado em alguns lugares e eu estava com algumas dificuldades, mas não cometemos grandes erros. Pessoalmente, achei difícil colocar os pneus na temperatura ideal em uma volta. Já me classifiquei algumas vezes em posição parecida aqui e isso com certeza não facilita as coisas.”
Lance Stroll, 13º: “Acho que era possível alcançar mais hoje. Fiz alguns tempos de volta fortes para avançar para o Q2, mas depois encontrei algum tráfego durante minha última volta rápida no Q2. Isso nos custou alguns décimos. É difícil ultrapassar aqui, então é possível que tenhamos um dia difícil amanhã, mas ainda vamos lutar por pontos.”
Fernando Alonso, 14º: Alonso culpa tráfego pelo 16º lugar no grid em Mônaco: “Lugar errado, na hora errada”
Logan Sargeant, 15º: “Foi uma boa sessão para nós. Tenho pilotado bem desde o TL1 e fiquei muito feliz com minhas voltas na classificação. Senti que tirei tudo que tinha do equipamento. É difícil ultrapassar aqui, mas precisamos nos concentrar em nós mesmos, tentar fazer ultrapassagens limpas e ver o que acontece.”
Sergio Pérez, 16º: Pérez culpa tráfego por “desastre” no Q1 de Mônaco: “Acabou o fim de semana”
Valtteri Bottas, 17º: “Hoje foi um dia complicado. Toquei levemente o muro esta manhã durante o TL3, nada de grave, pois ainda pude participar da classificação no final do dia. Infelizmente, não tivemos ritmo de uma volta suficiente para avançar para o Q2. No geral, não tem sido um fim de semana fácil para a nossa equipe. Mônaco é uma das pistas mais desafiadoras do calendário. Haverá muito para investigar durante a noite, para encontrar aquele passo extra que poderá nos permitir melhorar amanhã. As coisas devem melhorar um pouco na corrida, quando tudo se estabilizar, embora não seja fácil começar no fundo do grid. Mesmo assim, nem toda esperança está perdida. Sabemos muito bem como tudo pode acontecer aqui e faremos o possível para aproveitar qualquer boa oportunidade.”
Guanyu Zhou, 18º: “Todo o fim de semana tem sido difícil até agora e a classificação de hoje não foi exceção. Não conseguimos colocar tudo — dos pneus à temperatura — na janela certa hoje e lutei muito com a falta de aderência. Em uma pista como essa, você precisa de confiança e aderência para extrair o máximo nas curvas. Em Mônaco, o sábado é o mais importante, porém, a corrida é sempre reserva surpresas e vamos tentar aproveitá-las.”
Nico Hülkenberg, desclassificado: “Acho que o carro está na mesma posição de todo o fim de semana e não foi bom o suficiente para estar entre os dez primeiros. Minha última volta no Q2 foi limpa, então estou feliz com isso. Infelizmente, não fomos rápidos o suficiente, mas largando de 12º, precisamos apostar na estratégia e correr alguns riscos para somar algum ponto. Teremos de ver como tudo se desenrola após a largada.”
Kevin Magnussen, desclassificado: “O carro tinha algum ritmo e acho que poderíamos brigar pelo Q3, e avançar ao Q3 em Mônaco é quase uma garantia de pontos. Então estou decepcionado. Abastecemos o carro para mais uma volta caso encontrássemos algum tráfego na primeira e tivéssemos de abortá-la. Comecei bem e ganhei mais de 0s1 na primeira curva, mas tive de abortar a volta. Na segunda tentativa, peguei trânsito em toda a pista e isso atrapalhou muito.”
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. No domingo (26), a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.