Confira declarações dos pilotos após GP da Inglaterra, 10ª etapa da F1 em 2021

Lewis Hamilton venceu em casa, na Inglaterra, a décima corrida da temporada, enquanto Max Verstappen ficou sem pontos ao bater depois de um toque entre os dois postulantes ao título

Lewis Hamilton conquistou uma vitória fundamental para seguir na briga pelo título da F1 2021 no GP da Inglaterra. Neste domingo (18), o inglês triunfou mesmo recebendo uma punição de 10s por um toque que gerou o abandono de Max Verstappen logo no início da corrida.

Hamilton precisou remar nas voltas finais e, tirando o doce da boca de Charles Leclerc, garantiu os 25 pontos que o recolocam firme na briga pelo octa. Leclerc foi ao pódio pela primeira vez em 2021, seguido por Valtteri Bottas.

Lando Norris chegou em quarto, com Daniel Ricciardo logo atrás. Carlos Sainz, que, assim como Norris, teve um pit-stop muito lento, foi sexto, com Fernando Alonso, Lance Stroll, Esteban Ocon e Yuki Tsunoda completando o grupo dos dez primeiros.

Pierre Gasly teve um pneu furado nas voltas finais e caiu de nono para 11º, enquanto Sergio Pérez viveu um dia caótico e foi só 16º. Além de Verstappen, Sebastian Vettel também abandonou em Silverstone.

Lewis Hamilton venceu em casa, na Inglaterra (Foto: Lars Baron/AFP)

Confira as declarações dos pilotos após o GP da Inglaterra:

Lewis Hamilton, vencedor: Hamilton se isenta de acidente na Inglaterra e vê esforço da Mercedes em GP “muito difícil”

Charles Leclerc, segundo: Leclerc diz que deu “200%” em luta inesperada com Hamilton pela vitória em Silverstone

Valtteri Bottas, terceiro: Bottas fala em problemas nas largadas, mas aponta “fim de semana forte” para Mercedes

Lando Norris, quarto: Norris lamenta erro no pit-stop que custou pódio

Daniel Ricciardo, quinto: Ricciardo vibra com top-5: “Antes tarde do que nunca”

Carlos Sainz, sexto: Sainz diz que pit-stop impediu resultado melhor, mas frisa: “Não é dia para lamentar”

Fernando Alonso, sétimo: Alonso celebra “boas lutas” e se diz “contente” com sétimo lugar na Inglaterra

Fernando Alonso chegou em sétimo na Inglaterra (Foto: Alpine)

Lance Stroll, oitavo: “Estou muito feliz com a minha corrida porque conseguimos nos sair bem depois de um começo complicado de fim de semana, marcando quatro pontos, em oitavo. Nós trabalhamos para acharmos o equilíbrio certo do carro e meio que renascemos hoje. Então, créditos ao time e a todo esforço deles nisso. A chave da corrida foi ter duas largadas fortes, ganhamos muitas posições em ambas. A estratégia foi quase a mesma de todo mundo, não estava muito fácil de ultrapassar, mas as largadas nos geraram uma boa corrida. O novo formato foi desafiador para todo mundo, mas acho que podemos aprender com isso”.

Esteban Ocon, nono: “Não foi uma corrida fácil hoje com tudo que aconteceu: a bandeira vermelha, duas largadas paradas, mas voltamos aos pontos e isso é bom. Foi bom lutar e tirar o máximo do carro hoje. A gestão do pneu foi desafiadora hoje, mas fizemos tudo bem. Claro, você sempre quer mais, mas, como equipe, temos os dois carros na zona de pontuação e essa é uma grande recompensa para o trabalho duro de todos. Voltamos ao ritmo após três corridas difíceis e a meta é segui assim na Hungria. Vamos nos preparar e trabalhar duro para isso”.

Yuki Tsunoda, décimo: “Estou muito feliz por ter saído com um ponto hoje. Tentei seguir o plano, focar na gestão dos pneus e acho que consegui bem isso. Tive um pouco de dificuldade ao longo do fim de semana e o formato diferente tornou as coisas um pouco mais difícil para mm por ser um novato, então estou satisfeito por ter saído com um importante ponto para a equipe”.

Pierre Gasly, 11º: “Honestamente, não tenho palavras. Estávamos na zona de pontuação até o final, mas infelizmente tive um furo de pneu e tive de parar com cinco voltas para o fim. Foi muito frustrante sair sem pontos depois da corrida de hoje. Mesmo assim, tem coisas positivas para tirar de hoje depois de um fim de semana difícil: o ritmo quando estava sozinho no meio da corrida foi bem bom, uma vez que consegui me livrar do tráfego. Nós, obviamente, queremos continuar a lutar por posições melhores, então vamos trabalhar duro para entender as áreas em que tivemos dificuldades neste fim de semana e torcer para sermos mais competitivos na Hungria”.

Pierre Gasly foi 11º na Inglaterra (Foto: AlphaTauri)

George Russell, 12º: “12º foi o máximo para nós hoje. Não largamos bem na primeira vez, mas na segunda, sim. Infelizmente, já perdemos algumas posições de cara. 50, 60 voltas mostram o verdadeiro ritmo do carro e, realisticamente, ainda somos um pouco mais lentos que AlphaTauri, Alpine e Aston Martin. Nos defendermos contra esses carros é sempre difícil, mas ficamos no top-12 nas últimas quatro corridas, brigando por pontos em três delas. Estamos progredindo. Foi um fim de semana incrível em Silverstone, apoio da torcida e fomos fortes. Queria que todos fossem assim”.

Antonio Giovinazzi, 13º: “Foi uma longa corrida e não muito empolgante para mim. Tivemos um bom ritmo, mas não conseguimos colocar no lugar quando era importante. Estávamos na frente de Tsunoda antes das paradas, mas fiquei preso atrás de Russell e não consegui passar. Não é fácil ultrapassar nesta pista e é desapontador ver que Yuki eventualmente acabou na zona de pontuação. Precisamos aprender com isso e focar na Hungria. É uma pista com curvas lentas e sem longas retas, então deve se adaptar melhor a nós”.

Nicholas Latifi, 14º: “Foi uma corrida bem quente e desafiadora fisicamente para mim. Foi bem sobre cuidar dos pneus e conseguimos evoluir depois de duas largadas ruins, isso é positivo. Acho que previnimos um undercut no primeiro stint e o segundo foi ok, mas difícil no fim de nos aproximarmos dos outros carros pelo ar sujo. No geral, feliz com minha performance, acho que foi uma corrida decente com o que temos”.

Kimi Räikkönen, 15º: “Não foi uma corrida ruim até o contato com Pérez. Sabíamos que seria uma tarde difícil, mas fizemos uma boa largada e conseguimos ficar no top-10 um tempo. Tive uma boa batalha com Sergio, ficamos lado a lado em algumas curvas, mas, de repente, o espaço sumiu. Não tenho certeza do que aconteceu, mas rodei e foi isso. No fim, tivemos de nos defender muito. Ainda nos falta alguma coisa para estarmos na zona de pontuação até a bandeirada. Tomara que as próximas pistas joguem mais a favor das nossas forças e possamos ser mais competitivos”.

Sergio Pérez, 16º: “Estou desapontado com meu fim de semana e com a minha performance. Não fui capaz de progredir como esperava e me vi em uma posição muito difícil com os pneus. Assim que entravamos no trem do DRS, era impossível ultrapassar as pessoas. Acho que a sétima posição era possível hoje, com um pouco mais de voltas, acho que poderia ter passado Lance e Fernando, mas, no fim, por razões estratégicas, decidimos parar para fazer a volta mais rápida. É um fim de semana para esquecer e perdemos terreno no campeonato. Precisamos reagrupar, trabalhar duro e voltarmos mais fortes na Hungria”.

Nikita Mazepin foi 17º no GP da Inglaterra (Foto: Haas)

Nikita Mazepin, 17º: “Foi duro, estava muito quente! O fim de semana foi muito positivo. Fiquei muito feliz com o equilíbrio que conseguimos extrair do carro, mas fomos lentos em comparação com os outros times, não conseguimos lutar com ninguém hoje. Obviamente, não conseguimos mudar tanto o carro como em outros fins de semana, mas acho que encontramos um bom acerto cedo no fim de semana, que talvez não tenha sido a melhor coisa na classificação, mas que funcionou bem em uma pista desgastante como esta. Tive de forçar muito duro desde o início, mas sabemos que é difícil ultrapassar nesta pista, e desgastei demais os pneus, mas acho que foi a minha melhor ultrapassagem nos últimos três anos”.

Mick Schumacher, 18º: “Não foi fácil. Infelizmente, estávamos com dificuldade com os pneus e com a abordagem que tivemos. Estávamos tentando não superaquecer os pneus nas primeiras voltas, e parece que Nikita estava forçando um pouco mais nas primeiras voltas e conseguiu manter os pneus funcionando. Terei de analisar como, já que havia muita margem para ser mais rápido. Teremos de aprender com isso e voltarmos mais fortes em Budapeste”.

Sebastian Vettel, não completou: Com rodada e abandono, Vettel se decepciona com GP da Inglaterra: “Parecia promissor”

Max Verstappen, não completou: No hospital, Verstappen diz que comemoração de vitória de Hamilton foi “desrespeitosa”

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.