Confira declarações dos pilotos após GP de São Paulo de Fórmula 1 2022

Foi um domingo de cinema para George Russell, com a primeira vitória conquistada na carreira em São Paulo. Hamilton e Sainz tiveram atuações brilhantes e completaram o pódio. Saiba o que disseram os vinte pilotos neste domingo em Interlagos

Interlagos colocou para a conta sua 39ª corrida na Fórmula 1 neste domingo (13) e viu um vencedor inédito: George Russell. Seguro do começo ao fim das 71 voltas disputadas, o britânico da Mercedes confirmou o favoritismo após a vitória na corrida sprint e vai guardar, para sempre, o dia que viveu neste GP de São Paulo.

Em segundo, e não menos brilhante, foi seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, que correu “em casa” na capital paulista e reviveu, inclusive, sua rivalidade com Max Verstappen, ao baterem na saída do S do Senna durante a prova.

Em terceiro lugar, outro piloto que entregou uma grande atuação: Carlos Sainz. O ferrarista largou em sétimo e veio escalando posições. Além disso, resistiu a um pedido do companheiro de equipe, Charles Leclerc, para trocarem de lugar na corrida.

Pódio da corrida deste domingo em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Completaram o top-10 em Interlagos: Leclerc, Fernando Alonso, Verstappen, Sergio Pérez, Esteban Ocon, Valtteri Bottas e Lance Stroll. A F1 encerra a temporada com o GP de Abu Dhabi já na semana que vem, entre os dias 18 e 20 de novembro.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira o que disseram os vinte pilotos do grid após o GP de São Paulo:

George Russell, vencedor: Russell vibra com primeira vitória na F1 em Interlagos: “Sentimento incrível”

Lewis Hamilton, segundo: Hamilton ironiza Verstappen por batida no GP de São Paulo: “Sabemos como ele é”

Carlos Sainz, terceiro: Sainz vê Mercedes “intocável”, mas enaltece pódio após problemas em Interlagos

Charles Leclerc, quarto: Leclerc diz que Ferrari “mudou de ideia” sobre inversão de posição: “Não sei a razão”

Fernando Alonso, quinto: Alonso exalta ritmo e estratégia da Alpine em Interlagos: “70 voltas de classificação”

Fernando Alonso brilhou em Interlagos e terminou a prova em quinto (Foto: Alpine)

Max Verstappen, sexto: Verstappen ignora ordem e se enerva com Red Bull em SP: “Não me peçam isso de novo”

Sergio Pérez, sétimo: Pérez dispara após Verstappen negar ajuda em SP: “Se tem dois títulos, agradeça a mim”

Esteban Ocon, oitavo: Ocon cita erro de tradução e nega recusa de ordem da Alpine: “Sabia qual era a situação”

Valtteri Bottas, nono: Bottas vê corrida “divertida” em Interlagos e celebra “trabalho muito bom” da Alfa Romeo

Lance Stroll, décimo: Stroll fala em “sensação agradável” por pontos em “fim de semana desafiador” em São Paulo

Sergio Pérez polemizou contra o companheiro Max Verstappen em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Sebastian Vettel, 11º: Vettel lamenta pneus médios em relargada no GP de São Paulo: “Deveríamos ter pontuado”

Guanyu Zhou, 12º: “No geral, podemos ficar bem felizes com nosso fim de semana, especialmente quando você olha para como largamos e compara com nossa posição final. Nosso foco era maximizar o potencial da equipe, e estou confiante de que conseguimos fazer isso. Ainda assim, hoje foi um pouco difícil para mim: o canudo do meu sistema de bebida ficou preso no capacete no começo da corrida e nós sofremos com alguns problemas no turbo, algo que precisamos investigar antes da próxima semana. Paramos cedo, nosso alvo era dar um undercut em outros pilotos, mas o safety-car no fim tornou tudo mais difícil para nós — especialmente porque não tínhamos muitos pneus sobrando. Ainda assim, é bom ver que a equipe conseguiu somar mais alguns pontos para nos dar uma boa colocação no Mundial de Construtores antes da última corrida.”

Mick Schumacher, 13º: “Aqueles pneus médios não pareceram funcionar para nós, então sofremos muito. Assim que colocamos os macios, eu fiquei muito mais confortável e me senti muito mais competitivo também. Talvez tenhamos estendido um pouco demais o primeiro stint, mas você nunca sabe quanto tempo os macios vão durar, então no geral foi bom. Às vezes é o seu ano e às vezes não, e acho que este não foi meu ano. Ainda temos mais um (GP) e vamos dar nosso melhor.”

Pierre Gasly, 14º: “Fiz tudo que pude hoje e estou feliz com minha performance, mas é frustrante não poder lutar pelos pontos. Eu consegui uma boa largada e subi para a nona posição. Fomos bem competitivos com os macios, mas sofremos com os médios. Eu lutei o máximo que pude, mas não tínhamos o ritmo e não poderíamos fazer muito mais hoje. Temos uma última chance de marcar pontos em Abu Dhabi, e espero que possamos terminar a temporada em oitavo. Será minha última corrida pela equipe, um momento animador, e eu espero que possa terminar nossa jornada juntos com estilo.”

Alexander Albon, 15º: “Nossa corrida foi boa, mas tivemos azar com o safety-car e com todos à nossa frente ganhando uma parada grátis — o que prejudicou toda nossa corrida. Fizemos um bom trabalho em termos de corrida, estava feliz com minha pilotagem, e parecia que estávamos otimizando a corrida. Eu acho que cometemos um erro com nossos pneus da largada, já que todos estavam com macios e médios, mas o safety-car nos deu uma oportunidade de parar imediamente e trocar para uma estratégia de duas paradas. É uma pena, mas vamos olhar para a frente e para a última corrida da temporada.”

Sebastian Vettel se despediu de Interlagos com um 11º lugar (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Nicholas Latifi, 16º: “Tivemos danos no assoalho ontem, o que foi reparado ao longo da noite e fez o carro ficar melhor para hoje. O pneu ficou quadrado na primeira volta, e isso afetou o ritmo de nosso primeiro stint. Foi um azar termos um pit-stop lento, o que nos fez sofrer com o ritmo a partir dali. O safety-car nos deu alguma esperança no fim, mas eu não consegui alcançar o pelotão.”

Yuki Tsunoda, 17º: “Depois das mudanças que fizemos antes da corrida, eu me senti melhor com o carro. No entanto, ainda não estava confortável e senti que não tínhamos o ritmo necessário. Normalmente, você pode dividir a estratégia no safety-car, mas hoje me mandaram continuar na minha posição, então terminamos a corrida uma volta atrás de todo mundo — sem a possibilidade de avançar. Foi um fim de semana difícil. Antes de Abu Dhabi, temos de entender o motivo de termos sofrido tanto.”

Lando Norris, 18º: “Minha largada hoje foi boa, mas foi um domingo decepcionante para nós. Em relação ao contato com Charles, acho que foi um incidente de corrida. É claro que não queria bater, segurei minha linha o máximo possível. Talvez pudesse ter deixado 5 cm a mais e ele também, mas é lamentável o que aconteceu. Pelo resto da corrida, ficamos fora do ritmo. Eu gostaria de acreditar que tivemos danos, porque estávamos muito lentos. Não tenho certeza do motivo pelo qual o carro parou, a equipe vai investigar. Não fui bem neste fim de semana, mas tive muito apoio da equipe e agora vamos focar em terminar a temporada fortes em Abu Dhabi.”

Kevin Magnussen, 19º: “Acho que nosso carro teve um ótimo ritmo durante todo o fim de semana, mas é o que é. Daniel não fez isso de propósito, o que não nos ajuda em nada, mas seguimos em frente. Nem sempre estamos onde estivemos neste fim de semana, então é uma pena que não tenhamos conseguido capitalizar totalmente hoje, pois tivemos um ótimo ritmo.”

Daniel Ricciardo, 20º: Ricciardo escancara frustração com “incidente muito pequeno com grandes consequências”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.