Confira declarações dos pilotos após GP da Emília-Romanha da F1 2022

Fim de semana absolutamente dominante para Max Verstappen, pódios para Sergio Pérez e Lando Norris, erro de Charles Leclerc. O GP em Ímola marcou a recuperação da Red Bull e a busca taurina para diminuir vantagem ferrarista

FÓRMULA 1 2022: VERSTAPPEN VENCE GP DA EMÍLIA-ROMANHA DE F1 | Briefing

Nem o mais otimista dos torcedores da Red Bull esperava um saldo tão positivo para a equipe taurina em Ímola. Max Verstappen coroou um fim de semana em que já vinha muito bem – com pole-position e vitória na corrida sprint – e triunfou, também, no GP da Emília-Romanha de F1 neste domingo (24). E foi em grande estilo, com direito a grand-chelem: volta mais rápida e vitória tendo liderado todos os giros da corrida.

Para melhorar a vida do fã energético, Sergio Pérez cruzou a linha de chegada na segunda posição. Charles Leclerc, que a poucas voltas do fim estava tranquilo na terceira colocação, acabou indo com muita sede ao pote para tentar ultrapassar o mexicano, passou agressivamente na zebra e rodou, terminando a prova somente em sexto. O pódio, portanto, caiu no colo de Lando Norris.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Só deu Red Bull em Ímola (Foto: Red Bull Content Pool)

Em boa disputa na pista até o fim da etapa, George Russell e Valtteri Bottas completaram o GP da Emília-Romanha em quarto e quinto, respectivamente. Além de Leclerc, a zona de pontos teve também, em ordem: Yuki Tsunoda, Sebastian Vettel, Kevin Magnussen e Lance Stroll.

Confira as declarações dos pilotos:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen celebra grand-chelem e domínio da Red Bull em Ímola: “Difícil alcançar algo assim”

Sergio Pérez, segundo: Pérez demonstra alívio com 1-2 da Red Bull em Ímola: “Já tivemos muito azar”

Lando Norris, terceiro: Norris celebra “trabalho de primeira” da McLaren após pódio em Ímola: “Eles merecem”

George Russell, quarto: Russell destaca “melhor resultado possível” em Ímola e vê Mercedes com sorte em 2022

Valtteri Bottas, quinto: Bottas elogia ritmo da Alfa Romeo e celebra “bons pontos” no GP da Emília-Romanha

Charles Leclerc, sexto: Leclerc lamenta “erro ganancioso” e prejuízo em Ímola: “Não pode acontecer novamente”

Yuki Tsunoda, sétimo: “Estou super feliz com o dia de hoje, especialmente por marcar pontos em nossa pista em casa. Há muitas pessoas da fábrica assistindo aqui nas arquibancadas hoje, a cada volta eu podia ver as bandeiras AlphaTauri sendo agitadas e isso me deu um grande incentivo. Quero dizer um grande obrigado a todos que trabalham tão duro no equipe. O ritmo do carro foi muito bom hoje, não esperava que fosse tão forte para a corrida, mas progredimos ao longo da semana e estou satisfeito com o desempenho que mostramos.”

Sebastian Vettel, oitavo: Vettel exalta tática e diz que Aston Martin “trabalhou muito” para pontuar em Ímola

Kevin Magnussen, nono: “Marcamos pontos novamente – ontem e hoje – então foi um bom fim de semana. Quando nos classificamos em quarto, as esperanças eram muito altas no início, mas também temos que ser realistas: sair com pontos na sprint e na corrida principal representa um fim de semana decente. No início da corrida, eu estava com pneus intermediários e cheguei ao quinto lugar, o ritmo era muito bom. A pista, então, secou. Demoramos para colocar os compostos de pista seca, então sofremos o ‘undercut’ de alguns pilotos. Nós viemos aqui e lutamos por pontos – conseguimos dois hoje, três pontos ao longo do fim de semana – então foi bastante decente.”

Lance Stroll, décimo: “Foi um fim de semana positivo para a equipe e é ótimo ver os dois carros nos pontos. Foi um ponto bem merecido para nós, porque houve uma pressão intensa durante toda a corrida, sem mencionar as condições climáticas variáveis. No início da corrida, tivemos um desempenho forte. Todos estavam lutando contra o superaquecimento dos pneus e uma pista que secava cada vez mais, mas mantivemos Hamilton atrás e pressionamos Tsunoda à frente. Assim que mudamos para o pneu médio, continuamos a mostrar bom ritmo e conseguimos nos separar do trem de carros atrás. Estou feliz que tivemos um melhor desempenho neste fim de semana e aproveitamos ao máximo as oportunidades que surgiram. O treino classificatório e a corrida foram em condições mais frias e molhadas, o que pode ter nos servido. Vamos desfrutar, mas continuaremos pressionando por mais nas próximas corridas.”

Alexander Albon, 11º: “Estou muito feliz com o resultado de hoje. Maximizamos as oportunidades e ultrapassamos alguns carros na pista com o ritmo que tínhamos. Tínhamos uma nova configuração de asa traseira para o fim de semana, que realmente nos ajudou a manter posição e foi particularmente importante na segunda metade da corrida, quando lutamos com Gasly. É uma pena termos perdido pontos por uma posição, mas estamos aproveitando as oportunidades, fazendo as coisas de maneira diferente e mostrando que podemos lutar no pelotão da frente – apesar de não termos o carro mais rápido. Eu esperava que o DRS pudesse ter sido ativado um pouco mais cedo. Tivemos seis ou sete voltas em que fomos mais rápidos que os carros à frente e, com nossos níveis de downforce, poderíamos ter passado imediatamente se tivéssemos o DRS. No momento em que foi ativado, eu estava desejando que não tivesse sido! Em geral, outro fim de semana com muitos pontos positivos para a equipe seguir para Miami.”

Pierre Gasly, 12º: Gasly diz que segurar Hamilton “não foi muito difícil”, mas lamenta corrida em Ímola

Lewis Hamilton, 13º: Hamilton reitera que está fora da briga na F1 e diz que Ímola tira “qualquer dúvida”

Esteban Ocon, 14º: “Difícil de ultrapassar na pista, com certeza. O DRS demorou a poder ser ativado. Uma vez que permitiram a ativação, a corrida estava desenhada. Em dois dias, conseguimos ultrapassar metade do grid: de 19º para 11º. Estamos com falta de ritmo no fim das corridas, muita degradação dos pneus. Mas, em geral, estou ansioso para irmos a Miami. Lá, terei novas peças de performance no carro, e estou ansioso para testá-las e ver o quanto elas podem nos ajudar.”

Guanyu Zhou, 15º: “Não é o resultado que eu queria hoje, mas ainda há muitos pontos positivos para tirar deste fim de semana: não apenas o desempenho que mostrei ao longo dos três dias, mas também como acelerei rapidamente na minha primeira corrida sprint. O fim de semana começou melhor do que o esperado e tive uma boa classificação, mas ontem (sábado) realmente comprometeu nosso resultado final. Sempre seria difícil chegar aos dez primeiros desde o pit-lane, especialmente porque hoje foi muito difícil passar, e assim que passei pela Williams, a diferença para os carros à frente era muito grande. O resto da minha corrida foi bastante tranquilo, mas ainda posso olhar para as coisas que aprendi em condições difíceis e ter certeza de que voltarei mais forte nas próximas corridas.”

Nicholas Latifi, 16º: “Foi definitivamente uma corrida muito complicada e acho que todos esperavam isso quando vimos a chuva caindo antes de irmos para o grid. As condições eram muito semelhantes às do início da corrida aqui no ano passado, por isso estou satisfeito por termos conseguido chegar ao final do GP este ano! Foi importante para mim obter essa experiência e continuar a construir minha confiança no carro, pois ainda sinto que não estou onde preciso estar. Acho que demos alguns passos, o que é positivo, e nosso ritmo no final com o pneu médio foi relativamente forte.”

Mick Schumacher, 17º: “Infelizmente, perdi posição logo no início e tive que me recuperar a partir daí. Foi bem difícil, a Williams era muito rápida nas retas, então não tinha chance de eu passar lá. Esperávamos que tivéssemos mais ritmo. Foi uma pena, mas vivemos e aprendemos, tentamos olhar para frente e fazer melhor da próxima vez.”

Daniel Ricciardo, 18º: Ricciardo admite culpa por incidente com Sainz em Ímola: “Estraguei nossas corridas”

Fernando Alonso, NC: Alonso lamenta novo abandono e diz: “Os carros são indestrutíveis. Menos o nosso”

Carlos Sainz, NC: Sainz isenta Ricciardo por abandono em Ímola e lamenta “momento difícil” em 2022

BOTTAS RENASCE EM FUNÇÃO DE ‘CHEFÃO’ NA FÓRMULA 1 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.