Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP de São Paulo da F1 2024
Oscar Piastri bateu Lando Norris e garantiu a pole na classificação sprint do GP de São Paulo nesta sexta-feira (1º). Max Verstappen ficou com a quarta colocação para o grid de largada.
As atividades em pista do GP de São Paulo começaram nesta sexta-feira (1º) e logo com uma classificação sprint para agitar o fim de semana. Na sessão, que foi marcada por muita reclamação dos pilotos sobre o asfalto recapeado de Interlagos, a McLaren dominou e puxou uma dobradinha com Oscar Piastri na ponta e Lando Norris em segundo.
Logo atrás, Charles Leclerc completou o top-3, Max Verstappen vai largar da quarta colocação e Carlos Sainz ficou com o quinto melhor tempo. Na parte de baixo do top-10 estão George Russell, Pierre Gasly, Liam Lawson, Alexander Albon e Oliver Bearman, que substitui Kevin Magnussen pelo restante do fim de semana.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de São Paulo, em Interlagos, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. No sábado (2), a corrida sprint será às 11h, ao passo que a classificação acontece às 15h. No domingo (3), a largada está marcada para as 14h. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com os repórteres Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, Luana Marino e Pedro Henrique Marum, além do fotógrafo Rodrigo Berton.

Confira declarações dos pilotos após a classificação sprint do GP de São Paulo:
Oscar Piastri, primeiro: Piastri celebra pole na sprint do GP de São Paulo, mas critica asfalto: “Muito ruim”
Lando Norris, segundo: Norris fala em “surpresa” com primeira fila da McLaren na corrida sprint: “Evolução”
Charles Leclerc, terceiro: Leclerc vê Ferrari “no contrapé” em São Paulo e aponta McLaren “particularmente forte”
Max Verstappen, quarto: Verstappen vê Red Bull “em desvantagem” em São Paulo: “Não vai melhorar na corrida”
Carlos Sainz, quinto: Sainz vê drama com pneus na classificação sprint no Brasil e mira “melhorar com macios”
George Russell, sexto: Russell vê “pista irregular” e aceita 6º no grid da sprint em São Paulo: “É onde estamos”
Pierre Gasly, sétimo: Gasly exalta Alpine e diz que ritmo em São Paulo “é parecido com México”
Liam Lawson, oitavo: Lawson cita “bom passo” em classificação e mira pontos na corrida sprint em Interlagos
Alexander Albon, nono: Albon detona falta de aderência e desgaste em São Paulo: “Pista é uma lixa”
Oliver Bearman, décimo: Bearman diz que “acordou com ligação” para correr no Brasil e vibra: “Carro muito bom”

Lewis Hamilton, 11º: Hamilton reconhece classificação sprint “muito ruim” no Brasil e critica recapeamento
Nico Hülkenberg, 12º: Hülkenberg engrossa coro de críticas a asfalto de Interlagos: “Não está bom”
Sergio Pérez, 13º: Pérez reclama de equilíbrio no SQ2 e assume “direção errada” na pista de Interlagos
Franco Colapinto, 14º: Colapinto destaca equipes “próximas” no Brasil, mas reconhece: “Não tive volta limpa”
Valtteri Bottas, 15º: “Foi bom chegar ao SQ2 hoje, especialmente depois de um começo desafiador no fim de semana. Achamos a pista muito irregular, então tivemos de ajustar bastante a configuração para a classificação. Estou feliz que fizemos isso, porque nos ensinou muito sobre a direção da configuração para o resto do fim de semana. O carro parece mais guiável agora, embora o equilíbrio ainda precise ser melhorado. Temos algum trabalho pela frente tanto para a classificação quanto para a corrida, mas primeiro é a sprint saindo de 15º. Tentaremos maximizar tudo o que pudermos, ao mesmo tempo em que nos concentramos em aprender mais sobre a configuração para os dias principais. Chegar ao SQ2 foi um passo positivo, principalmente porque chegar a esse estágio não tem sido tão comum para nós ultimamente”.
Fernando Alonso, 16º: Alonso diz que “sprint não significa nada” após 16º lugar no grid: “Será um treino livre”
Esteban Ocon, 17º: “Não podemos ficar satisfeitos com nosso resultado final na classificação sprint, mesmo que eu tenha me sentido bem com minha volta real no SQ1. Foi uma volta limpa, sem erros, mas parece que estamos faltando em algum lugar e precisamos analisar as razões do porquê e encontrar algumas melhorias para o resto do fim de semana. Amanhã é outra chance de continuar nosso aprendizado e temos de mirar em algumas melhorias. A sprint é uma oportunidade, veremos como será, e darei tudo o que puder”.
Yuki Tsunoda, 18º: “Foi uma classificação sprint difícil. Senti que a volta foi muito boa e, normalmente, deveria ter sido o suficiente para passar para o SQ2, mas, infelizmente, eu simplesmente não tinha ritmo. Estou surpreso que estamos tão longe em termos de tempos de volta. Amanhã não será uma sprint fácil começando atrás, mas darei o melhor”.
Lance Stroll, 19º: “Muitas ondulações. O principal problema foi com o asfalto e também não fomos rápidos o suficiente. Então vamos ver o que dá para fazer amanhã. Não temos o mesmo ritmo do carro do ano passado para terminar no pódio. Então, não estou muito confiante como há alguns meses, mas vamos ver o que podemos fazer”.
Guanyu Zhou, 20º: “Hoje não foi o nosso dia. O treino livre mostrou que a pista é muito irregular e que teremos de trabalhar duro para encontrar a configuração certa. A classificação sprint foi uma sessão decepcionante para mim, pois, infelizmente, administramos mal o nosso tempo. Quando eu estava em posição de começar a volta, o tempo já tinha esgotado. Embora seja frustrante, já que arruinou nossa posição inicial para a sprint de amanhã, ultrapassar é possível, e veremos o que pode ser feito. Por enquanto, precisamos entender o que deu errado. Amanhã é um novo dia para melhorar as coisas”.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

