Confira declarações dos pilotos após treinos livres do GP da Itália de F1 2023

O espanhol fez a alegria dos tifosi da Ferrari nesta sexta-feira ao cravar a volta mais rápida do dia em Monza. Max Verstappen ficou apenas na quinta posição

Sergio Pérez na caixa de brita (Vídeo: DAZN)

Carlos Sainz comandou a festa da Ferrari nesta sexta-feira (1º) ao cravar 1min21s355 e fechar o dia como o mais rápido dos treinos livres em Monza. Logo na sequência, Lando Norris, da McLaren, com Sergio Pérez, que rodou e foi parar na brita ao final da atividade, na terceira posição.

Na quarta colocação, outra boa atuação de Oscar Piastri, mostrando que os papaias seguem em franca evolução. O líder do campeonato, Max Verstappen, terminou em quinto, 0s276 atrás do espanhol, enquanto Charles Leclerc teve dificuldades para cravar a sexta posição do dia.

Em sétimo, tivemos mais um grande desempenho de Alexander Albon. O tailandês da Williams ficou à frente do bicampeão Fernando Alonso. Na nona colocação, George Russell clama por melhoras da Mercedes com os pneus macios, enquanto Nico Hülkenberg fechou o top-10 na Itália.

Lando Norris fechou a sexta-feira em 2º na Itália (Foto: McLaren)

Destaque negativo fica para o 17º lugar do heptacampeão Lewis Hamilton. Mais cedo, Felipe Drugovich participou do TL1 com a Aston Martin e foi o 18º na atividade, com 1min24s140 e 24 voltas completadas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. Amanhã, o TL3 abre o dia às 7h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação define o grid de largada a partir das 11h. Já no domingo, a largada está marcada para as 10h.

Confira o que disseram os pilotos nesta sexta-feira:

Carlos Sainz, primeiro: Sainz fala em “dia positivo” após liderança no TL2 em Monza: “Carro reencontrou ritmo”

Piastri brilhou em Monza e ficou em quarto no TL2 (Foto: McLaren)

Lando Norris, segundo: Norris minimiza resultado dos treinos e diz que McLaren “não é tão boa quanto parece”

Sergio Pérez, terceiro: Pérez minimiza acidente no TL2 e diz que teve “melhor sexta-feira” de 2023

Oscar Piastri, quarto: Piastri espera McLaren forte em volta rápida, mas vê 1º dia só “razoável” na Itália

Max Verstappen, quinto: Verstappen diz que Red Bull usou sexta-feira na Itália para testar “diferentes configurações”

Charles Leclerc, sexto: Leclerc admite dificuldade em ritmo de classificação na Itália: “Não estava ótimo”

Verstappen ficou em quinto no TL2 na Itália (Foto: Red Bull Content Pool)

Alexander Albon, sétimo: Albon vê Williams “no bolo” na Itália após 7º lugar na sexta-feira: “Carro parece bom”

Fernando Alonso, oitavo: Alonso se revolta com classificação e pede desculpas a fãs em Monza: “Não viram carro”

George Russell, nono: Russell faz coro a Hamilton e pede “melhora com pneus macios” para Mercedes na Itália

Nico Hülkenberg, décimo: “O TL2 com trechos longos foi interrompido pela bandeira vermelha, então elas prejudicaram um pouco nosso plano e ainda não temos todas as informações e dados para domingo. Durante uma volta, senti-me bastante confiante e bem no carro, mas não entramos realmente no período de alto consumo de combustível, por isso é difícil comentar. Sabemos que, com a alocação alternativa de pneus, teremos de ver como isso muda as coisas. Imagino que isso mudará um pouco a dinâmica e tornará mais difícil para nós sobrevivermos ao Q1. Este é o desafio de amanhã, mas estamos preparados”.

Fernando Alonso foi oitavo colocado no TL2 (Foto: Aston Martin)

Kevin Magnussen, 11º: “Tivemos uma boa sexta-feira. Acho que mostramos um ritmo um pouco melhor do que nas últimas corridas, mas sabemos que é apenas o primeiro dia. Já tivemos uma boa aparição no TL2 antes, e depois no TL3 e na classificação, a história foi diferente. Mesmo assim, foi um dia positivo e, claro, espero que consigamos manter o ritmo durante uma volta. Ainda assim, com consumo de combustível alto, não parecia ótimo, mas precisamos aproveitar o que pudermos”.

Valtteri Bottas, 12º: “Correr na frente de tantos colegas da nossa fábrica em Hinwil e com tantas camisas da Alfa Romeo nas arquibancadas é especial, pudemos sentir o apoio dos fãs e esperamos poder retribuir este amor no fim de semana. Nossa sexta-feira não foi das mais tranquilas, a começar por um pequeno problema de software, que corrigimos, mas que nos custou algum tempo na primeira sessão. Fizemos alguns progressos no TL2 e ainda temos uma atividade pela frente para melhorar a afinação antes da classificação. Precisamos trabalhar esta noite e dar um passo em frente para sermos competitivos”.

Pierre Gasly, 13º: “É ótimo pilotar novamente em Monza. Na pista, foi um dia bastante sólido, embora nada espetacular para nós, em que realizamos um set-up específico de muito aprendizado para a equipe. É claro que, nas tabelas de tempo, não estamos onde pretendemos estar, mas sabemos o que melhorar e esperamos que amanhã estejamos em uma posição mais forte. Há um longo caminho a percorrer no fim de semana e, agora, vamos analisar os dados e encontrar uma rumo para o acerto da classificação”.

Yuki Tsunoda, 14º: “Tivemos um dia normal. Concluímos alguns testes no TL1 e ainda há mais desempenho do carro por vir. Conhecemos nossas limitações e precisamos encontrar alguns décimos para podermos estar entre os dez primeiros. Demos um grande passo na velocidade de reta, com a qual normalmente sofremos, e agora estamos provavelmente na parte superior do grid. Por causa da bandeira vermelha, só conseguimos fazer algumas voltas, por isso precisamos ver como nos sairemos amanhã. Eu definitivamente quero chegar ao Q2, possivelmente até ao Q3, então analisaremos mais profundamente os dados esta noite e estaremos prontos para a classificação”.

Gasly já venceu em Monza na carreira (Foto: Alpine)

Esteban Ocon, 15º: “É sempre especial pilotar aqui em Monza, uma pista tão icônica, e é bom estar diante dos fãs italianos, especialmente depois do cancelamento de Ímola no início desta temporada. Acho que estamos no caminho certo, nossa sexta-feira foi movimentada. Há algumas coisas diferentes que precisamos considerar para sermos mais competitivos nesta pista de alta velocidade. A chave será preparar o acerto antes de amanhã para o que será uma classificação movimentada. Temos trabalho a fazer esta noite e sei que todos estaremos nos esforçando para estar em boa posição para a corrida de domingo”.

Logan Sargeant, 16º: “Foi muito complicado hoje, tenho certeza que todos estão achando complicado com o pouco downforce que temos aqui, mas definitivamente há algo para encontrar amanhã. Não creio que estejamos muito longe, mas queremos dar alguns passos à frente. Tenho certeza que, na classificação, teremos de evitar o caos que Monza normalmente traz, colocar os pneus na janela certa e fazer boas voltas para que fiquemos em uma boa posição. O objetivo é dar um passo de cada vez, primeiro chegar ao Q2 e depois pensar no resto”.

Lewis Hamilton, 17º: Hamilton pede que Mercedes “melhore em ritmo de classificação” para sábado na Itália

Liam Lawson, 18º: “Concluímos tudo o que queríamos hoje, o que é importante, e ainda temos mais tempo amanhã durante o TL3 para nos prepararmos para a classificação. A mudança de compostos é algo que não experimentei na Fórmula 1, mas vou focar apenas no meu aquecimento de pneus para extrair o máximo, especialmente do composto duro no Q1. Yuki [Tsunoda] tem sido ótimo como companheiro de equipe, e Daniel [Ricciardo] deu todos os conselhos que pôde antes da corrida da semana passada, têm sido super solidários, além, também, de toda a equipe, tentando me atualizar o mais rápido possível. Trata-se apenas de melhorar e me sentir confortável”.

Lewis Hamilton quer carro melhor para ritmo de classificação na Itália (Foto: Mercedes)

Guanyu Zhou, 19º: “É ótimo estar em Monza, nossa corrida em casa, a atmosfera é incrível, mas apesar de todo o entusiasmo, nosso trabalho hoje ficou aquém do que esperávamos. Tivemos um problema técnico no início do TL1, mas, no geral, tive a sensação de que algo não estava certo ao longo das sessões. Precisamos entender o que está errado e dar um passo à frente amanhã. Vamos todos trabalhar muito para ter um bom desempenho na classificação e levar para casa um bom resultado para a equipe no sábado e domingo”.

Lance Stroll, 20º: “Não sei onde estamos, pois ainda não consegui completar uma volta graças a um problema no sistema de combustível que me impediu de marcar tempo no TL2. A equipe coletou alguns dados de Felipe [Drugovich] e Fernando [Alonso], pelo menos, então temos algo em que trabalhar amanhã”.

Felipe Drugovich, TL1: Drugovich exalta “carro fantástico” da Aston Martin em Monza: “Fiquei confortável”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.