Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP da França da F1 2022

Carlos Sainz foi o mais rápido no primeiro dia de treinos em Paul Ricard, com 1min32s527. 0s101 mais lento, Charles Leclerc garantiu a dobradinha da Ferrari, com Max Verstappen fechando o top-3

TUDO SOBRE A SEXTA-FEIRA DE TREINOS LIVRES DO GP DA FRANÇA DE F1 | Briefing

Carlos Sainz foi o mais rápido no primeiro dia de treinos para o GP da França de Fórmula 1. O piloto da Ferrari cravou 1min32s527 na melhor de 21 voltas na tarde desta sexta-feira (22) e liderou a dobradinha da marca de Maranello com 0s101 de frente para Charles Leclerc.

Líder do Mundial, Max Verstappen ficou a 0s550 do espanhol e assegurou o terceiro melhor tempo, diante de George Russell. Lewis Hamilton, que ficou de fora do primeiro treino do dia, garantiu a quinta melhor marca, 0s990 atrás do ponteiro.

Carlos Sainz foi o mais rápido do dia (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lando Norris cravou 1min33s607 e garantiu o sexto tempo, diante de Pierre Gasly, Kevin Magnussen e Daniel Ricciardo. Sergio Pérez fez 1min34s060 e completa o rol dos dez mais rápidos.

Fernando Alonso colocou a Alpine na 11ª colocação, seguido por Valtteri Bottas, Sebastian Vettel, Yuki Tsunoda, Lance Stroll, Alex Albon, Guanyu Zhou, Esteban Ocon, Mick Schumacher e Nicholas Latifi. Nyck De Vries e Robert Kubica ficaram com as duas últimas colocações, já que só fizeram o primeiro treino do dia.

Confira as declarações dos pilotos após a sexta-feira de treinos:

Carlos Sainz, líder: Sainz já pede foco no domingo por punição e vê Ferrari “com margem de melhora” na França

Charles Leclerc, segundo: Leclerc ressalta bom ritmo da Ferrari e vê pneus como chave para pole na França

Max Verstappen, terceiro: Verstappen reclama de equilíbrio da Red Bull na França, mas pondera: “Estamos testando”

George Russell, quarto: Russell vê Mercedes “atrás de onde gostaria” na sexta-feira do GP da França

Lewis Hamilton, quinto: Hamilton vê retrocesso da Mercedes em Paul Ricard: “Carro não é espetacular aqui”

Lewis Hamilton finalmente foi à pista (Foto: Mercedes)

Lando Norris, sexto: Norris vê progresso com atualizações do MCL36, mas diz: “Não é como sonhava”

Pierry Gasly, sétimo: “Claramente, em termos de desempenho, voltamos ao top-10 com o quinto lugar de manhã e o sétimo durante a tarde. A sensação do jeito que o carro se comportou é que foram positivas as novidades que trouxemos para o fim de semana. É ótimo ver esse conjunto funcionar na minha corrida de casa e poder olhar todas essas pessoas na pista. Temos de trabalhar para entender o que testamos hoje e passar por todas as informações para a classificação de amanhã. A maneira que a frente do carro reage é melhor, mais reativa, especialmente nestas curvas longas onde costumávamos ter dificuldades e superaquecer os pneus. Ainda superaquece, é algo que temos de olhar para a corrida, mas deve ser uma prova divertida.”

Kevin Magnussen, oitavo: “Não acho que foi um dia ruim. Demos um salto decente entre o TL1 e o TL2. Não pareceu muito bom no TL1, mas fizemos algumas mudanças e achamos algum ritmo. Tomara que possamos levar isso para amanhã e tenhamos um bom TL3, indo para a classificação. É muito impressionante como a equipe está encontrando ritmo no carro apesar de não ter atualizações, então estou muito feliz com isso e empolgado para ver como será o carro quando tivermos atualizações”.

Daniel Ricciardo, nono: Ricciardo vê bom treino na França, mas avisa McLaren: “Temos dever de casa”

Sergio Pérez, décimo: Pérez volta a falar em desconforto com RB18, mas pede “trabalho e compreensão” na França

Kevin Magnussen (Foto: Haas F1 Team)

Fernando Alonso, 11º: Alonso culpa calor por falta de rendimento da Alpine: “Não estamos satisfeitos”

Valtteri Bottas, 12º: “Ao entrar no carro no início do TL2, precisei de algumas voltas para entrar no ritmo, mas consegui um bom feeling com o carro logo de cara. O pelotão intermediário parece mais próximo do que o normal, e tenho a sensação de que tem mais para vir, tanto do carro quanto de mim. Estou ansioso para a classificação. Acho que temos uma boa chance de ir bem”.

Sebastian Vettel, 13º: Vettel mira vaga no Q2 e brinca: “Fui um pouco mais rápido do que com carro de 100 anos”

Yuki Tsunoda, 14º: “Pude comparar com Pierre hoje pela manhã, algo que nos dá informações para amanhã. Houve uma diferença clara com o novo pacote hoje à tarde desde a primeira volta rápida, então estou feliz com isso. Será desafiador, mas baseado no desempenho que tivemos hoje, é possível ser positivo. Temos de ajustar algumas coisas, mas espero que dê para fazer ajustes finos no TL3 para ir ao Q3 da classificação. Não tive um desgaste insano de pneus, isso é positivo, mas a corrida será com mais calor, teremos de ver.”

Lance Stroll, 15º: “Hoje foi um bom dia. O carro pareceu ok — particularmente nos long-runs que fizemos no TL2 —, mas estava, definitivamente, calor para todo mundo nesta tarde. Vamos olhar para os dados esta noite e ver no que podemos trabalhar para amanhã. É um pelotão apertado, então é duro prever onde exatamente estaremos na classificação”.

Alex Albon, 16º: “Foi um bom dia para nós, pois o carro estava muito bem neste circuito, então estou me sentindo positivo. Espero que possamos usar isso e fazer um pouco mais e sair ainda mais fortes para amanhã. Enfim, estou muito feliz com o dia de hoje.”

Sebastian Vettel (Foto: Aston Martin)

Guanyu Zhou, 17º: ““Foi um dia bastante tranquilo para mim, passamos por tudo o que havíamos planejado alcançar sem problemas. Estava muito quente lá fora, muito complicado em termos de gerenciamento de pneus, mas é o mesmo para todos e a chave será encontrar a melhor maneira de ajustar o carro. O TL1 foi muito bom e eu estava muito confortável, enquanto no TL2, onde tentei encontrar um acerto diferente no carro, eu pessoalmente lutei um pouco. No entanto, acho que a direção que precisamos tomar para amanhã está clara, então, estou ansioso para a qualificação. Olhando para nossas performances hoje, acho que parecemos mais fortes do que na Áustria e isso é um bom passo à frente, mas novamente está super apertado na batalha do meio do grid, e os pneus farão a diferença. É sobre obter boas voltas na qualificação e evitar o tráfego. Amanhã será um desafio e domingo também, dado o calor e a temperatura, mas mal posso esperar para me colocar no jogo”.

Esteban Ocon, 18º: “Nas sessões de hoje, tentamos coisas diferentes em ambos os carros. O objetivo era coletar uma grande quantidade de informações. Experimentamos pneus macios e médios, andamos com combustível alto e baixo e agora temos uma boa leitura das informações que nos permitem fazer os ajustes apropriados no carro para amanhã. Certamente, há mais por vir”.

Mick Schumacher, 19º: “Às vezes, você quer tentar ir ao limite e foi isso que fiz, e carregar muita velocidade naquela curva é útil em termos de tempo de volta e, talvez nesse sentido, tenha sido demais. O carro pareceu bom essa manhã, um pouco pior de tarde, então vamos analisar o motivo e tentar entender como podemos torná-lo melhor, mas não vejo motivo para não entrarmos outra vez naquela janela amanhã”.

Nicholas Latifi, 20º: “No geral, foi um dia complicado direto do TL1 – eu simplesmente não tive a melhor sensação com o carro, o que é algo que teremos que investigar para ver se havia algo errado. Acho que não houve nada relacionado à atualização, o que é um bom sinal, então teremos que ver. É positivo que tenhamos bons dados entre os dois carros e agora estejamos rodando no novo pacote aerodinâmico, o que significa dados duplos para a equipe. Vamos ver o que podemos fazer durante a noite e amanhã.”

Nyck De Vries, 21º: “Estou muito grato pela oportunidade, grande experiência. É claro que foi bom voltar a um carro tão rápido e meio que partir do zero em relação ao que eu costumo fazer. No geral, ótima sessão e grande oportunidade. Passamos pelos itens de tínhamos de testar e deu para fazer bastante trabalho para a equipe. Foi uma boa atividade e fiquei confortável no carro. A equipe deu muito apoio e pegamos as informações que precisávamos. Lewis [Hamilton] foi incrível também, deu bastante apoio. Angela [Cullen] também me ajudou, o que foi muito legal. No geral, treino muito produtivo.”

Robert Kubica, 22º: ““Foi uma sessão movimentada do meu lado da garagem: tínhamos muitas coisas para fazer em 60 minutos, desde saídas para analisar os dados no início da sessão até um cronograma apertado na parte final da hora. Foi, definitivamente, quente lá fora e não eram as condições mais fáceis. Ainda assim, é sempre bom guiar um carro de F1 e ajudar a equipe a se ajusta em uma pista. A sensação com o carro foi bem diferente dos meus testes anteriores, talvez por causa do calor. Vai ser interessante analisar os dados com os engenheiros e entender melhor o que encontramos, para tornar o carro melhor para amanhã e o restante do fim de semana”.

GASLY VAI VER BONDE PASSAR COM MAIS UM ANO NA ALPHATAURI EM QUEDA?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.