Bortoleto agradece “apoio e paciência” de brasileiros para estreia na F1: “Estão malucos”
Gabriel Bortoleto diz que torcida tem expectativas por retorno do Brasil ao grid da F1, mas que entendem qual é o momento da Sauber
O Brasil está de volta à Fórmula 1 com Gabriel Bortoleto. Quando o piloto da Sauber entrar na pista no GP da Austrália deste fim de semana, ele vai encerrar um jejum de sete temporadas sem um representante do país escalado para disputar um campeonato completo na categoria. O jovem de 20 anos reconheceu a expectativa que existe em cima dele, mas destacou a torcida brasileira tem se mostrado paciente e compreensiva pelo fato de Bortoleto estar em uma das equipes de fundo de grid.
Bortoleto chegou à F1 mostrando ótimos predicados, principalmente nos dois últimos anos, quando venceu a Fórmula 3 e Fórmula 2 de forma seguida — repetiu o que fez Oscar Piastri em 2020 e 2021. Diferente do australiano, o brasileiro saiu das categorias de base para assumir um posto como titular. No entanto, depois de um ano como reserva na Alpine, Piastri estreou na F1 pela McLaren e teve a chance de ser competitivo e buscar alguns pódios logo em sua primeira temporada na categoria, em 2023 — no ano passado, venceu duas corridas.
A realidade de Bortoleto na temporada de 2025 será bastante peculiar. Como a expectativa é que a Sauber ande nas últimas colocações, o desempenho do brasileiro será comparado diretamente com Nico Hülkenberg, seu companheiro de equipe. Segundo o estreante na F1, este cenário tem sido compreendido por parte da torcida.
“O Brasil está maluco agora. É incrível ver o montão de fãs brasileiros me apoiando”, declarou Bortoleto em entrevista ao portal neerlandês RacingNews365.

“Foram oito anos sem brasileiros na F1, um país que teve ótimos talentos — [Ayrton] Senna, [Nelson] Piquet, [Emerson] Fittipaldi, [Rubens] Barrichello, [Felipe] Massa, então, pilotos muito bons. De repente, paramos de ver brasileiros na F1. O país sentiu muita falta de ter um piloto no grid, então tem sido um privilégio representar o Brasil”, prosseguiu.
“Quero alcançar grandes coisas para eles [brasileiros] no futuro. Eles têm sido muito bons comigo e sabem qual é a situação de agora. A torcida tem sido paciente, eles esperam mais para os próximos anos”, completou.
Bortoleto também sabe que existe uma expectativa em torno do desempenho dele, por mais que os torcedores têm demonstrado paciência por conta do fato que a Sauber não dará ao brasileiro um carro competitivo. O piloto não vê esse fator como uma pressão extra, mas como um impulso para progredir na F1.
LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Hamilton e Ferrari roubam cena em casamento que já deu certo na F1
+ GUIA 2025: Ferrari assume risco de ir do céu ao inferno em nome do título na Fórmula 1
+ GUIA 2025: Leclerc encara tarefa inglória de responder euforia por Hamilton na pista
+ GUIA 2025: Sem Hamilton, Mercedes precisa de novo CNPJ para sair da mediocridade na F1
“Não considero que ter expectativa seja algo ruim. Se esperam algo de você, é que confiam no seu potencial, que se pode alcançar grandes coisas. Se ninguém espera nada, ai é por não acreditarem em você”, disse Bortoleto.
“Acho muito positivo essa expectativa por parte dos brasileiros. Considero algo bom, pois eles tem apoiado bastante. Claro, eles podem ficar frustrados se não vencermos corridas porque eles querem ter ver o país no topo. Entendo totalmente, mas pego isso como um impulso. Sempre foi algo positivo para mim”, encerrou Bortoleto.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.
LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Russell sobe na hierarquia e assume desafio de liderar Mercedes
+ GUIA 2025: Antonelli começa trajetória na F1 com pressão de meio mundo nas costas
+ GUIA 2025: Racing Bulls tenta disfarçar, mas rótulo de equipe secundária é inevitável
+ GUIA 2025: Tsunoda e Hadjar vivem fases opostas com Lindblad à sombra na Racing Bulls
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

