GUIA 2025: Alpine flerta com Colapinto e já frita Doohan antes mesmo da abertura

Com Jack Doohan promovido de forma prematura após o anúncio da saída de Esteban Ocon, a Alpine tem em mãos um titular indesejado e com os dias contados. Agora, o time de Enstone tenta achar a forma menos conturbada de promover Franco Colapinto do posto de reserva, enquanto Doohan corre contra o tempo

A Alpine vive uma situação inusitada e única entrando na temporada 2025 da Fórmula 1, a última da equipe com motores Renault. No entanto, ao invés da narrativa principal ao redor de Enstone estar centrada na chegada da unidade de potência da Mercedes em 2026, o assunto mais comentado é a situação envolvendo Jack Doohan, piloto novato que nem sequer estreou, mas já entra pressionado pela presença de Franco Colapinto como reserva. 

Em 2024, a Alpine anunciou pouco depois do GP de Mônaco que Esteban Ocon não continuaria com a equipe para 2025. Com isso, uma vaga se abriu e, naturalmente, era de se imaginar que Doohan seria cogitado. Mesmo com uma carreira pouco impressionante nas categorias de base, o australiano já ocupava o posto de reserva em Enstone pela terceira temporada seguida e é cria da academia do time. 

Somando isso à onda atual da Fórmula 1 de promover novatos — ao todo, seis pilotos vão fazer a primeira temporada completa em 2025 — era compreensível que a Alpine olhasse para Doohan como plano A. No entanto, com isso em mente, a equipe escolheu não explorar o mercado de pilotos ou ter paciência e logo anunciou o australiano em agosto. 

LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Hamilton e Ferrari roubam cena em casamento que já deu certo na F1
+ GUIA 2025: Red Bull tenta esquecer tormenta e tem Verstappen como norte rumo à calmaria
+ GUIA 2025: Lawson chega à Red Bull sob pressão e liga ‘modo sobrevivência’

GUIA 2025: Verstappen busca penta da F1 em tempos de desconfiança na Red Bull
GUIA 2025: F1 chega aos 75 em ano que promete com Hamilton-Ferrari e Brasil no grid

Jack Doohan é novidade na Alpine. Mas por quanto tempo? (Foto: Alpine)

Àquela altura, a equipe já tinha perdido a corrida por Carlos Sainz, mas ainda não tinha visto o que estava por vir no grid. A Williams, com Logan Sargeant em baixa, colocou Franco Colapinto no lugar do americano a partir do GP da Itália, praticamente uma semana depois da contratação de Doohan. E o argentino surpreendeu. 

Com 5 pontos somados em quatro provas, Colapinto chamou a atenção das equipes do grid que ainda não tinham o futuro definido, inclusive da poderosa Red Bull, que vivia a novela Sergio Pérez, e da Sauber, que buscava um companheiro para Nico Hülkenberg. No entanto, a Alpine, que tinha acabado de contratar Doohan, surpreendentemente se colocou na briga pelo argentino, já causando o primeiro constrangimento entre equipe e piloto. 

No final das contas, um fim de temporada bastante acidentado e o preço elevado do argentino afastaram qualquer equipe de assinar com Colapinto para 2025. Mas, quando parecia certo que o #43 ia ficar ao menos um ano na espera por uma vaga, a Alpine se recolocou na briga pelas mãos de Flavio Briatore e contratou o jovem piloto para o cargo de reserva. 

Porém, não levou muito tempo para que os pontos fossem ligados. A Alpine não quer Doohan desde que viu o potencial de Colapinto, e Briatore parece estar apenas aguardando o momento certo para fazer a troca de uma maneira mais ética — se é que há uma forma ética de se promover tal mudança na F1. 

Flavio Briatore tem colocado Jack Doohan contra a parede em 2025 (Foto: AFP)

LEIA MAIS
GUIA 2025: “A chance de entrar na F1 só passa uma vez”: Bortoleto dá pontapé inicial em sonho
GUIA 2025: McLaren retoma grandeza, mas agora briga por Mundial de Pilotos é obrigação
GUIA 2025: Norris tem McLaren soberana nas mãos para provar que aprendeu com derrota
GUIA 2025: Piastri encara dúvidas e vive ano crucial para deixar de ser coadjuvante

Fato é que a situação tem causado constrangimento e uma ‘fritura’ desnecessária a Doohan, que tem expectativas baixas entrando em 2025, mas que não deveria passar por essa situação, principalmente antes mesmo de sequer estrear como piloto titular na F1. 

Em entrevistas recentes, Briatore já jogou pressão para cima de Doohan ao dizer que “piloto que não performa, eu troco”. Também afirmou que o futuro da Alpine está em Colapinto e que a equipe tem de montar um carro ideal para o argentino, além de ter ironizado uma pergunta sobre se o australiano dura ao menos cinco corridas em 2025. 

Tal comportamento também tem motivado a imprensa a explorar esse assunto e questionar Doohan sobre a possibilidade de troca durante a temporada. O australiano, com bastante maturidade e paciência, negou qualquer risco de demissão, mas foi colocado no olho do furacão por Briatore. 

Na coletiva dos pilotos antes do F175 Live, evento de lançamento da temporada, Doohan foi tão abordado sobre o assunto Colapinto que o assessor da Alpine teve de interromper para evitar novas perguntas. A situação já parece insustentável e irreparável para o australiano antes mesmo da estreia do campeonato, justamente em seu GP da casa, em Melbourne

Enquanto Briatore tenta acertar o timing da demissão de Doohan e da promoção de Colapinto, o novato corre contra o relógio para tentar mostrar serviço nas poucas corridas que pode ter pela frente em 2025 e adiar o que parece ser inevitável. 

Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.