Magnussen diz que tem “negócios em aberto com Haas” e mira renovação para 2025

Kevin Magnussen destacou trabalho que Haas tem feito e usou argumento como justificativa para time ser "melhor opção" para seguir na F1

Kevin Magnussen quer continuar na Haas na temporada 2025 da Fórmula 1. Com contrato vigente só até o final do atual campeonato, o dinamarquês destacou que a equipe tem muito potencial a demonstrar na categoria e quer concluir os “negócios em aberto” com a esquadra estadunidense.

Esta é a segunda passagem de Magnussen pela Haas. Na primeira, entre 2017 e 2020, ficou marcado pelos acidentes com o então companheiro, Romain Grosjean, que culminou na saída de ambosMick Schumacher e Nikita Mazepin ocuparam as vagas em 2021. A segunda chance veio na temporada de 2022, quando a equipe correu para encontrar um substituto a Mazepin, afastado em decorrência das sanções à Rússia após o início da guerra contra a Ucrânia, dias antes do início do campeonato.

A reestreia foi com um quinto lugar no GP do Bahrein e, de cara, igualou aos seus melhores resultados na equipe — fechou o top-5 nos GPs do Bahrein e da Áustria em 2018. Foi o início de uma jornada em que o desempenho tem sido mais sólido e menos acidentado do que foi na primeira passagem — fatores que tem garantido a renovação até aqui.

“Continuo sentindo que tenho que concluir alguns negócios em aberto com a Haas. Estou aqui por muitos anos e sempre vi potencial, mas que nunca foi demonstrado ou realmente explorado. Percebo que agora estamos construindo uma base melhor e vamos alcançar a capacidade que temos”, afirmou.

Kevin Magnussen vê Haas como melhor opção para seguir na F1 (Foto: Haas F1 Team)

Para justificar a Haas como “a melhor opção” para continuar na Fórmula 1, Magnussen destacou o progresso que o time tem feitona categoria — inclusive, admitiu que o time tem copiado a Red Bull.

Em 2024, a equipe está entre as sete que conquistaram pontos no campeonato — Alpine, Sauber e Williams estão zeradas no Mundial de Construtores — e apresenta desempenho constantemente superior a estes concorrentes. Um salto se considerarmos o final de 2023, quando a Haas amargou a lanterna da classificação.

“Temos pessoas muito talentosas na Haas, desde a fundação. Muita gente não dá o devido crédito por achar que estamos simplesmente copiando a Ferrari”, disse.

“Já mostramos algumas vezes que não estamos imitando, mas construindo do nosso próprio modo. Esse ano estamos copiando alguém além da Ferrari: a Red Bull, assim como todos os outros. Há talento aqui e muito potencial que gostaria de ver demonstrado”, completou.

Kevin Magnussen vê talento na fábrica da Haas (Foto: Haas)

As chances de Magnussen renovar com a Haas aumentaram após Nico Hülkenberg assinar contrato com a Sauber por múltiplos anos — o que garante o alemão em 2026, quando a Audi assume de vez o projeto — e, com isso, deixará a esquadra ao final de 2024.

Antes mesmo desta notícia, uma das vagas da equipe parece destinada a Oliver Bearman. O piloto da academia da Ferrari é o reserva da Haas e tem confirmada a participação em seis treinos livres ao longo de 2024 — Emília-Romanha, Espanha, Inglaterra, Hungria, México e Abu Dhabi, o que é muito além dois TLs em que os times são obrigados a escalar um piloto novato. Sinal de que a programação faz parte da preparação para o britânico se tornar titular, algo anunciado antes mesmo do piloto ter substituído Carlos Sainz no GP da Arábia Saudita, no início do mês de março, quando causou boa impressão.

Mesmo com este cenário, Magnussen disse que confiava na permanência da dupla atual na Haas. “Honestamente, pensei que seria Nico e eu no próximo ano. Obviamente, ele conseguiu uma oportunidade com a Sauber e Audi, então desejo o melhor. Vamos continuar focados e aproveitar esse ano, seguir o progresso que temos feito como equipe e construir algo para além dessa temporada”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Miami de Fórmula 1primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos, e transmite classificações e corridas oficiais e da sprint em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação sprint e classificação oficial, além de antes e depois da corrida. O TL1 abre o fim de semana de pista na sexta-feira, às 13h30 [de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação sprint acontece a partir das 17h30. No sábado, a corrida sprint abre as atividades às 13h, ao passo que a classificação oficial está marcada para as 17h. Por fim, a largada está marcada para as 17h do domingo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.