Mercedes abre portas e diz que “cabe a Verstappen” decidir seu futuro na F1

Toto Wolff, chefe da Mercedes, não negou interesse em contar com Max Verstappen e colocou decisão nas mãos do tricampeão

A Mercedes segue analisando suas opções para substituir o insubstituível Lewis Hamilton. Após o heptacampeão tomar a surpreendente decisão de deixar a equipe alemã e acertar com a Ferrari para 2025, o nome da vez para seu lugar ao lado de George Russell é o de Max Verstappen. O tricampeão já parece ter o quarto título garantido, mas, se na pista as coisas correm bem, fora dela a história é outra.

A Red Bull vive um momento extremamente conturbado, com a investigação interna de Christian Horner por comportamento inadequado e a disputa de forças dentro do time forçando uma divisão. Quando a situação de Helmut Marko no time foi colocada em xeque, Verstappen prontamente saiu em defesa do consultor e disse que sairia junto.

Prato cheio para Toto Wolff, que já disse que a saída de Hamilton abre caminho para cenários interessantes. O chefe da Mercedes deixou claro que gostaria de contar com o neerlandês e, durante entrevista no GP da Austrália, abriu as portas e colocou a decião no colo de Max.

“Como se eu soubesse. Max está no carro mais rápido e é sempre isso que um piloto busca, e ele está no melhor período da carreira. Então, cabe a ele decidir o que fazer a seguir. Há oscilações dentro da equipe. Precisamos dar a ele tempo para decidir sobre seu futuro sem pressão da nossa parte”, disse Wolff.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen pode estar de saída da Red Bull (Foto: AFP)

Tudo isso vai depender das “oscilações” descritas por Toto no ambiente interno da Red Bull. Nesta semana, o ‘Caso Horner’ ganhou novos contornos. De acordo com os jornais Bild, da Alemanha, e Salzburg Nachrichten, da Áustria, Chalerm Yoovidhya, chefe do clã tailandês, enviou um familiar para observar diretamente Horner e a equipe na F1.

O familiar já começou a ser identificado como o “espião tailandês” internamente e vem observando detalhadamente o que está sendo feito em Milton Keynes. Há uma preocupação com a imagem da empresa por conta do ‘Caso Horner’, o que explica a observação mais detalhada dos Yoovidhya.

O caso ainda promete mais desdobramentos. A funcionária que acusou Horner e foi afastada da Red Bull apresentou uma queixa sobre o caso à Federação Internacional de Automobilismo (FIA), de acordo com a emissora britânica BBC. Em nota, a entidade informou que “as consultas e reclamações são recebidas e gerenciadas pelo responsável pelo departamento de compliance e pelo comitê de ética, quando apropriado”, por isso “não podemos confirmar o recebimento de qualquer reclamação específica e é improvável que possamos fornecer mais comentários sobre as queixas que possamos receber de quaisquer partes”.

Christian Horner e Helmut Marko em Jedá: relacionamento em crise? (Foto: Red Bull Content Pool)

A informação sobre a reclamação à entidade máxima do esporte também segue a notícia de que a funcionária estuda apelar da decisão da Red Bull. Ela deseja que o grupo reconsidere o veredito sobre o caso, que inocentou Horner. Na semana passada, o comando da marca austríaca suspendeu a mulher de seu cargo.

No início de fevereiro, a Red Bull abriu uma investigação interna e independente por “comportamento inapropriado”. A empresa austríaca terminou a apuração do caso no começo de março, pouco antes da rodada de abertura da temporada 2024 da F1 no Bahrein, e concluiu que as alegações feitas contra o dirigente não tinham base, rejeitando assim a queixa. A funcionária, posteriormente, foi suspensa pela equipe austríaca.

Mesmo após o desfecho da investigação interna, o caso seguiu repercutindo após um suposto vazamento de provas dentro do paddock. A situação dentro da Red Bull também esquentou, com Jos Verstappen, pai de Max Verstappen, afirmando que o time “pode rachar” por conta da situação envolvendo Horner.

Christian Horner e Max Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

Para completar, foi a vez de Marko ficar na mira da equipe austríaca por ser o suspeito de ter vazado à imprensa as informações confidenciais relacionadas ao caso. Mas a maior surpresa veio da parte do tricampeão. Verstappen surpreendeu ao admitir que deixar a Red Bull seria uma possibilidade diante de uma eventual saída do consultor, a quem Max declarou abertamente “lealdade”. O site neerlandês RacingNews365.com, então, publicou artigo esclarecendo que há uma cláusula no contrato do #1 que o libera se Marko sair da equipe.

Ainda na Arábia Saudita, Helmut assegurou a permanência na equipe após reunião com o CEO da marca, Oliver Mintzlaff. A Red Bull não quis comentar o caso em torno da cláusula contratual de Verstappen, porém Horner deixou claro à imprensa que “não impedirá se Max quiser sair“.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira às 22h acontece o último treino, com a classificação às 2h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para a 1h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.