Red Bull suspende funcionária que acusou Horner de conduta inapropriada

A mulher que denunciou Christian Horner, chefe da Red Bull, por comportamento inadequado foi suspensa pelo time de acordo com a imprensa britânica

A funcionária que acusou Christian Horner, chefe da Red Bull, de conduta inapropriada foi suspensa pela equipe austríaca. De acordo com Sky Sports e BBC, a denunciante seguirá recebendo seu salário, apenas não poderá comparecer ao trabalho. Um porta-voz da Red Bull afirmou apenas que “não podemos comentar, porque é um assunto interno”.

A investigação interna dos taurinos em relação ao ‘Caso Horner’ foi concluída na semana passada, antes do GP do Bahrein, que abriu a temporada de 2024 da Fórmula 1. Em um comunicado após receber os resultados da inevstigação independente, o time concluiu que as alegações feitas contra o britânico não tinham base, rejeitando assim a queixa.

“A investigação independente sobre as alegações feitas contra o Sr. Horner está completa e a Red Bull pode confirmar que a queixa foi rejeitada”, disse o time em comunicado. “O reclamante tem direito de recurso. A Red Bull está confiante de que a investigação foi bastante rigorosa e imparcial”, prosseguiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Horner é chefe da Red Bull desde 2005, quando a equipe entrou na Fórmula 1 (Foto: AFP)

“O relatório da investigação é confidencial e contém informações privadas das partes e terceiros que ajudaram na investigação e, portanto, não faremos mais comentários em respeito a todos os envolvidos”, concluiu a Red Bull.

Mesmo após o desfecho da investigação interna, o caso seguiu repercutindo após um suposto vazamento de provas dentro do paddock. A situação dentro da Red Bull também esquentou, com Jos Verstappen, pai de Max Verstappen, afirmando que o time “pode rachar” por conta da situação envolvendo Horner.

Durante a entrevista oficial dos pilotos no fim de semana do GP da Arábia Saudita, Verstappen foi questionado sobre de Jos se arrependeu, Daí em diante, o tricampeão garantiu que não fez essa pergunta ao pai, mas tratou de fazer uma defesa ampla do caráter de Jos: “Não perguntei isso a ele, mas meu pai é muito franco e não é um mentiroso”, disse o tricampeão.

Red Bull GmbH abriu investigação sobre Horner em fevereiro com acusações de “comportamento inapropriado” vindo de uma funcionária. Christian teve uma reunião com advogados em Londres, na qual foi questionado por cerca de 8 horas. O encontro, contudo, não envolveu apenas a presença do chefe da equipe, mas também de outros funcionários da Red Bull, como a própria requerente e o projetista Adrian Newey, que deu sua versão sobre o caso segundo o site alemão Motorsport-Total.

Max Verstappen saiu em defesa do pai, Jos (Foto: Red Bull Content Pool)

Depois, o jornal neerlandês De Telegraaf chegou a dizer que, na verdade, Christian estava sendo acusado de assédio sexual e que tentou fazer um acordo com a denunciante — que recusou. Segundo a publicação alemã Motorsport-Total, o mandatário deve tomar medidas legais contra o De Telegraaf por conta da notícia.

O caso gerou repercussões por todo o paddock. Zak Brown, diretor-executivo da McLaren, afirmou que o caso era “manchete que F1 não precisa” e pediu agilidade no desfecho. Enquanto Toto Wolff, chefão da Mercedes, pediu que a F1 aprenda com a questão e que a conclusão fosse justa e bem clara para todos. Além disso, a Ford, parceria da Red Bull nos motores de 2026, também criticou a “falta de transparência” com que a questão tem sido conduzida.

Horner está na Red Bull desde 2005, quando a equipe entrou na Fórmula 1, e é o chefe de equipe com mais tempo de cargo no grid atual. O britânico esteve diretamente envolvido nos sete títulos mundiais de pilotos e nos seis títulos do Mundial de Cosntrutores. Christian viaja para o Bahrein nesta quearta e se prepara para atuar normalmente como chefe de equipe da marca dos energéticos na abertura da temporada 2024.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita, em Jedá, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O trabalho de pista começa já na quinta-feira, 7 de março, com treinos livres marcados para as 10h30 e 14h (de Brasília, GMT-3); na sexta-feira, o último treino acontece às 10h, com a classificação às 14h; no sábado, a largada está marcada também para as 14h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.