Red Bull explora ‘brecha Antonelli’ e pede à FIA liberação da superlicença para Lindblad

Arvid Lindblad é a grande aposta da Red Bull para os próximos anos e principal sombra de Liam Lawson, Isack Hadjar e Yuki Tsunoda na Fórmula 1. Por isso, a equipe trabalha para que o britânico tenha condições de assumir um dos carros o quanto antes

A Red Bull está fazendo de tudo para que Arvid Lindblad esteja apto para competir na Fórmula 1 o mais cedo possível. Por isso, Helmut Marko, consultor do time de Milton Keynes, revelou que a equipe pediu à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para que dê a superlicença ao piloto antes mesmo de o britânico completar 18 anos de idade — o que acontece apenas em 8 de agosto.

Depois de anunciar um esquema especial de testes para a temporada 2025, a escuderia dos energéticos decidiu colocar o pupilo para disputar a Fórmula Regional da Oceania (FROCA) logo nas primeiras semanas do ano. Ao conquistar o título da categoria de base, o representante da Campos na Fórmula 2 alcançou os 40 pontos necessários para ingressar na classe rainha. Porém, ainda não possui idade suficiente.

Entretanto, a entidade presidida por Mohammed Ben Sulayem fez uma mudança no último ano que permite as equipes solicitarem uma exceção, inclusive para que pilotos nas condições de Lindblad participem de treinos livres. Na ocasião, a Mercedes vivia a mesma situação com Andrea Kimi Antonelli, e por conta disso surgiu essa nova norma.

LEIA MAIS
GUIA 2025: Hamilton e Ferrari roubam cena em casamento que já deu certo na F1
GUIA 2025: Ferrari assume risco de ir do céu ao inferno em nome do título na Fórmula 1
GUIA 2025: Leclerc encara tarefa inglória de responder euforia por Hamilton na pista
GUIA 2025: Sem Hamilton, Mercedes precisa de novo CNPJ para sair da mediocridade na F1

Arvid Lindblad conquistou o título da FROCA em 2025 (Foto: FROCA)

Em entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport, Marko foi questionado sobre qual será a decisão da Red Bull caso Max Verstappen e Liam Lawson, da equipe principal, ou Isack Hadjar e Yuki Tsunoda, da Racing Bulls, não tenham condições de competir em uma das etapas do calendário. Foi então que o consultor revelou a solicitação feita à FIA para tentar a liberação de Arvid.

“Então, temos Ayumu Iwasa como piloto reserva. Lindblad tem os pontos para a superlicença. Também realizamos um teste de 300 km com ele em um carro de F1 em Ímola, então ele poderia teoricamente assumir [um dos carros]”, começou. “Mas ele só faz 18 anos em setembro (agosto, na verdade). Por isso, estamos atualmente pedindo à FIA uma isenção para a superlicença”, continuou.

“Antonelli também a obteve. Não vemos motivo para que o mesmo não seja válido para Lindblad. Assim, já teríamos dois pilotos na reserva”, concluiu o consultor.

Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

LEIA MAIS
GUIA 2025: Russell sobe na hierarquia e assume desafio de liderar Mercedes
GUIA 2025: Antonelli começa trajetória na F1 com pressão de meio mundo nas costas
GUIA 2025: Racing Bulls tenta disfarçar, mas rótulo de equipe secundária é inevitável
GUIA 2025:  Tsunoda e Hadjar vivem fases opostas com Lindblad à sombra na Racing Bulls

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.