Fórmula E define lista de fornecedores para próxima temporada, primeira da Era Gen3

A Fórmula E enfim confirmou a lista de fornecedores de trem de força para a temporada 2022/2023, que marca o início da Era Gen3 e a entrada da Maserati na categoria

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A Fórmula E divulgou, junto à FIA, a lista oficial de fornecedores da categoria para a entrada dos carros Gen3 — a partir da próxima temporada, a nona. Sete montadoras entraram na relação, seis delas — a exceção é a Maserati — programadas para fornecer uma equipe a partir do ano que vem. São elas: Jaguar, Nissan, Maserati, Porsche, Mahindra, DS e NIO. A Penske, que fornecia seu trem de força exclusivamente para a Dragon, possui planos — ainda não divulgados — de entrar como equipe cliente a partir da temporada 2022/2023.

A Maserati fará sua primeira temporada na categoria a partir do ano que vem e já tem o fornecimento da DS garantido, uma vez que as duas empresas fazem parte do Grupo Stellantis. Ainda não está confirmada, entretanto, a equipe com a qual a Maserati vai entrar em parceria para a próxima temporada — a tendência é de que se alie à Venturi, que atualmente utiliza o trem de força da Mercedes e precisará de um novo fornecedor no ano que vem.

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A Maserati está confirmada na Fórmula E em 2022/2023 (Foto: Maserati)

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A escuderia alemã, que vai deixar a Fórmula E como equipe de fábrica ao final da temporada atual, está próxima de um acordo com a McLaren que vai permitir ao time permanecer na categoria sob outro nome. As partes já chegaram a um entendimento com a Nissan, que vai fornecer os motores da nova equipe.

A Porsche, por sua vez, vive uma situação à parte. A empresa está em conversas adiantadas com a Andretti para ser a fornecedora da equipe a partir do ano que vem, mas ainda não tomou uma decisão a respeito da continuidade na categoria até o final do período que compreende as novas regras — por quatro temporadas.

Jaguar e Envision já anunciaram parceria fechada para o próximo ano, no qual a montadora vai passar a fornecer o trem de força da equipe, atualmente fabricado pela Audi — que já deixou a Fórmula E. A situação é parecida com a da BMW, que já saiu da categoria mas forneceu o motor da Andretti até a temporada atual.

A Envision vai passar a utilizar o trem de força da Jaguar no ano que vem (Foto: Envision)

Mahindra e NIO, que até o momento fabricam seus trens de força exclusivamente para suas próprias equipes, não divulgaram qualquer tipo de parceria.

Para evitar que as fornecedoras atuais sigam o caminho de BMW, Audi e Mercedes, a Fórmula E implementou uma nova regra a partir do ano passado de que cada uma das montadoras será responsável por todas as consequências que afetem suas equipes clientes após uma possível saída. Além disso, cada uma delas terá que pagar € 300 mil (em torno de R$ 1,5 milhão na cotação do dia) por temporada que decidir não participar.

O próximo período de homologação na Fórmula E — para que novas marcas consigam entrar na categoria — será apenas no verão de 2024, para as temporadas 11 e 12.

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