Maserati anuncia Rossiter como chefe de equipe para estreia na Fórmula E em 2023

James Rossiter foi liberado de seus compromissos com a Peugeot no WEC e assumiu oficialmente como chefe de equipe da Maserati, que se prepara para estrear na Fórmula E em 2023

A Maserati confirmou durante a manhã desta sexta-feira (7) que James Rossiter, piloto britânico que participou do WEC de 2022 na categoria dos hipercarros pela Peugeot, será o chefe da equipe em sua temporada de estreia na Fórmula E, a partir de 2023. Além do trabalho dentro do cockpit, o inglês também possui experiência como diretor-esportivo da DS Techeetah, que tem dois títulos de Construtores e três de Pilotos na categoria.

“É um prazer me juntar à Maserati antes da temporada 9. Estou ansioso para continuar trabalhando junto à Stellantis, e sou grato à Peugeot por me liberar de meus compromissos para me permitir focar totalmente em minha nova função”, celebrou Rossiter. “Começar agora nos dá a oportunidade de desenvolver melhor nossa estratégia para a temporada que virá, além de preparar a equipe da melhor forma possível”, ressaltou.

Tanto a DS, quanto Maserati e Peugeot pertencem ao Grupo Stellantis, motivo pelo qual a montadora francesa será a responsável por fornecer o trem de força da equipe a partir do ano que vem. O time absorveu as estruturas da monegasca Venturi e ainda não confirmou sua dupla de equipe para o ano que vem, embora Edoardo Mortara esteja assegurado no cargo.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ainda como diretor-esportivo da DS Techeetah, Rossiter brinca com António Félix da Costa (Foto: DS Techeetah)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Para o outro posto, o sonho de consumo da equipe é Nyck de Vries. No entanto, o neerlandês não esconde de ninguém que sua vontade é estar na Fórmula 1 em 2023 — caso a possibilidade se confirme, a Maserati terá que ir em busca de outro piloto para seu ano de estreia na Fórmula E.

“A equipe tem sido uma competidora formidável nas últimas temporadas, e por mais que nós tenhamos diversos desafios pela frente, não há dúvidas na minha cabeça de que podemos continuar brigando pelos campeonatos”, avaliou Rossiter. “Minha prioridade imediata é empoderar e desenvolver o que já é um time muito forte, tanto dentro como fora dos carros, e estou animado para ver o que podemos alcançar em nosso primeiro ano juntos”, destacou.

Além da experiência com o hipercarro da Peugeot, Rossiter já pilotou o modelo LMP2 no Mundial de Endurance, além de ter participado da Fórmula 3 e ser ex-piloto de testes de BAR e Force India na Fórmula 1. Sua última corrida aconteceu no mês de setembro, com as 6 Horas de Fuji pelo WEC, quando terminou na quinta colocação.

Como foi liberado pela Peugeot para assumir imediatamente suas funções como chefe da Maserati, Rossiter será substituído no WEC por Nico Müller, que curiosamente estará no grid da Fórmula E em 2023 — fará parceria com Robin Frijns na Abt, que retorna ao grid na próxima temporada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.