Francesco Bagnaia 2021 x Francesco Bagnaia 2022. A distância para Fabio Quartararo realmente diminuiu de lá para cá. Mas o que mudou? Ou o que tornou isso possível? Eis aqui no GRANDE PREMIUM

Francesco Bagnaia foi caminhando aos poucos para chegar ao patamar de um dos postulantes ao título da MotoGP. Não foi fácil, no entanto. Além de ser uma categoria extremamente competitiva, há um excelente Fabio Quartararo do outro lado. Só que o italiano cresceu em 2021, sobretudo em 2022. A diferença, no campeonato atual, para o piloto da Yamaha é de apenas dois pontos — algo muito diferente do que acontecia no ano passado, à esta altura.

Mas o que mudou de lá para cá? Foi o que analisamos aqui, no GRANDE PREMIUM.

CALENDÁRIO MOTOGP
📅 MotoGP divulga calendário de 2023 com 21 etapas e GPs no Cazaquistão e na Índia

Francesco Bagnaia | 2021

Francesco Bagnaia terminou bem 2021 (Foto: Michelin)

O italiano floresceu em 2021. A temporada passada marcou seu terceiro ano na classe rainha — e foi infinitivamente mais chamativa. Nos dois primeiros anos, apenas um pódio e muitos abandonos. Ao lado de um Jack Miller mais experiente e cotado como favoritos após os testes, a pressão era ainda maior.

A corrida em Lusail foi importante para dar um pontapé inicial, mas muitos erros voltaram a assombrá-lo. A reação de Bagnaia chegou só na reta final do calendário, quando Quartararo já tinha uma vantagem confortável na liderança e os demais competidores pareciam falhar na missão de acompanhá-lo. Pecco conseguiu quatro vitórias nas últimas seis corridas, mas não foi o suficiente, ficou apenas com o vice.

Ainda assim, o ponto positivo era a GP21 da Ducati, extremamente potente. Se não tivesse reagido tarde demais, poderia ter ficado mais próximo do francês nas últimas provas. A três etapas do fim — para efeito de comparativo com 2022 — a diferença entre os competidores era de 52 tentos. Agora, apenas dois.

Ainda assim, Pecco terminou 2021 em alta, como o melhor piloto. E por isso é o grande desafio de ‘El Diablo’ nesta reta final.

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
🧮 Quartararo tem dia duro na Tailândia e vê Bagnaia ceifar vantagem

Francesco Bagnaia | 2022

Francesco Bagnaia está dois pontos atrás de Fabio Quartararo (Foto: Ducati)

Embora o tema seja especialmente Bagnaia, é preciso dizer que uma de suas vantagens em 2022 vem da moto de Quartararo. Já nos testes em 2021, o #20 reclamava da falta de potência da YZR-M1. Obviamente, não é uma moto ruim, mas as coisas pioram quando só Fabio é quem consegue tirar resultados dela. Afinal, seus parceiros estão bem longe dele na tabala.

Ainda assim, a consistência do atual campeão chama muito atenção. É por causa dela que ele segue líder. Pecco soma mais vitórias, mas seus abandonos fizeram diferença na temporada. A virada de chave para o piloto de Turim, no entanto, foi a partir da Holanda. Ele encaixou uma sequência de quatro vitórias seguidas, seis no total.

Essa é a desvantagem de Quartararo: o conjunto da Ducati. Com Bagnaia muito preparado e com a melhor moto do grid em mãos, é difícil pará-lo. Ele e o grande ‘exército vermelho’ da Demosedici. Além disso, é um ano matematicamente mais competitivo. Se em 2021 a diferença para o terceiro colocado era de 79 pontos, agora apenas 20 tentos separaram o francês de Nice de Aleix Espargaró.

É uma onda em que, definitivamente, o #63 pode surfar nas últimas três corridas do ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LEIA TAMBÉM
Marc Márquez vê diferença e crê que “nível de 2019” é insuficiente na MotoGP atual
Vida social ameaçada × novos fãs: pilotos opinam sobre calendário da MotoGP 2023
MotoGP tem novo recorde com Bezzecchi e chega ao 10º pole diferente em uma temporada
Vídeo de 2019 viraliza e expõe agressão de mecânico a piloto da Moto3
Biaggi demite mecânicos que atrapalharam Fernández em Aragão: “Precisamos punir”
Quartararo vai às cordas e vê título pender para Ducati e Bagnaia na reta final da MotoGP
Agressor de Booth-Amos é demitido e deixa paddock da Moto3 após GP da Malásia
Dorna expande Road to MotoGP e anuncia Talent Cup e MiniGP na América Latina

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar