Palou domina adversários em Detroit e abre vantagem assustadora na Indy

Em apenas sete corridas, Álex Palou já abre uma vantagem grande aos adversários após seguir com resultados acima da média. Em Detroit, veio mais um deles

Duas vitórias, duas pole-positions e seis das sete corridas de 2023 no top-5. O desempenho de Álex Palou, até aqui, é assustador. Com uma consistência acima do normal do ideal na Indy, o espanhol vai dando importantes passos rumo ao bicampeonato, e o GP de Detroit, realizado neste domingo (4), foi uma ocasião onde o piloto da Ganassi se portou como campeão.

A pista de Detroit chamava caos desde o início. Não à toa isso realmente aconteceu. A prova foi marcada por seis bandeiras amarelas. Pilotos como Pato O’Ward e Romain Grosjean foram vítimas do muro no novo traçado. Mas, mesmo com todos esses elementos dispostos a bagunçar a vida de Palou, ele se manteve à frente o tempo inteiro.

Os únicos momentos onde Álex parecia ter a vitória ameaçada foram nos fins de stint antes das paradas, onde Will Power ganhava um ritmo incrível nos pneus. Fora isso, todas as ações foram dominadas por Palou, que se comportou muito bem em cada uma das relargadas. Nenhuma amarela surgiu para interferir nas estratégias. E ele esteve superior a tudo isso.

Álex Palou disparou na liderança da Indy (Foto: Indycar)

“O nosso carro estava no ponto hoje. A Honda nos deu tudo o que precisávamos com consumo de combustível e toda a potência. Estou tão orgulhoso do trabalho que fizemos. Foi complicado no final, com aqueles pneus que eu não conseguia realmente colocar na temperatura certa, mas estou super orgulhoso”, disse Palou em entrevista à emissora americana NBC.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Tive um problema [na caixa de câmbio] que provavelmente foi minha culpa, então o câmbio ficou preso lá e eu realmente não consegui mudar as marchas. Também estava com pneus macios, portanto eu não conseguia colocá-los na temperatura ideal, mas estou orgulhoso por ter recuperado [a liderança, após ser ultrapassado por Power] e por conseguirmos outra vitória neste ano”, completou.

Com mais uma vitória — a segunda em três corridas — Palou abriu 51 pontos de vantagem para Marcus Ericsson, que foi apenas nono colocado neste domingo. O curioso é que a temporada do sueco também é muito forte. Já venceu corrida, quase venceu a Indy 500 de novo e nunca esteve fora do top-10 nas sete etapas até aqui. E mesmo assim, o que Álex tem feito é muito superior, de abrir esta distância a um piloto que seria líder em qualquer ano recente.

É claro. Ainda tem muita água para passar debaixo da ponte e mais da metade da temporada para acontecer. Porém, não é comum ver um piloto abrir uma distância tão grande a esta altura do campeonato, inclusive quando o problema não é de competência dos adversários, e sim de conquistar resultados tão acima da média.

Após uma maratona, a Indy tem um pequeno descanso até o dia 18, quando a ação acontece no circuito de Road America, em Elkhart Lake. Até lá, é ver se o bom momento de Palou esfria. Ou então, o espanhol vai nadar de braçada com a Ganassi para mais um título na Indy.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.