Alonso agradece a De Ferran por ensiná-lo “de todo o coração” a como pilotar em ovais

Gil de Ferran foi peça fundamental na passagem de Fernando Alonso pela tradicional prova das 500 Milhas de Indianápolis. Bicampeão da Indy, o brasileiro, que morreu sexta-feira (29), dividiu com o espanhol conhecimentos preciosos sobre como pilotar em ovais

A passagem de Fernando Alonso pela cultuada Indy 500 teve participação ativa de Gil de Ferran. O ex-piloto brasileiro, que morreu na sexta-feira (29) vítima de uma parada cardíaca, foi uma espécie de mentor do bicampeão da Fórmula 1 quando, em 2017, decidiu aventurar-se naquela que é, sem dúvida, a prova mais emblemática dos monopostos.

Alonso recordou o aprendizado precioso que teve com De Ferran por meio de sua conta oficial no X, antigo Twitter. Em 2017, o espanhol competiu pela Andretti e chegou a liderar parte da corrida, mas uma quebra de motor encerrou o sonho do espanhol, que voltou a tentar pela McLaren em 2019 e 2020. Na primeira ocasião mencionada, sequer se classificou para a corrida, enquanto amargou o 21º lugar na edição seguinte.

Mesmo assim, o sonho tornou-se mais próximo do real porque Gil dividiu seu vasto conhecimento sobre pilotagem em ovais. “Sem palavras” ao saber do falecimento do campeão das 500 Milhas de Indianápolis de 2003, destacou o quão fundamental De Ferran foi para que ele fosse um dos 33 carros a alinhar no grid.

“Estou sem palavras. É um dia muito triste”, lamentou o piloto da Aston Martin, agradecendo, em seguida, por todo o conhecimento partilhado.

Gil de Ferran e Fernando Alonso, respectivamente dirigente e piloto da McLaren em 2019 (Foto: Indy)

“Obrigado pelos momentos que compartilhamos, por me ensinar de todo o coração a como correr em ovais e pelas inúmeras memórias que criamos juntos. Sentiremos sua falta, Gil”, encerrou Alonso.

Inúmeras personalidades do esporte a motor prestaram homenagens a De Ferran e não esconderam o estarrecimento diante da perda do ex-piloto. Termos como “lenda absoluta” e “mentor” foram usados por pilotos e equipes para definir o homem que colecionou vitórias na principal categoria do automobilismo americano, a Indy, e também teve laços com a F1.

Nascido em Paris, De Ferrari era filho do engenheiro francês Luc de Ferran, um dos principais cabeças da Ford e mentor de diversos projetos de carros de passeio brasileiros. Mudou-se para o Brasil com apenas quatro anos de idade e iniciou a carreira no esporte a motor pelo kartismo, ainda na adolescência. Competindo na Europa, foi subindo a escada do automobilismo e chamou a atenção pelo título de 1992 da Fórmula 3 Inglesa.

Apesar do processo natural nas principais categorias de fórmula na Europa, foi nos Estados Unidos que De Ferran se transformou em um dos maiores pilotos do automobilismo brasileiro. 

O apogeu veio em 2000, quando De Ferran conquistou o seu primeiro título na Indy, com duas vitórias e outros cinco pódios. No ano seguinte, repetiu a dose, chegando ao bicampeonato. Em 2003, escreveu para sempre seu nome na história dos esportes a motor ao vencer as 500 Milhas de Indianápolis.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.