Aprilia antecipa estreia e põe Viñales no lugar de Savadori já a partir do GP de Aragão

O ex-Yamaha vai assumir a RS-GP já no próximo dia 12 de setembro, no MotorLand de Aragão. A casa de Noale confirmou, ainda, que Lorenzo Savadori será piloto de testes em 2022 e poderá disputar algumas etapas ainda neste ano

Maverick Viñales já tem data certa para estrear com a Aprilia: 12 de setembro. A casa de Noale confirmou nesta quarta-feira (1) que o espanhol vai assumir o lugar de Lorenzo Savadori ao lado de Aleix Espargaró já a partir do GP de Aragão, 13ª etapa da temporada 2021 da MotoGP.

Viñales foi contratado pela Aprilia após o fim precoce da relação com a Yamaha. Inicialmente, a negociação estava centrada em 2022, mas a suspensão seguida de ruptura de contrato por conta de uma ação irregular do piloto no GP da Estíria, quando ele forçou propositalmente o motor da YZR-M1, possibilitou o início antecipado da parceria.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Maverick Viñales corre pela Aprilia já a partir do GP de Aragão (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Na terça-feira, Maverick fez em Misano o primeiro teste com a RS-GP e surpreendeu positivamente a equipe. No Instagram, o próprio piloto confirmou que rodou em 1min33s0 na primeira vez com motor V4 na MotoGP. O recorde a pista é de 1min31s077, registrado pelo próprio espanhol em 2020.

Com a promoção antecipada do ‘Top Gun’, quem perde o lugar é Lorenzo Savadori, que já foi confirmado como piloto de testes em 2022. Além disso, o italiano vai aproveitar os wild-cards a que a Aprilia tem direito no restante do campeonato deste ano. O cronograma, porém, só será definido após o piloto se recuperar da lesão sofrida no tornozelo direito no GP da Estíria.

Diretor-executivo da Aprilia, Massimo Rivola celebrou a chegada de Viñales e também destacou a importância do papel que será realizado por Savadori.

“Estamos extremamente orgulhosos em poder anunciar nossos planos para a atual temporada e para 2022 com a meta de otimizar ao máximo as contribuições de nossos três pilotos”, disse Rivola. “Ao lado de nosso piloto confirmado, Aleix, é nosso prazer receber um atleta talentoso como Maverick à Aprilia Racing, que demonstrou um grande feeling com a equipe e a moto logo de cara. Estou confiante de que ele poderá dar seu melhor a partir do GP de Aragão”, continuou.

“Ao mesmo tempo, também estamos confirmando o papel de Lorenzo para 2022 como piloto de testes. Esta é uma posição fundamental que recompensa os grandes esforços que ele demonstrou no desenvolvimento da novo RS-GP, enquanto vai terminar a temporada 2021 tirando vantagens dos wild-cards sobre os quais decidiremos juntos assim que ele estiver 100% em forma”, completou.

Diretor-técnico da equipe de Noale, Romano Albesiano explicou que a antecipação da estreia de Viñales é resultado direto do teste de Misano.

“A decisão de ter Maverick na pista a partir de Aragão é resultado direto dos testes feitos em Misano. Não era claro que, depois de uma carreira feita até aqui com motores em linha, Maverick teria uma boa sensação com nosso V4 logo de cara. É por isso que o teste nesta pista, que historicamente não é fácil para a nossa moto, foi uma avaliação importante”, considerou Albesiano. “Portanto, estamos satisfeitos com as reações imediatamente positivas de Maverick, que demonstrou boas sensações tanto com a RS-GP quanto com a equipe e nosso método de trabalho”, contou.

“O talento dele e de Aleix, combinado com a experiência que Lorenzo ganhou nesta temporada, nos deixa otimistas em relação ao futuro do nosso projeto na MotoGP”, encerrou.

A MotoGP volta a acelerar no próximo dia 12 de setembro, com o GP de Aragão, no MotorLand. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

VEJA TAMBÉM
Quartararo usa receita infalível e ganha terreno em MotoGP de rivais claudicantes
WEB STORY: Raio-x do strike de Marc Márquez no GP da Grã-Bretanha de MotoGP
Yamaha fecha estrutura, corrige tropeço com Morbidelli e dá nova chance a Dovizioso

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.