Aprilia reluz enquanto veteranos ofuscam novinhos no dia 1 da MotoGP na Espanha

Aleix Espargaró cravou 1min36s708 no primeiro dia de treinos em Jerez de la Frontera e puxou uma dobradinha da casa de Noale com Maverick Viñales. No entanto, o grande destaque do dia foi Dani Pedrosa, que apareceu como convidado para liderar o primeiro treino dia e garantir vaga direto no Q2 da classificação

Jerez de la Frontera é uma pista que todo mundo conhece na MotoGP, mas no primeiro dia de atividades para o GP da Espanha, os veteranos deram um banho nos novinhos. Mais velho do grid titular da classe rainha do Mundial de Motovelocidade, Aleix Espargaró liderou uma dobradinha da Aprilia, enquanto o aposentado Dani Pedrosa assumiu uma KTM aos 37 anos para comandar a primeira sessão do dia e ainda garantir vaga direta no Q2 da classificação.

O dia começou com a surpresa do lendário #26. Atual piloto de testes da KTM, o espanhol de Sabadell voltou à ativa para provar o novo formato da MotoGP, mas mostrou que ainda está em forma. Vindo de um teste recente no traçado andaluz, Pedrosa se impôs no primeiro treino e fechou a manhã com 0s034 de frente para Jorge Martín, o único outro piloto que baixou de 1min37s na sessão matutina.

Aleix Espargaró foi o mais rápido em Jerez nesta sexta (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Na parte da tarde, a marca de Dani resistiu até o trecho final do segundo treino, mas, como era hora de dividir quem vai direto ao Q2 e quem passa pelo Q1 da classificação, os tempos começaram a cair consideravelmente. Com 1min36s708, Aleix Espargaró garantiu o melhor tempo do dia, só 0s002 melhor do que Maverick Viñales.

“Estou feliz”, resumiu Aleix. “Consegui ter um bom ritmo, [mas] a moto estava difícil de guiar com estas altas temperaturas”, seguiu.

“Foi um estímulo ver Viñales na frente? Ele sempre estará na frente, é muito rápido, mas meu estímulo é tentar ser o primeiro”, contou. “Neste fim de semana, nós temos que lutar pela vitória. Seria um sonho poder vencer na minha idade. Tenho de aproveitar essa oportunidade”, desabafou.

O mais velho dos Espargaró contou que ficou surpreso por ter conseguido baixar a marca da manhã, já que as condições eram piores no treino da tarde.

“Não esperava baixar o tempo da manhã, mas na MotoGP essas coisas sempre acontecem, é incrível. O nível é muito alto, as condições eram muito difíceis, mas baixamos”, disse. “Se na segunda sessão da manhã eu tivesse colocado um segundo pneu macio novo, tenho certeza que teria rodado muito mais rápido do que o tempo que fiz de tarde”, avaliou.

“A questão é que a corrida será com o médio, então todos os pilotos terão mais macios para usar, então quem passarem do Q1 para o Q2 vão ter pneus novos para fazer um bom tempo. Hoje foi muito bom, mas se não fizermos uma boa classificação amanhã, não adianta nada”, reconheceu. “Nós fomos capazes de fazer muitas voltas em 1min38s com o pneu médio e isso é o que me dá as melhores sensações. Quando a temperatura está muito alta, as motos patinam, como é o caso, e as Aprilia vão muito bem”, comentou.

Por fim, o #41 admitiu que ficou surpreso com a performance de Pedrosa, mas colocou o espanhol como um adversário para a corrida.

“Fiquei menos surpreso do que a maioria, mas, sem dúvida, surpreende que ele tenha sido capaz de rodar tão rápido. Para mim, ele é um dos melhores pilotos, um top-3 na história do esporte”, elogiou. “Um cara de 38 anos que está em casa, sem ritmo de competição, e, principalmente e mais importante, sem a fome de competição que nós temos agora, algo que ele já não tem por também ter vencido tanto. Chegar aqui e fazer o que fez com a KTM é impressionante”, frisou.

“Dani sempre é um rival, um piloto muito rápido, que treinou muito, também aqui, em todas as condições. A corrida não será fácil para ele depois de tanto tempo em um nível tão alto, mas depois de toda informação que ele tem de todos os dias de testes que ele fez aqui e depois de hoje, com certeza ele é um rival”, garantiu.

Depois de uma decepção em Austin, Viñales aproveitou o dia para se dedicar aos treinos de largada, mas também exibiu uma boa forma para o fim de semana.

Maverick Viñales ficou pertinho da ponta (Foto: Divulgação/MotoGP)

“Se conseguirmos unir as pontas, podemos ter uma grande corrida”, avaliou Maverick, que trabalhou na moto para conseguir largar melhor. “Modificamos um pouco a embreagem e a eletrônica, testei dez vezes e todas foram melhor do que em Austin. Resolvi também este aspecto”, anunciou.

Só 0s062 mais lento que Aleix, Pedrosa ficou em terceiro no combinado dos dois treinos e saiu satisfeito com as novidades testadas pela casa de Mattighofen.

“Foi ótimo! É uma boa sensação, claro, mas, especialmente por esta de volta a esta pista incrível, todos esses outros competidores magníficos colocaram o nível lá em cima, então você precisa ser muito focado”, disse Pedrosa ao site da MotoGP. “Nós tivemos um bom começo hoje de manhã, mas de tarde foi um pouco mais complicado por causa das condições de pista: o calor ou talvez o vento estava deixando o tempo de volta um pouco mais lento e foi difícil melhorar”, seguiu.

“De qualquer forma, alguns pilotos melhoraram, até mesmo de tarde, com as condições piores. Estou feliz, pois estamos dentro do top-10, o que é um boa notícia”, avaliou. “Amanhã temos outra coisa nova a aprender, que é o novo formato do sábado, que é muito diferente com a classificação pela manhã. Temos de tentar agora estar focados para amanhã”, defendeu.

Dani Pedrosa assumiu surpresa com bom resultado (Foto: KTM)

Questionado como se sentiu ao se ver na liderança da MotoGP, considerando que está aposentado das competições, Dani respondeu: “É, foi uma sensação incrível. Com certeza, para a equipe também e para os fãs. Eu, honestamente, jamais imaginei isso, então foi uma surpresa”.

Ainda, o #26 falou sobre o novo formato e concluiu que a mudança é muito dura para os pilotos.

“Não é nada fácil. É muito duro para os pilotos, mas é só sexta-feira. Vamos ver como será amanhã”, falou.

Indagado se a performance que tinha para o GP da Espanha muda por conta da atuação desta sexta-feira, Pedrosa respondeu: “Não, absolutamente não. Temos nossas metas e é a elas que estamos tentando nos ater”.

“Não tenho ideia, sinceramente, [do que é possível na corrida sprint]. Ainda tenho muitas coisas para conversar com a equipe. Vamos ver como será o formato, a largada. Eu ainda tenho algumas coisas para checar com a equipe, mas, no momento, do jeito que as coisas estão, vamos indo passo a passo”, completou.

Enquanto o aposentado veterano garantiu o passe direto ao Q2, o líder do Mundial terá de passar pela fase inicial da sessão que define o grid de largada. Marco Bezzecchi fez apenas o 12º tempo, 0s466 mais lento que o líder, reflexo também de uma quebra com a moto número 1.

Marco Bezzecchi vai ter de passar pelo Q1 (Foto: VR46)

📺 Onde assistir ao vivo ao GP da Espanha de MotoGP

“Não foi uma manhã perfeita, tive um pouco de dificuldade”, assumiu Bezzecchi. “Não me senti confortável na freada e não fui rápido. Por outro lado, demos um grande passo à frente na sessão da tarde. Tive um ótimo ritmo com os pneus usados, tanto o médio quanto o macio, mas um problema técnico tornou tudo mais complicado”, continuou.

“No tempo de ataque, não pude estar na pista com a moto titular, a minha favorita. Usei a reserva, que estava acertada de maneira muito similar à primeira sessão e não consegui chegar ao Q2”, apontou. “Não estou longe dos caras da ponta, mas amanhã serei forçado a passar pelo Q1”, lamentou.

Quem também terá de passar pelo Q1 é Francesco Bagnaia. 0s525 atrás de Aleix, o campeão vigente ficou com o 13º tempo e bem insatisfeito com o acerto da Desmosedici.

Francesco Bagnaia também não vai direto à fase final da classificação (Foto: Ducati)

“Ainda estamos buscando por um bom acerto para a moto que me permita sentir melhor com a dianteira”, comentou. “Hoje, eu repeti a minha performance do ano passado, mas, ao mesmo tempo, os tempos de volta dos nossos rivais melhoraram”, citou.

“Tenho confiança na minha equipe e sei que podemos dar um passo à frente amanhã. O Q1, com certeza, não será fácil, já que muitos pilotos rápidos vão competir pelas das posições da ponta, mas estou confiante de que podemos ir bem”, acrescentou.

Pecco e Marco, todavia, não serão os únicos astros no Q1. 16º no combinado dos treinos, Fabio Quartararo estará no mesmo pelotão.

Fabio Quartararo teve uma sexta-feira difícil em Jerez (Foto: Yamaha)

“Tive muitos problemas”, contou Fabio. “Temos de entender a razão de não estarmos no mesmo nível hoje. Tomara que a gente encontre uma solução para amanhã e consiga uma ótima classificação”, torceu.

“Hoje de manhã — com exceção do feeling com o pneu macio, que foi ruim para nós —, minha sensação geral não foi tão ruim, mas eu estava sendo muito cuidadoso”, afirmou. “De tarde, testamos todas as opções de pneus e fiquei com o médio dianteiro, que, para mim, será o melhor pneu para a corrida, mas não encontramos melhoras positivas. Vamos tentar virar o jogo e fazer nosso melhor amanhã”, encerrou.

O terceiro treino da MotoGP para o GP da Espanha, em Jerez de la Frontera, acontece no sábado, às 5h15 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

Ufa! “Vitória de Rins no GP das Américas é respiro necessário para Honda”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.