Aprilia renova com Dorna e fecha lista de seis fábricas confirmadas na MotoGP até 2026

Depois de Ducati, Honda, KTM, Yamaha e Suzuki, a casa de Noale também renovou com a promotora do Mundial de Motovelocidade por mais cinco anos. Com o acordo, a Aprilia será oficialmente uma equipe de fábrica a partir de 2022

Marc Márquez acabou a corrida em Portimão cansado e emotivo (Vídeo: MotoGP)

A Aprilia garantiu vaga na MotoGP até a temporada 2026. Nesta quinta-feira (29), a casa de Noale anunciou que renovou por cinco anos com a Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, e a partir do próximo ano será oficialmente uma equipe de fábrica.

Com o anuncio, a seis fábricas hoje presentes no grid já garantiram permanência ate 2026. Ducati, Honda, KTM, Yamaha e Suzuki já tinham renovado o vínculo por mais um quinquênio.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Com Aleix Espargaró, a Aprilia vem mostrando uma performance bastante mais forte em 2021 (Foto: Gresini)

LEIA TAMBÉM
⇝ ARÁBIA SAUDITA: TRANSFORMAÇÃO QUE SAI COM ÁGUA

O novo vínculo da Aprilia, porém, traz uma mudança de status, já que a casa de Noale será oficialmente uma equipe de fábrica. Até aqui, os italianos eram uma espécie de hospedes da Gresini, a dona da vaga na MotoGP.

A Gresini, aliás, também vai seguir no grid. Também nesta quinta-feira, Nádia Padovani, viúva de Fausto Gresini, confirmou que assume como diretora-executiva da equipe para dar sequência ao trabalho do marido.

“Estou, obviamente, feliz com este acordo. A partir da próxima temporada, vamos participar como Aprilia Racing Factory Team. Isso abre novas e ― espero ― grandes oportunidades e teremos de lidar com muitas responsabilidades adicionais”, disse Massimo Rivola, diretor-executivo da Aprilia. “É um passo natural que estamos dando, justamente no momento em que começamos a ver os primeiros sinais positivos do trabalho duro que fizemos em Noale, primeiro na nossa estrutura e, consequentemente, nas nossas belas motos RS-GP”, seguiu.

“Neste momento, nossa gratidão vai para a Gresini, que nos acompanhou nesses anos. Em memória de Fausto, desejo ao time e todo seu pessoal o máximo sucesso nas próximas temporadas”, completou.

A Aprilia é uma das marcas mais tradicionais do motociclismo mundial. Ao todo, são 54 títulos: 38 na motovelocidade, sete na Superbike e nove em disciplinas off-road. Pelas motos da marca, passaram nomes como Max Biaggi, Loris Capirossi, Valentino Rossi, Jorge Lorenzo, Casey Stoner, Marco Simoncelli e Álvaro Bautista.

“A Dorna e a Aprilia estenderem a parceria é uma notícia realmente positiva para o Mundial de MotoGP”, comemorou Carmelo Ezpeleta, chefão da MotoGP. “Estamos empolgados em continuar com essa associação com a fábrica italiana em um projeto que tem muitas metas fascinantes, não apenas em termos de performance, mas, no geral, com a excelência técnica do campeonato”, concluiu.

VEJA TAMBÉM
⇝ Quartararo leva melhor em revanche com Portimão e mostra maturidade na MotoGP
⇝ Polêmicas em Portimão ligam alerta da MotoGP com novos painéis e limites de pista
⇝ Inconstante, Viñales tem desafio de provar que GP de Portugal pífio foi acidente
⇝ Até quando? Haters sobem tom e afastam pilotos da MotoGP das redes sociais
⇝ Chegada à Europa confirma evolução da Aprilia e aproxima Aleix Espargaró do pódio
⇝ Permuta e homenagem conjunta: a nova relação entre MotoGP e Fórmula 1
Rossi fornece máquina de lavar e macula imagem unindo VR46 e Arábia Saudita

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.