BMW surge como interessada em adquirir KTM às vésperas de audiência decisiva
Um dia antes da audiência que vai aprovar ou não a reestruturação financeira da KTM, a imprensa austríaca aponta que a BMW aparece como interessada na fábrica, mas com graves consequências para os funcionários
A semana é de muita apreensão na KTM, com o futuro da fábrica ainda em jogo. A Pierer Industrie AG, que é dona indireta da montadora austríaca, conseguiu evitar a insolvência após passar por um processo de reestruturação. O futuro da marca cujo nome completo é Kronreif Trunkenpolz Mattighofen, contudo, ainda depende de uma audiência marcada para esta terça-feira (25). Agora, porém, uma inesperada compradora surge nos bastidores: a BMW.
A Pierer Industrie AG é dona de uma fatia de 50,1% da Pierer Bajaj AG, que, por sua vez, é proprietária de 74,94% do Pierer Mobility AG, a dona da KTM. A Pierer Industrie AG é dona, também, de 80% da Pankl AG, um fornecedor automotivo. Na última quinta-feira (20), os credores votaram o Plano Europeu de Reestruturação da Pierer Industrie AG na corte regional de Wels, na Áustria.
No próximo dia 25, a corte de Ried, na Áustria, vai votar o plano de reestruturação da KTM. A casa de Mattighofen acumula dívidas que superam os € 2 bilhões (aproximadamente R$ 12 bilhões), com 1.170 credores, incluindo bancos, fornecedores e pequenos comércios.
Nesta segunda-feira (24), porém, a emissora austríaca oe24 declarou que a BMW surge como uma possível compradora da KTM, de acordo com fontes internas da fábrica. O resultado da operação, no entanto, seria a demissão de mais de quatro mil funcionários na Áustria, além de outras mudanças operacionais.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A matéria aponta que toda a parte de pesquisa e desenvolvimento das motos seria levado para Munique, na Alemanha, para a sede da BMW. A produção dos equipamentos, por outro lado, teria a Índia como destino, aproveitando a parceria da KTM com a empresa indiana Bajaj Group.
Nos últimos meses, a BMW passou a mostrar interesse com uma possível entrada no grid da MotoGP, mas apenas a partir de 2027, quando a categoria vai introduzir novo regulamento. A marca alemã já esteve presente no Mundial de Motovelocidade, mas atualmente está apenas no Mundial de Superbike (WSBK), onde defende o título conquistado por Toprak Razgatlioglu no ano passado.
A MotoGP volta às pistas neste fim de semana, com o GP da Tailândia, em Buriram, abertura da temporada 2025 O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
⭐ GUIA MOTOGP 2025 ⭐
⇝ MotoGP abre ano com Marc Márquez no foco e expectativa por japonesas
⇝ MotoGP opta por estabilidade e congela desenvolvimento à espera de 2027
⇝ MotoGP monta maior calendário da história, mas cria inchaço insustentável
⇝ MotoGP rejuvenesce grid com três novatos. E Ogura desponta como destaque

