Dupasquier morre aos 19 anos após grave acidente da Moto3 em Mugello

Jason Dupasquier não resistiu aos graves ferimentos depois do acidente sofrido na classificação da Moto3 em Mugello e foi declarado morto na manhã deste domingo. O suíço fazia a segunda temporada no Mundial de Motovelocidade

Jason Dupasquier sofre acidente grave no fim da classificação da Moto3 em Mugello (Vídeo: Reprodução)

O Mundial de Motovelocidade está de luto neste domingo (30). Jason Dupasquier não resistiu aos ferimentos do assustador acidente no fim da classificação da Moto3 em Mugello, na Itália. O suíço foi declarado morto 24 horas depois de ser atendido e levado para um hospital na cidade de Florença.

Já com o cronômetro zerado na classificação de sábado da Moto3, Dupasquier perdeu o controle da moto na Arrabbiata 2, a nona curva do traçado da Toscana, e foi atingido por Ayumu Sasaki. O japonês da Tech3 decolou e foi parar no gramado ao lado da pista.

O piloto da Prüstel, porém, ficou imóvel e recebeu atendimento médico imediato. A equipe do autódromo sequer transferiu Jason para o centro médico local e optou por estabilizá-lo ainda no asfalto antes de transferi-lo para o helicóptero que o levou ao hospital.

Jason Dupasquier fazia a segunda temporada na Moto3 (Foto: Prüstel GP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

“Estamos profundamente tristes em relatar a perda de Jason Dupasquier”, escreveu a MotoGP em seu perfil no Twitter. “Em nome de toda a família da MotoGP, enviamos nosso amor à equipe dele, à família e aos entes queridos. Sua ausência será profundamente sentida, Jason. Descanse em paz”, completou.

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) emitiu um comunicado sobre a morte do jovem suíço de 19 anos. “Depois de um grave incidente no Q2 da classificação do GP da Itália, é com grande tristeza que anunciamos a morte do piloto da Moto3 Jason Dupasquier”, anunciou a entidade.

“Dupasquier estava envolvido em um acidente com múltiplos pilotos entre as curvas 9 e 10, com a sessão interrompida em bandeira vermelha. Os veículos de intervenção médica da FIM chegaram ao local imediatamente e o piloto suíço foi atendido na pista antes de ser transferido para o helicóptero médico, em condição estável, para o Hospital Careggi, em Florença. Apesar dos melhores esforços da equipe médica e de todos que atenderam o piloto, o hospital anunciou que Dupasquier sucumbiu às lesões”, continuou.

LEIA TAMBÉM
⇝ Jason Dupasquier, 2001 – 2021
‘Talentoso e promissor’: mundo do esporte a motor reage à morte de Dupasquier

Jason Dupasquier em ação no Catar, na abertura da temporada 2021 (Foto: Prüstel Team)

“Dupasquier teve um marcante começo de segunda temporada na classe menor do Mundial, marcando pontos de maneira consistente e dentro do top-10 na tabela de pontos. FIM, IRTA [Associação Internacional das Equipes de Corrida], MSMA [Associação das Fábricas de Motocicletas Esportivas] e Dorna transmitem as condolências para familiares, amigos e amados de Jason”, finalizou.

Nascido na cidade suíça de Bulle em 9 de julho de 2001, o futuro piloto tinha pai amante da velocidade: Philippe Dupasquier, de carreira efêmera no motociclismo, buscaria um futuro de maior sucesso para os filhos. Jason era o primogênito, sendo Bryan o caçula, quatro anos mais novo. A pouca idade dificulta análises de longo prazo, mas vontade nunca pareceu faltar na família Dupasquier.

O jovem piloto suíço estreou na Moto3 em 2020, na Prüstel GP, mas sem grandes resultados e zerado na pontuação. Em 2021, porém, conseguiu pontuar nas cinco primeiras corridas da temporada, com destaque para o sétimo lugar em Jerez, e ocupava o décimo lugar no campeonato.

LEIA TAMBÉM
⇝ Quartararo freia Ducati, domina classificação e fatura pole na Itália. Bagnaia é segundo
⇝ Quase 20 km/h mais lento que Pirro, Morbidelli vê velocidade chocante da Yamaha na Itália

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.