Da cueca roxa a mensagem de Leclerc: o domingo do chefe da Aprilia na Argentina

Massimo Rivola elegeu a roupa intima para o restante da temporada e contou que recebeu uma mensagem de Charles Leclerc para felicitá-lo pela vitória de Aleix Espargaró no GP da Argentina de MotoGP

BASTIANINI ESTÁ CERTO: LIDERANÇA DA MOTOGP AINDA NÃO IMPORTA

Chefe da Aprilia, Massimo Rivola viveu um domingo (3) inesquecível na Argentina. Pela primeira vez, a casa de Noale sentiu o gosto da vitória na MotoGP, com Aleix Espargaró batendo Jorge Martín por 0s807 em Termas de Río Hondo.

Um dos grandes responsáveis pelo crescimento apresentado pela RS-GP nos últimos dois anos, Rivola não deixou de lado a superstição e agora tem até uma roupa íntima escolhida para o restante da temporada 2022.

“Sou supersticioso. Hoje eu também usei uma cueca roxa. Agora serão as minhas cuecas de corrida”, anunciou.

CLASSIFICAÇÃO MOTOGP
Aleix Espargaró fecha fim de semana histórico na ponta da MotoGP

Massimo Rivola exaltou o papel de Aleix Espargaró na equipe (Foto: Reprodução)

VEJA TAMBÉM
VÍDEO: Aleix Espargaró vai às lágrimas após vencer pela primeira vez na MotoGP
Aleix Espargaró revela pressão do filho no GP da Argentina: ‘Traga troféu para casa’
Pol Espargaró enaltece irmão Aleix em histórico GP da Argentina: “Justiça divina”
Aleix Espargaró brilha com Aprilia e sai da Argentina com tamanho que merece

Única entre as seis fábricas do grid que ainda conta com as concessões previstas no regulamento da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), a Aprilia está agora a apenas dois pontos de perder as benesses destinadas aos construtores que pecam no quesito competitividade.

Por causa das concessões, a Aprilia pode contar com nove motores descongelados no ano, tem mais liberdade para testar com os pilotos oficiais e pode fazer até seis wild-cards ao longo da temporada. No entanto, cada pódio a deixa mais próxima de perder estes direitos, já que eles são revogados quando as fábricas acumulam seis pontos de concessão.

O terceiro lugar de Aleix no GP da Grã-Bretanha do ano passado colocou um ponto na conta da Aprilia. A vitória de Termas de Río Hondo, outros três. Assim, faltam apenas dois. Ao atingir os seis, a casa de Noale perde imediatamente o direito a testes ilimitados e fica sujeita ao mesmo regulamento que afeta as demais fábricas. No caso dos motores, continua valendo a regra de nove unidades, mas, no ano seguinte, cai para o total de sete como todas as demais, com o desenvolvimento também congelado.

“Para perder as concessões, agora temos de nos concentrar em um segundo posto, mas vamos perdê-las. Faremos de tudo para sermos grandes, temos de estar prontos”, assumiu Rivola. “Se as perdermos imediatamente, teremos um ano pela frente, então teremos de crescer e consolidar”, ponderou.

Anunciado em dezembro de 2018, Massimo conseguiu transformar a Aprilia, já que a chegada dele marcou um divisor de águas na estrutura da equipe, que passou a se organizar melhor e conseguiu desenvolver a RS-GP de maneira considerável. Na visão do italiano, porém, o talento sempre esteve presente na fábrica.

O dirigente exaltou a importância de Aleix Espargaró, considerou que a Aprilia deu azar com a suspensão de quatro anos por doping de Andrea Iannone, mas reconheceu que as circunstâncias que levaram Maverick Viñales à equipe ― com uma saída tumultuada da Yamaha ― foram oportunidades que surgiram para agregar.

“Quando cheguei, trouxe a minha visão global do esporte a motor, mas aqui todo mundo acreditava. Existe muita competência em Noale, é mérito de todo mundo. É uma vitória de equipe, graças ao nosso capitão Aleix, que nos ajudou a construir isso. Junto com Viñales, eles formam uma ótima equipe. Demos azar no passado com Iannone, mas, de muitas formas, as oportunidades surgiram. Vimos que Aleix tinha ritmo, mas não podia passar Martín. Aquelas duas últimas curvas duraram um ano”, comentou.

Ex-Ferrari, Rivola trabalhava com jovens talentos na escuderia de Maranello e recebeu uma mensagem de um antigo pupilo para felicitá-lo pelo resultado em Termas de Río Hondo. “Até o [Charles] Leclerc me escreveu para me cumprimentar”, contou.

MotoGP volta à pista no próximo fim de semana, em Austin, para o GP das Américas, agendado para o dia 10 de abril. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da quarta etapa do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MARC MÁRQUEZ VÊ SORTE VIRAR NA INDONÉSIA E COMEÇA 2022 DA MOTOGP NO CONTRAPÉ
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.