Ducati minimiza falha com Martín no Catar e passa ‘cala-boca’ para “crescer e melhorar”

Chefe da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna comparou a falha de pneu indicada por Jorge Martín no GP do Catar ao problema experimentado por Francesco Bagnaia durante a sprint. Na visão do dirigente, essas coisas podem acontecer e devem ser levadas em conta ao longo do ano

Chefe da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna minimizou o problema de pneu apontado por Jorge Martín no GP do Catar. O dirigente comparou a situação com uma falha mecânica, ressaltou que são coisas que “podem simplesmente acontecer” e “devem ser sempre levadas em conta durante a temporada”.

Em Lusail, Martín não conseguiu manter no domingo a mesma performance que teve no sábado e recebeu a bandeirada apenas na décima colocação. Após a disputa, Jorge indicou que tinha um pneu defeituoso na Desmosedici GP23 da Pramac. O espanhol chegou a dizer que foi “roubado”.

“Não é que eles me venceram na pista. Porque nas mesmas condições, acredite em mim, poderia ter vencido hoje. Mas, sim, estou frustrado, com certeza, porque acho que também mereço o campeonato, e perdemos uma grande chance hoje”, declarou.

Em um texto publicado no site da Ducati, Gigi Dall’Igna elogiou a atuação de Francesco Bagnaia em Lusail, já que o italiano largou bem, tomou a ponta nos primeiros metros e só foi derrotado por Fabio Di Giannantonio, mas também minimizou as alegações de Martín.

LEIA TAMBÉM
📌 Bagnaia tem nova chance de título na sprint da MotoGP em Valência. Confira matemática
📌 Classe rainha do Mundial de Motovelocidade decide campeão no último GP pela 20ª vez
📌 Martín x história: só três pilotos reverteram déficit de pontos na final da classe rainha

Gigi Dall’Igna considerou que, independente do campeão, o sucesso será da Ducati (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Para o Mundial, em um fim de semana de tamanha importância e vivido com performances alternantes dos dois candidatos, Pecco foi capaz de dar um golpe de campeão exatamente no momento crucial, quando um sinal forte e claro era mais necessário”, avaliou Dall’Igna. “Ele confirmou a ‘presença’ dele quando isso era mais importante, no estilo que ele sempre demonstrou nessas situações. Ele iniciou a corrida com uma tacada majestosa, quase perfeita: já tomando a liderança na curva 1, aí dominando e escapando apenas com um combatível e incontrolável Diggia sendo capaz de seguir. Ele, sem dúvida, foi também sortudo naquela tentativa forçada de ultrapassagem que, no fim, o relegou ao segundo lugar, assegurando pontos fundamentais na luta pelo título às custas de Jorge, que, infelizmente, não foi capaz de repetir no domingo a performance do dia anterior, quando conquistou uma irrepreensível e decisiva vitória”, seguiu.

“Uma corrida sprint em que, mais uma vez, ele demonstrou todo o talento nas ultrapassagens, assim como o espírito de um verdadeiro combatente que vai colocar tudo em risco no último fim de semana””, exaltou.

Gigi considerou que o problema de pneu enfrentado por Martín no domingo também afetou Bagnaia no sábado e é normal no campeonato.

“No entanto, gostaria de apontar que o problema sofrido por Jorge no domingo e por Pecco no sábado, comparáveis a qualquer problema mecânico, estão entre aquelas coisas que podem simplesmente acontecer e que devem ser sempre levadas em conta durante a temporada”, defendeu. “Quando essas coisas acontecem em momentos cruciais, muitas vezes são consideradas motivos que podem fazer a balança pender para um lado ou outro, mas, de fato, o resultado de um campeonato é definido por uma combinação de situações e, normalmente, também por erros dos pilotos, equipes e fábricas”, frisou.

“Se realmente queremos crescer e melhorar, acredito que são essas lacunas que devemos analisar e tentar evitar: de fato, no que diz respeito ao resto, no que não depende de nós, há muito pouco que possamos fazer”, acrescentou.

O dirigente aproveitou, ainda, para parabenizar a Pramac pela conquista do Mundial de Equipes em 2023.

“Um sincero parabéns à Pramac pelo prestigioso título de equipes, um resultado perseguido com dedicação, habilidade e lealdade que sempre apreciei dentro e fora da pista”, comentou. “Agora vamos para Valência para o último ato, curtir o último desafio com a consciência e a serenidade de que, o que quer que aconteça, será um sucesso. Sim, um sucesso da Ducati”, concluiu.

MotoGP volta a acelerar neste fim de semana, com o GP da Comunidade Valenciana, no circuito de Valência, para a etapa que encerra a temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

Martín perde fôlego e deixa Bagnaia na cara do gol para bi da MotoGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.