Bagnaia cai e Quartararo conquista titulo da MotoGP em Misano. Marc Márquez vence

O GP da Emília-Romanha parecia garantido para Francesco Bagnaia, mas perdeu o controle da moto nas voltas finais e viu o rival Fabio Quartararo levar o título da MotoGP em 2021. Marc Márquez venceu e comandou a dobradinha da Honda em Misano

ADEUS DE ROSSI E TRIBUTO A SIMONCELLI: MOTOGP TRANSBORDA EMOÇÃO EM MISANO | GP às 10

O GP da Emília-Romanha coroou um novo campeão na MotoGP. Parecia um fim de semana perdido para Fabio Quartararo, largando em 15º e vendo o rival Francesco Bagnaia na pole-position. Apesar disso, quando o italiano liderava, a poucas voltas para o fim, tudo mudou. Pecco caiu, a reação do francês da Yamaha valeu a pena e o quarto lugar em Misano foi suficiente para ganhar o campeonato em 2021.

A conquista de Quartararo não surpreende. Foram cinco vitórias no campeonato e mais cinco pódios, dominando o certame desde o início. Este era o primeiro match-point para o título e o francês não perdeu tempo.

LEIA TAMBÉM
Quartararo renasce após derrota dolorida e conquista merecido título na MotoGP 2021
Quartararo justifica aposta e tira Yamaha da fila após cinco anos de jejum na MotoGP

Marc Márquez levou o terceiro triunfo no ano (Foto: Repsol)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Marc Márquez aproveitou-se da queda de Bagnaia e ficou com a vitória em Misano, a segunda consecutiva no certame, seguido do companheiro Pol Espargaró, fazendo a primeira dobradinha da Honda na atual temporada. Enea Bastianini fechou o pódio.

Quartararo fez boa prova de recuperação e terminou em quarto. Johann Zarco foi o quinto, seguido por Álex Rins, Aleix Espargaró, Maverick Viñales, Luca Marini e Valentino Rossi, fechando o top-10.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 7 de novembro para o GP do Algarve, em Portimão. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

Saiba como foi o GP do Feito na Itália e da Emília-Romanha de MotoGP:

Tal qual indicou a meteorologia, o domingo amanheceu com sol e pista e seca em Misano. Antes da largada da MotoGP, os termômetros mediam 19°C, com o asfalto chegando a 23°C. A umidade relativa do ar estava na casa de 55%, com a velocidade do vento chegando a 10 km/h.

O dia na costa adriática da Itália, porém, não começou bem para todo mundo. Brad Binder caiu tão logo deixou os boxes para se encaminhar ao grid. O sul-africano escapou de lesões e tratou de se encaminhar aos boxes de imediato.

Nesta antepenúltima etapa da temporada, a maioria dos pilotos optou pelos pneus médios na dianteira e macios atrás, com exceção de Maverick Viñales, que escolheu o macio na dianteira, e Johann Zarco e Fabio Quartararo, que calçaram o médio traseiro.

Para este domingo, a VR46 está usando uma pintura diferente, um layout bem amarelo em tributo a Valentino Rossi, que faz a última corrida da carreira na MotoGP na Itália. Além da moto de Luca Marini estar estampada com um ‘Grazie Vale’, o próprio piloto da SRT Yamaha também fez um agradecimento, com um capacete especial dedicado aos fãs.

Torcida compareceu em peso para acompanhar a última corrida de Valentino Rossi na Itália (Vídeo: MotoGP)

Já no grid, alguns pilotos optaram por trocar os pneus. Viñales calçou o dianteiro médio, enquanto Miller foi de duro na frente e médio atrás, mesma opção de Pecco Bagnaia.

Quando as luzes se apagaram na reta de Misano, os 35 mil espectadores presentes no traçado italiano viram Bagnaia sustentar a liderança, com Oliveira passando Miller pelo segundo lugar. Marc Márquez também avançou. Tomando o quarto posto de Pol Espargaró.

Luca Marini, por outro lado, despencou para sétimo, enquanto Fabio Quartararo caiu para 17º.

A largada do GP da Emília-Romanha, em Misano (Vídeo: MotoGP)

Sem muita demora, Miller retomou o segundo posto, já cerca de 0s4 atrás de Bagnaia. Oliveira, aliás, também não conseguiu segurar Marc Márquez, que subiu para a terceira colocação.

Ainda no início da disputa, Joan Mir foi punido com uma volta longa dupla por ter queimado a largada em Misano. O campeão vigente tinha apenas a última colocação.

Antes de cumprir, porém, o espanhol caiu na curva 2, assim como o aniversariante Danilo Petrucci. Ainda na área de escape, o espanhol procurou um abraço do piloto da Tech3 para se desculpar.

Enquanto isso, Bagnaia seguia na liderança, seguido por Miller. Marc Márquez era o único a acompanhar as Ducati, já que Pol Espargaró já tinha se afastado 1s7.

Pouco depois, ainda na volta 5, Jack Miller caiu na curva 15, mas escapou de lesões. O que ficou evidente, contudo, foi a irritação do australiano, que não se conteve e saiu berrando da pista.

Jack Miller caiu quando ocupava a segunda colocação (Vídeo: MotoGP)

Com isso, Marc Márquez assumiu o segundo posto, diante de Pol Espargaró, Oliveira, Franco Morbidelli, Aleix Espargaró, Marini, Jorge Martín, Álex Rins e Iker Lecuona. Quartararo era o 11º, 7s5 atrás de Pecco.

Sem Miller no caminho, Marc colou em Bagnaia e passou a pressionar fortemente, mas sem lançar um ataque direto. Ao menos por enquanto.

Mais atrás, Quartararo vinha em décimo. 0s169 atrás de Álex Rins, que também não ia muito distante de Martín, o nono. Antes de ser atacado por Fabio, o piloto da Suzuki partiu para cima do novato e tomou o oitavo posto de Jorge.

O francês da Yamaha tampouco esperou muito e tratou de assumir o nono posto, já 0s6 atrás de Rins. Neste momento, Marini era a única Ducati entre Pecco e ‘El Diablo’.

Na volta dez, pouco após uma queda de Takaaki Nakagami, Álex Márquez precisou parar por conta de um problema mecânico com a RC213V da LCR.

Fabio Quartararo reagiu e se aproximou dos primeiros colocados da prova (Vídeo: MotoGP)

Na cabeça da corrida, Bagnaia seguia firme na liderança, mas com Marc coladinho atrás. Com 17 voltas para o fim, os dois estavam separados por 0s329.

Pouco depois, Iker Lecuona caiu na curva 1 e encerrou de maneira negativa um fim de semana em que foi destaque na MotoGP.

Não muito tempo depois, foi Martín quem caiu na primeira curva. O espanhol vinha na décima posição e o tombo serviu para promover Johann Zarco. O novato da Pramac ficou estirado na brita e recebeu atendimento médico por ali mesmo.

Enquanto isso, Rins passou Marini para assumir a sétima colocação, deixando o jovem de Tavullia para se defender de Quartararo.

Com 13 voltas para o fim, Rins passou Morbidelli na curva 2, com Marini aproveitando o embalo para passar também. Quartararo não tardou a deixar o companheiro de equipe para trás. E ainda aproveitou um erro de Luca para ser sétimo em Misano.

Na volta 16, Pecco registrou em min32s171 a volta mais rápida da corrida, mas não conseguia se afastar decisivamente de Márquez, que vinha cerca de 0s2 atrás.

Bagnaia e Marc Márquez travaram intenso duelo até as voltas finais (Vídeo: MotoGP)

No giro seguinte, Quartararo avançou mais uma casa, subindo para sexto depois de passar por Rins. O francês vinha a 15s179 de Pecco.

Faltando só nove voltas em Misano, Bagnaia conseguiu abrir 0s445 de margem para Márquez, umas das maiores diferenças da prova. Enquanto isso, Fabio passou Aleix e assumiu a quinta colocação, já 8s5 atrás de Oliveira, o quarto.

Com seis voltas para o fim, Andrea Dovizioso foi punido com uma volta longa. O italiano já tinha sido alertado a respeitar os limites da pista.

Enquanto isso, Enea Bastianini se instalou em sétimo, 0s337 atrás de Rins. O italiano da Avintia tido sido um dos destaques da primeira passagem da MotoGP por Misano.

Na sequência, Enea tomou a sexta colocação de Rins e se colocou a 1s3 de Quartararo.

Na ponta, Pecco finalmente tinha quebrado a resistência de Marc Márquez e se afastado quase 1s.

Restando só quatro voltas para o fim, porém, Bagnaia caiu, antecipando a conquista de Quartararo do título de 2021. Miguel Oliveira também cai, promovendo Pol Espargaró e Fabio ao pódio.

Na volta final, Bastianini tomou o terceiro posto de Quartararo para repetir o desempenho do GP de San Marino e fechar no pódio.

LEIA TAMBÉM
Dez fatores que explicam por que Quartararo está a caminho do título da MotoGP
Suzuki aparece irregular e longe das vitórias, e Mir vê defesa do título escapar
Marc Márquez 2011 x Raúl Fernández 2021: recordistas de vitórias na estreia na Moto2
MotoGP estica corda com maior calendário da história para temporada 2022
Esquerda ou direita? O que estatísticas dizem sobre força de Marc Márquez na MotoGP
Gardner x Raúl Fernández: duo da Ajo engrandece disputa da Moto2 na temporada 2021
Ducati forma aliança para ajudar Bagnaia a derrotar Quartararo na reta final da MotoGP
Yamaha repete Honda e põe Darryn Binder para dar passo maior que a perna na MotoGP

MotoGP 2021, GP da Emília-Romanha, Misano, Corrida:

1M MÁRQUEZHonda27 voltas
2P ESPARGARÓHonda+4.859
3E BASTIANINIAvintia Ducati+12.013
4F QUARTARAROYamaha+12.775
5J ZARCOPramac Ducati+16.458
6A RINSSuzuki+17.669
7A ESPARGARÓAprilia Gresini+18.468
8M VIÑALESAprilia Gresini+18.607
9L MARINIAvintia VR46 Ducati+25.417
10V ROSSISRT Yamaha+27.735
11B BINDERKTM+27.879
12M PIRRODucati+28.137
13A DOVIZIOSOSRT Yamaha+41.413
14F MORBIDELLIYamaha+42.830
15T NAKAGAMILCR Honda+1:22.462
16F BAGNAIADucatiAbandonou
17M OLIVEIRAKTMAbandonou
19J MARTÍNPramac DucatiAbandonou
20I LECUONATech3 KTMAbandonou
21A MÁRQUEZLCR HondaAbandonou
22J MILLERDucatiAbandonou
23D PETRUCCITech3 KTMAbandonou
24J MIRSuzukiAbandonou
24L SAVADORIAprilia GresiniAbandonou
CINCO MOTIVOS PARA FICAR DE OLHO NA MOTOGP EM MISANO | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.